Primeira Liga, 7.ª jornada: sexta-feira, 26 de setembro de 2025, 20h15.
A ANTEVISÃO: O NOVO BENFICA DE MOURINHO PROCURA UM RETORNO A CONSISTÊNCIA CONTRA UMA DAS MELHORES EQUIPAS DO CAMPEONATO
Após o empate com o Rio Ave, o novo Benfica de José Mourinho vai agora defrontar o Gil Vicente, comandado por César Peixoto, que está em forma e ocupa atualmente o quarto lugar da liga.
Na última temporada, o Benfica venceu os dois jogos contra o Gil Vicente por 5-1, em casa, com golos de Otamendi, Akturkoglu, Amdouni, Rollheiser e Florentino, jogadores que entretanto saíram do Benfica. No Municipal de Rio Maior, o Benfica venceu por 3-0, com golos de Belotti, Aursnes e Di Maria.
As águias chegam a esta jornada após uma semana atribulada, sobretudo com a entrada de José Mourinho, que constitui uma excelente contratação para Rui Costa, antes das eleições determinantes e históricas do clube, e para reforçar o plantel, após a vitória inesperada do Qarabag no Estádio da Luz. Apesar da vitória contra o AVS SAD, último classificado da Primeira Liga, o momento de euforia e empolgação desapareceu com o empate a uma bola na Luz contra o Rio Ave, com o pontapé certeiro de André Luiz a anular o tento tardio de Heorhiy Sudakov.
Mourinho tem um objetivo claro pela frente: encontrar o ritmo certo para o Benfica em casa, após três jogos consecutivos sem vencer na Luz. Algo que poderá acarretar várias dificuldades, tendo em conta o calendário europeu, será a deslocação a Londres, dois dias depois do jogo com o Gil Vicente, para defrontar o Chelsea de Pedro Neto. Mesmo com apenas uma derrota na competição milionária, os adeptos esperam uma melhoria da qualidade de jogo e não uma deterioração da qualidade apresentada após o fim abrupto da segunda era de Bruno Lage.
A equipa de Barcelos, que apenas perdeu com o FC Porto no Dragão, tem dado nas vistas ao vencer o Braga e, mais recentemente, o Estoril, com golos de Pablo e do novo extremo Joelson Fernandes, ex-internacional sub-21 pela seleção das Quinas. O Gil Vicente tem sido a surpresa da época até agora, com quatro vitórias em seis jogos, o que constitui o melhor início de sempre na história do clube.
Com César Peixoto de volta ao clube desde março, onde terminou a sua carreira como profissional, a aposta recaiu num quarteto defensivo que alia a experiência do angolano Jonathan Buatu à juventude do central francês Elimbi (este com 48 alívios a cada 90 minutos, o segundo melhor jogador da Liga, atrás apenas de um adversário). Esta parceria tem dado frutos: os gilistas vão em quatro jogos sem perder.
No entanto, a atenção deve também estar direcionada para o guarda-redes Andrew, que tem desempenhado um papel excecional ao manter a baliza dos “galos” a zeros e que, sem dúvida, tem sido o melhor jogador em campo, nomeadamente em jogos decisivos contra o Braga, na Pedreira, e na derrota contra o FC Porto em Barcelos. O árbitro nomeado é João Gonçalves.
10 DADOS RÁPIDOS
- Desde a subida administrativa do Gil Vicente, em 2019-20, águias e gilistas defrontaram-se em doze instâncias.
- O Benfica venceu dez e o Gil Vicente venceu dois confrontos.
- A última vez que o Benfica perdeu contra o Gil Vicente, em casa a contar para a liga, foi em 2021-22, por 1-2.
- O último empate? Em dezembro de 2000, Gil Vicente e Benfica empataram a zeros no Estádio da Luz.
- Em 53 jogos, o Benfica venceu 40 vezes, e o Gil Vicente seis vezes, com apenas sete empates entre águias e gilistas.
- O Benfica não perde em casa na Liga, desde janeiro de 2025, onde foi perdeu contra o Braga, por 2-1 na 17° jornada.
- O Gil Vicente não perde fora de casa na Liga, desde maio, onde perdeu em Alvalade por 2-1.
- Este confronto, marca o reencontro entre Mourinho e César Peixoto, após trabalharem juntos como treinador e jogador, no FC Porto.
- O Gil Vicente está imbatível fora de casa, a contar para a Liga: duas vitórias e um empate.
- A equipa de Barcelos também tem a segunda melhor defesa: dois golos sofridos, ambos no mesmo jogo contra o FC Porto.
JOGADORES A TER EM CONTA
Georgiy Sudakov (Benfica) – O novo ‘10’ do Benfica, têm se destacado, nao so pelos últimos dois jogos na Liga, mas pelas grandes exibições face à adaptação e flexibilidade de Mourinho em mudar significativamente a estrutura do meio-campo e a construção do ataque para acomodar Aursnes e a ligação com Barrenechea e Richard Rios.
Pablo (Gil Vicente) – O avançado brasileiro de 21 anos, parece inevitável esta temporada, com 4 golos e a realizar o melhor início de temporada, desde a sua chegada ao futebol português ao serviço do Famalicão. Deverá ser uma das grandes referências para a organização ofensiva do típico 4-2-3-1 de César Peixoto e alarmante para a dupla Otamendi-Antonio Silva.
XI´s PROVÁVEIS
Benfica: Trubin; Dedic, Antonio Silva, Otamendi, Dahl; Richard Rios, Leandro Barreiro, Aursnes, Sudakov; Ivanovic e Vangelis Pavlidis
Treinador: José Mourinho
«Tenho de me adaptar [à Liga Portuguesa]. A ofensa pessoal, pôr em causa a dignidade das pessoas, sei que não o posso fazer e não o fiz. Se não posso criticar o trabalho de um árbitro da forma que milhões de pessoas criticam o meu trabalho, não creio que seja democrático. Honestamente não sinto ter dito nada de mal, disse que o árbitro não teve influência no resultado no jogo, disse que é o futebol dos dias de hoje».
Tondela: Andrew; Konan, Elimbi, Jonathan Buatu, Zé Carlos Gonçalves; Santi Garcia, Facundo Cáceres; Agustin Moreira, Luis Esteves, Murillo; Pablo
Treinador: César Peixoto
«É verdade que [José Mourinho] foi o meu treinador, é verdade que foi quem me contratou do Belenenses para o FC Porto, na altura, e que ganhámos muita coisa juntos. Mas, neste momento, ele é treinador do Benfica, eu sou do Gil Vicente e quero-lhe ganhar».
PREVISÃO DE RESULTADO: Benfica 2-0 Gil Vicente