FIFA vai pagar clubes que cedam jogadores para a qualificação para o Mundial

- Advertisement -

A FIFA vai estender as compensações aos clubes que libertarem jogadores para os jogos de qualificação do Mundial de 2026, incluindo aqueles que não chegarem à fase final.

A FIFA vai alargar as contribuições aos clubes e passar a pagar aos emblemas que libertem jogadores para os jogos de qualificação das suas seleções, mesmo para aquelas que não se apurem para o Mundial, a começar já com 2026. Pela primeira vez, o Programa de Benefícios para Clubes (PBC) vai recompensar diretamente todos os clubes que libertarem jogadores, num total de cerca de 300 milhões de euros, o que representa um aumento de quase 70% face à edição anterior.

A medida surge de um acordo entre a FIFA e a Associação de Clubes Europeus (ACE), assinado em 2023.

«Pela primeira vez desde a sua criação, os princípios de distribuição do PBC foram ajustados, permitindo agora que todos os clubes cujos jogadores participem diretamente nos jogos de qualificação para o Campeonato do Mundo ou na fase final recebam uma parte do fundo de solidariedade», segundo o organismo mundial.

«A edição reforçada do Programa de Benefícios para Clubes da FIFA para o Campeonato do Mundo de 2026 reconhece financeiramente o enorme contributo que tantos clubes e os seus jogadores dão à realização das fases de qualificação e do torneio final.», destacou Gianni Infantino, presidente da FIFA.

Também Nasser Al-Khelaifi, presidente da ECA e do PSG, saudou a iniciativa:

«Estamos satisfeitos por ter colaborado com a FIFA no desenvolvimento deste novo programa, que garantirá que ainda mais clubes em todo o mundo sejam recompensados pela cedência de jogadores».

No Mundial de 2022, cerca de 440 clubes de 51 Associações receberam um total de 180 milhões de euros, abrangendo todas as seis confederações. Para 2026, o processo de registo permitirá aos clubes submeterem a sua candidatura e garantirem o pagamento pela participação dos seus jogadores nas qualificações.

Duarte Rêgo
Duarte Rêgohttp://www.bolanarede.pt
O Duarte é licenciado em Som e Imagem e está a terminar o mestrado em Ciências da Comunicação - Media e Jornalismo. Adora fotografia desportiva e escrever notícias.

Subscreve!

Artigos Populares

Em canal aberto: onde ver o Portugal x Chile de preparação para o Mundial 2026?

Portugal recebe o Chile no primeiro encontro de preparação para o Mundial 2026. Encontro joga-se no Estádio Nacional, no Jamor.

Futsal: Braga vence Sporting e iguala meia-final em noite infeliz de Tomas Paçó

O Braga venceu o Sporting nas grandes penalidades por 5-4, após empate 3-3 no tempo regulamentar. O terceiro jogo será no dia 7.

Florentino Pérez justifica eleições e escolha de José Mourinho e promete quebrar mercado de transferências: «Será o maior valor que o Real Madrid já...

Florentino Pérez concedeu uma entrevista. Eleições no Real Madrid, José Mourinho e mercado foram temas abordados.

Costa do Marfim surpreende e parte para o Mundial 2026 com vitória em casa da França

A Costa do Marfim venceu a França num encontro particular. Ambas as equipas ultimam preparação para o Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Depois de Luis Suárez e Gonçalo Inácio, Hakan Safi anuncia acordo com antigo defesa do Sporting para reforçar o Fenerbahçe e já recebeu resposta

Hakan Safi tenta prometer vários nomes de potenciais reforços do Fenerbahçe. Agora é a vez de Merih Demiral, antigo defesa do Sporting.

FC Porto quer aproveitar empréstimo bem sucedido para se livrar de excedentário por quem pagou mais de 10 milhões de euros

O FC Porto quer colocar Gabriel Veron já neste verão. Avançado brasileiro entra no último ano de contrato e saiu valorizado do empréstimo.

Santiago Lencina tem cláusula de rescisão de 100 milhões de euros e está muito próximo de chegar ao Braga por empréstimo

Santiago Lencina está muito próximo do Braga. Negociações dos arsenalistas com o River Plate estão bem encaminhadas.