GP Japão: Bagnaia regressa às vitórias e Márquez é heptacampeão

A CORRIDA: BAGNAIA LIDERA DO INÍCIO AO FIM COM UM GRANDE SUSTO NAS ÚLTIMAS VOLTAS

A 31 de março foi a última vitória de Francesco Bagnaia, nesta temporada, no Grande Prémio dos Estados Unidos e seis meses depois volta aos triunfos, desta vez em Motegi, Japão. Contudo, o destaque da corrida é a conquista do sétimo título de Marc Márquez na MotoGP. O espanhol terminou em segundo e conseguiu a diferença necessária para Álex Márquez para levar o troféu. Joan Mir fechou o pódio.

Antes do início da corrida tivemos duas ausências. A primeira de Jorge Martín. O campeão da edição passada fraturou a clavícula direita, na sequência do acidente com Marco Bezzechi na corrida sprint. O outro abandono foi o do piloto da casa, Ai Ogura. O nipónico não aguentou as dores na mão direito, após uma queda sofrida no Grande Prémio de San Marino.

No arranque, Pecco segurou muito bem a liderança, mas quem teve um excelente arranque foi Pedro Acosta. O jovem espanhol saltou de quinto para segundo, enquanto o seu compatriota, Joan Mir, fez o caminho inverso.

Ao fim de duas voltas, Bagnaia já tinha mais de um segundo de distância para Acosta. Um pouco mais atrás, Fabio Quartararo, que ocupava a quarta posição, cometeu um erro no terceiro setor e perdeu várias posições. Mir começava a redimir-se do mau arranque e foi subindo alguns lugares.

Marc Márquez mantinha-se em terceiro, com uma condução extremamente cautelosa. O espanhol não queria desperdiçar a oportunidade de tornar-se, novamente, campeão mundial, uma vez que o seu irmão, Álex Márquez rodava na sétima posição.

A dez voltas do fim, mesmo com uma condução cautelosa, Márquez ultrapassou Acosta e a Ducati tinha assim os dois pilotos no topo. Marc aproximou-se do jovem na reta da meta e na curva 3 mergulhou por dentro e assumiu a segunda colocação. O hepta estava cada vez mais próximo.

Nas últimas voltas, Acosta que até estava a fazer uma boa corrida, errou a travagem e saiu da pista, caindo para o último lugar. Bagnaia sofreu um grande susto, que lhe poderia ter estragado o fim de semana perfeito. A mota 63 começou a deitar algum fumo, o que deixou o italiano preocupado, mas o bicampeão mundial não perdeu ritmo e manteve os três segundos de diferença para o companheiro de equipa.

Pecco cruzou a linha de meta e venceu pela segunda vez, em 2025, mas a festa era ainda maior na garagem ao lado, com a conquista do sétimo título mundial de Marc. Mir terminou em terceiro e Marco Bezzecchi, Franco Morbidelli, Álex Márquez, Raúl Fernández, Fabio Quartararo, Johann Zarco e Fermín Aldeguer, respetivamente, fecharam os dez primeiros em Motegi.

PILOTO DO DIA

Marc Márquez (Ducati) – O renascimento do espanhol está completo. Depois daquela fatídica lesão no braço direito, em 2020, Márquez renasceu e voltou a conquistar o título mundial. Marc fez uma corrida sólida e soube gerir muito bem as emoções para igualar Valentino Rossi no número de troféus conquistados na MotoGP. 

DESILUSÃO DO DIA

Pedro Acosta (KTM) – Depois de um bom arranque, esperava-se que conseguisse terminar no pódio. Contudo, um simples erro retirou o jovem piloto do terceiro pódio da temporada e terminou na penúltima posição.

Gonçalo Carneiro
Gonçalo Carneiro
Gonçalo é licenciado em Ciências da Comunicação e encontrou na escrita o refúgio perfeito para se manter ligado ao mundo do desporto. Acredita que o jornalismo desportivo é o seu rumo ao estrelato.

Subscreve!

Artigos Populares

GD Chaves bate Farense e sobe ao top-4 da Segunda Liga

O GD Chaves venceu fora de casa o Farense por 2-0 na sexta jornada da Segunda Liga. Flavienses sobem ao 4.º lugar.

AS Roma ganha e partilha à condição liderança da Serie A

A AS Roma venceu esta tarde o Hellas Verona por 2-0 na quinta jornada da Serie A. Giallorossi continuam a ganhar.

Bayer Leverkusen (adversário do Benfica) revela lesão de Patrick Schick

Patrick Schick vai ficar parado cerca de três semanas devido a lesão. Avançado não tem em perigo a presença no Benfica x Bayer Leverkusen.

Ruben Amorim continua a ser apoiado no Manchester United: «Merece tempo»

Sir Jim Ratcliffe, dono do Manchester United, acredita que Ruben Amorim merece tempo. Técnico português continua com o apoio da direção.

PUB

Mais Artigos Populares

WEC 6h de Fuji – Dupla francesa no pódio dourado

Para a oitava ronda de 2025, que marcou também a corrida número 100 da WEC, Fuji coroou o Alpine #35 como vencedor

Candidatura de Rui Costa acusa: «Há uma candidatura que manipula sondagens, a campanha eleitoral, assembleias gerais…»

Comunicado da campanha de Rui Costa, presidente do Benfica, garante que os incidentes na Assembleia Geral foi uma «manobra orquestrada».

Sporting regressa aos treinos com Nápoles no horizonte: Diomande integrado

O Sporting realizou mais um treino na Academia Cristiano Ronaldo. Ousmane Diomande está recuperado de lesão e integrado.