Tiago Teixeira trabalho no Barcelona como scout e analisou vários jogadores de Portugal para recomendar aos catalães.
Tiago Teixeira deu uma entrevista exclusiva ao Bola na Rede e falou sobre a sua carreira. O técnico dos Sub-23 do Al Wasl passou pelo Barcelona como scout e falou sobre a experiência:
«Nesse primeiro ano eu estava no Comércio e Indústria, mais um histórico de Setúbal. Sempre consegui manter alguns contactos e fui fazendo muito relatórios de observação de jogos, de adversários, individuais de jogadores… Consegui a possibilidade de fazer uma entrevista com o Barcelona, de maneira a mostrar as minhas capacidades, através do meu empresário, que recomendou o meu nome. Fui contactado pelo clube e marcaram-me uma viagem para fazer a tal entrevista. Reuni-me na altura com o Andoni Zubizarreta, que na altura era o diretor desportivo. O Albert Valentín também estava, porque também era responsável pelo futebol do Barcelona. Acabei por ficar e foram quase três épocas como scout responsável por todos os jogadores em Portugal. Na última temporada fiquei apenas com a zona Sul. O Daniel Barreira entrou para a zona Norte. Foi uma experiência muito boa. Trabalhar para um clube da dimensão do Barcelona e identificar jogadores e fazer relatórios para a tentativa de contratações foi fantástico. Por acaso não fizeram nenhuma contratação nessa altura, mas foi um período muito importante, também para a minha evolução enquanto treinador. Acabei por ser analista, scout, desempenhei muitas funções e fazer isso foi muito importante. Acabo por ter muitos conhecimentos em diversas áreas».
O luso assumiu que João Cancelo e Bernardo Silva foram recomendados por si ao conjunto catalão:
«Na altura recomendei o Bernardo Silva e o João Cancelo, quando ainda estavam na equipa B do Benfica. Essas gerações tinham jogadores muito bons. Foram gerações mesmo muito boas. Porém, nessa altura outros clubes conseguiram aproveitar e o Barcelona não os conseguiu contratar».
Podes ler a entrevista completa de Tiago Teixeira.