MAG do Benfica condena polémica com Luís Filipe Vieira e reage ao chumbo do regulamento eleitoral

Comunicado da Mesa da Assembleia-Geral do Benfica condena incidentes do passado sábado e reage ao chumbo do regulamento eleitoral.

O Benfica partilhou um comunicado oficial da parte da Mesa da Assembleia-Geral, depois do que aconteceu no passado sábado a envolver Luís Filipe Vieira. A Mesa reforçou que não é «admissível» que «nenhum sócio possa ser imitado no exercício dos seus direitos». Isto é, de falar numa Assembleia-Geral.

«Nesse considerando, a Mesa, lamentando e condenando os factos e vicissitudes que são do conhecimento geral, sublinha que, ainda assim, todos os sócios que requereram o uso da palavra acabaram por fazê-lo – reforçamos que jamais permitiríamos que assim não fosse!» prosseguiram.

A Mesa reagiu ainda ao chumbo da proposta de regulamento eleitoral:

«A Mesa remete para as suas anteriores comunicações, tranquilizando os sócios do Clube: as eleições disputar-se-ão a 25 de outubro, sendo regidas pelos Estatutos do Sport Lisboa e Benfica e de acordo com as normas não revogadas do Regulamento de 2021, que, à data, mereceu um amplo consenso».

«Oportunamente, mas sempre após a publicação do edital das eleições, a Mesa publicará os procedimentos e trâmites eleitorais, assim como as minutas referentes à apresentação das candidaturas – que só existirão, nessa qualidade, após a sua receção definitiva», referiram de seguida.

Eis o comunicado oficial na íntegra:

«Cnsiderando as Assembleias Gerais ocorridas no sábado, dia 27 de setembro de 2025, a Mesa da Assembleia Geral comunica o seguinte:

1. O Sport Lisboa e Benfica é uma referência da Democracia portuguesa e um farol da liberdade de expressão, não sendo admissível que nenhum sócio possa ser limitado no exercício dos seus direitos, nomeadamente de requerer o uso da palavra numa Assembleia Geral;

2. ⁠Nesse considerando, a Mesa, lamentando e condenando os factos e vicissitudes que são do conhecimento geral, sublinha que, ainda assim, todos os sócios que requereram o uso da palavra acabaram por fazê-lo – reforçamos que jamais permitiríamos que assim não fosse!

3. ⁠Quanto à não aprovação⁠ da proposta de regulamento, a Mesa remete para as suas anteriores comunicações, tranquilizando os sócios do Clube: as eleições disputar-se-ão a 25 de outubro, sendo regidas pelos Estatutos do Sport Lisboa e Benfica e de acordo com as normas não revogadas do Regulamento de 2021, que, à data, mereceu um amplo consenso;

4. ⁠Oportunamente, mas sempre após a publicação do edital das eleições, a Mesa publicará os procedimentos e trâmites eleitorais, assim como as minutas referentes à apresentação das candidaturas – que só existirão, nessa qualidade, após a sua receção definitiva.

5. ⁠A Mesa sabe que os mais de 250 000 sócios do Sport Lisboa e Benfica com capacidade eleitoral ativa ambicionam umas eleições que cumpram o desígnio fundacional do Clube, bem assente na insígnia E Pluribus Unum, pelo que – da mesma forma que, em conjunto com os demais órgãos sociais do Clube, levou a bom porto o processo de revisão dos Estatutos, mesmo quando muitos pensaram que tal não seria possível – assegura que o presente processo será regular, lícito, transparente, auditável, culminando numa manifestação de Democracia que orgulhará todos os Benfiquistas.

A Mesa da Assembleia Geral.

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Plantel do Manchester United surpreendido com mau arranque da temporada

A imprensa inglesa revela que a derrota frente ao Brentford gerou enorme desânimo no seio do plantel do Manchester United.

Arsenal confirma renovação do contrato com William Saliba até 2030

William Saliba renovou o contrato até junho de 2030. O defesa-central francês está ligado ao clube há sete épocas.

Hugo Martins assume comando do AEL Limassol

Hugo Martins foi o escolhido para assumir o Hugo Martins. O técnico português deixou o comando técnico do Ethnikos Achnas.

Confirmado: Supertaça de Espanha continua a ser na Arábia Saudita

A Supertaça de Espanha joga-se uma vez mais na Arábia Saudita. Real Federação Espanhola confirmou a notícia.

PUB

Mais Artigos Populares

Marc Bernal renova com o Barcelona até junho de 2029

O Barcelona anunciou a renovação do contrato com Marc Bernal. O médio espanhol de 18 anos está a cumprir a segunda época na equipa principal.

Nuno Campos vence prémio de treinador da semana na Liga da Hungria

Nuno Campos foi eleito o treinador da semana na Hungria. O técnico está ao serviço do Zalaegerszeg e voltou aos triunfos.

Deco esclarece interesse do Barcelona em internacional espanhol: «Nunca andámos atrás, foi o agente dele que nos abordou»

Deco fez revelações surpreendentes sobre o interesse do Barcelona em Nico Williams na última janela de transferências de verão.