FIFA vai pagar clubes que cedam jogadores para a qualificação para o Mundial

- Advertisement -

A FIFA vai estender as compensações aos clubes que libertarem jogadores para os jogos de qualificação do Mundial de 2026, incluindo aqueles que não chegarem à fase final.

A FIFA vai alargar as contribuições aos clubes e passar a pagar aos emblemas que libertem jogadores para os jogos de qualificação das suas seleções, mesmo para aquelas que não se apurem para o Mundial, a começar já com 2026. Pela primeira vez, o Programa de Benefícios para Clubes (PBC) vai recompensar diretamente todos os clubes que libertarem jogadores, num total de cerca de 300 milhões de euros, o que representa um aumento de quase 70% face à edição anterior.

A medida surge de um acordo entre a FIFA e a Associação de Clubes Europeus (ACE), assinado em 2023.

«Pela primeira vez desde a sua criação, os princípios de distribuição do PBC foram ajustados, permitindo agora que todos os clubes cujos jogadores participem diretamente nos jogos de qualificação para o Campeonato do Mundo ou na fase final recebam uma parte do fundo de solidariedade», segundo o organismo mundial.

«A edição reforçada do Programa de Benefícios para Clubes da FIFA para o Campeonato do Mundo de 2026 reconhece financeiramente o enorme contributo que tantos clubes e os seus jogadores dão à realização das fases de qualificação e do torneio final.», destacou Gianni Infantino, presidente da FIFA.

Também Nasser Al-Khelaifi, presidente da ECA e do PSG, saudou a iniciativa:

«Estamos satisfeitos por ter colaborado com a FIFA no desenvolvimento deste novo programa, que garantirá que ainda mais clubes em todo o mundo sejam recompensados pela cedência de jogadores».

No Mundial de 2022, cerca de 440 clubes de 51 Associações receberam um total de 180 milhões de euros, abrangendo todas as seis confederações. Para 2026, o processo de registo permitirá aos clubes submeterem a sua candidatura e garantirem o pagamento pela participação dos seus jogadores nas qualificações.

Duarte Rêgo
Duarte Rêgohttp://www.bolanarede.pt
O Duarte é licenciado em Som e Imagem e está a terminar o mestrado em Ciências da Comunicação - Media e Jornalismo. Adora fotografia desportiva e escrever notícias.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Martín cedido ao Rayo Vallecano até ao final da temporada

O Atlético Madrid emprestou o avançado espanhol de 23 anos Carlos Martín ao Rayo Vallecano até ao final da temporada.

Manchester City já tem alternativa a Amar Dedic e tenta outro lateral direito

O Manchester City quer fechar um novo lateral direito. Além de Amar Dedic, também Wesley França está na lista dos ingleses.

Odysseas Vlachodimos está em destaque no Sevilha e pode regressar a clube que já representou

O futuro de Odysseas Vlachodimos está sob dúvidas. O Panathinaikos quer intrometer-se no interesse do Sevilha no guarda-redes.

Bayern Munique reage às declarações polémicas de Lennart Karl: «Foi uma situação infeliz, e ele percebeu isso imediatamente»

Lennart Karl revelou, recentemente, que tem o sonho de um dia jogar pelo Real Madrid. O diretor desportivo do Bayern Munique comentou a situação.

PUB

Mais Artigos Populares

Conto de fadas: Wrexham elimina Nottingham Forest da Taça de Inglaterra e avança para os 16 avos da competição

O Wrexham eliminou o Nottingham Forest nas grandes penalidades (4-3) e garantiu a passagem aos 16 avos de final da Taça de Inglaterra.

Sérgio Conceição continua a somar vitórias no Al Ittihad: «Isto é apenas o começo»

Sérgio Conceição reagiu nas redes sociais à vitória do Al Ittihad sobre o Al Kholood. Foi o sexto triunfo consecutivo para o treinador português.

Liam Rosenior e o cargo de treinador do Chelsea: «Em França fui gozado, mas sou bom no que faço»

Liam Rosenior realizou a sua primeira conferência de imprensa como técnico do Chelsea e mostrou-se confiante nas suas próprias capacidades.