Guarda-redes da AS Roma quer jogar pela seleção da Bélgica, porém a sua presença pela Sérvia num particular pode impossibilitar esta transição.
Mile Svilar, guarda-redes de 26 anos, nasceu em Antuérpia, na Bélgica, país no qual também iniciou a sua formação enquanto futebolista. No entanto, a 1 de setembro de 2021 foi chamado a representar a seleção sérvia devido à sua dupla nacionalidade.
O facto de ter jogado nesta partida apenas 4 dias após completar 21 anos de idade pode ser o fator crucial para que a transição para a seleção belga não seja possível. O atleta chegou até a rejeitar uma chamada à seleção sérvia em 2024.
O Artigo 9 do Regulamento de Aplicação dos Estatutos da FIFA refere os vários critérios que ditam se um atleta pode mudar de seleção após já terem representado outra. Seguindo estas regras, um jogador fica impossibilitado de mudar de seleção se realizar internacionalizações após os 21 anos.
Porém, existem também alguns pontos que podem estar a favor do guarda-redes, tais como o jogo ter sido um amigável e não uma competição internacional, e ainda o facto de terem passado mais de 3 anos desde o jogo em questão.
Segundo a Gazzetta dello Sport, os advogados do atleta da Roma a fazer os possíveis para reverter esta situação. Mile Svilar, na época passada, foi o guardião da AS Roma em 51 jogos.