José Mourinho é o treinador certo para o Benfica?

- Advertisement -

José Mourinho regressou ao futebol português pela porta grande e com o peso do seu nome a arrastar consigo expectativas, memórias e polémicas. O Benfica escolheu-o numa altura de divisão entre adeptos e de descrença no projeto desportivo. A grande questão é simples: será José Mourinho o homem certo para devolver estabilidade e vitórias ao clube da luz?

O experiente treinador de 62 anos continua a ser um pensador profundo do futebol, um dos maiores de sempre, mas já não é o mesmo treinador que encantou a Europa. As suas ideias de treino parecem menos adaptadas à evolução do jogo, sobretudo no plano ofensivo, onde privilegia o resultado acima do espetáculo. Ele próprio admitiu, numa entrevista ao Canal 11, que hoje é um técnico mais talhado para jogos a eliminar do que para gerir longos campeonatos.

Essa é uma das suas fragilidades, a dificuldade em manter consistência em provas de regularidade. Nem Roma, nem Tottenham, nem Fenerbahçe eram candidatos naturais ao título, mas também é verdade que José Mourinho não conseguiu transformar essas equipas em forças dominadoras.

Por outro lado, há aspetos que jogam claramente a seu favor. O primeiro é a comunicação. Mourinho, logo na sua apresentação, conseguiu unir mais os benfiquistas do que Bruno Lage num ano inteiro. É um líder nato, carismático, com uma inteligência rara no discurso e uma leitura de jogo que ainda hoje se mantém de topo. Quando fala, conquista. Quando lidera, impõe respeito.

José Mourinho Benfica 3
Fonte: SL Benfica

Taticamente, nos últimos anos recorreu com frequência ao sistema de três centrais, algo pouco visto no Benfica recente. É um modelo que pode funcionar com jogadores como António Silva (pela esquerda), Otamendi (no centro) e Tomás Araújo (pela direita), mas que exigirá alguns ajustes de plantel. Ainda assim, não parece provável que o treinador radicalize a sua ação inicial em termos de escolhas da equipa, de sistema ou de dinâmicas. O Benfica vinha de jogos com um claro défice de criatividade e, antes de mudar estruturas de forma profunda, o técnico terá de encontrar soluções que devolvam fluidez ofensiva e qualidade no último terço.

O Seixal, no entanto, pode não estar tão em destaque sob a sua liderança. José Mourinho não é conhecido por apostar de forma consistente nos jovens da formação, preferindo muitas vezes jogadores experientes e prontos para render no imediato.

No fim de contas, José Mourinho é ou não o treinador certo para o Benfica? A resposta depende do que o Benfica procura. Se o objetivo for ter uma equipa dominadora, criativa e espetacular, dificilmente será a escolha perfeita, mas as se a prioridade for unir o balneário, dar solidez competitiva e devolver resultados de forma pragmática, então não há, em Portugal, treinador mais preparado para o desafio.

Duarte Rêgo
Duarte Rêgohttp://www.bolanarede.pt
O Duarte é licenciado em Som e Imagem e está a terminar o mestrado em Ciências da Comunicação - Media e Jornalismo. Adora fotografia desportiva e escrever notícias.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Não estamos habituados a ver dois centrais de pé esquerdo e estamos habituados a ver dois centrais...

Rui Borges analisou o duelo entre o Sporting e o Casa Pia ganho pelos leões por 3-0. Técnico respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Álvaro Pacheco responde ao Bola na Rede: «Queríamos ser capazes de tirar a profundidade e o jogo interior e obrigar o Sporting a jogar...

Álvaro Pacheco analisou o duelo entre o Sporting e o Casa Pia ganho pelos leões por 3-0. Técnico respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Benfica: Andreas Schjelderup torce o nariz a equipa da Serie A

Andreas Schjelderup está a ser apontado a uma saída do Benfica neste mercado. O Parma pretende contratar o extremo escandinavo

Rui Borges recusa falar de reforço e indica: «A recuperação do Daniel foi fantástica»

Rui Borges analisou o duelo da 18.ª jornada da Primeira Liga. Sporting e Casa Pia defrontaram-se esta noite em Alvalade.

PUB

Mais Artigos Populares

Cassiano: «Foi uma boa evolução da equipa ao longo do jogo»

Foram lances isolados em que o Sporting explorou falhas nossas. Foi uma boa evolução da equipa ao longo do jogo. Sabemos a grandeza do Sporting. Estamos a habituar-nos às ideias do Álvaro, esta foi a primeira semana com ele, mas já tentámos colocar algumas ideias em prática. Ele quer que levemos a paixão para dentro de campo e por isso buscámos o resultado, com vontade e determinação. Acho que vão haver grandes coisas esta época.

Daniel Bragança: «Não era o cenário sonhado para o regresso, foi melhor do que aquilo que estava a espera»

Daniel Bragança analisou o duelo da 18.ª jornada da Primeira Liga. Sporting e Casa Pia defrontaram-se esta noite em Alvalade.

Eis os 5 destaques da vitória do Sporting sobre o Casa Pia por 3-0

O Sporting venceu o Casa Pia por 3-0 na 18.ª jornada da Primeira Liga. Eis os cinco destaques do encontro.