Francesco Farioli fez a antevisão do FC Porto x Benfica, deste domingo. O encontro da oitava jornada da Primeira Liga está marcado para as 21h15.
Francesco Farioli fez a antevisão do FC Porto x Benfica e falou sobre as expectativas sobre o encontro:
«Benfica? Tentámos preparar o jogo com bastante atenção, olhando para os últimos quatro jogos, mas também com muitas referências de José Mourinho quando esteve em Inglaterra. Não serei o único que tentou preparar ao máximo este jogo, vamos defrontar uma equipa de Champions League, com um grande investimento», afirmou o técnico em conferência de imprensa.
O técnico lamentou a semana mais sobrecarregada do FC Porto antes do Clássico:
«Jogar na terça, quase tiverem uma semana para preparar o jogo. Nos jogamos na segunda contra o Arouca, e na quinta feira frente ao Estrela Vermelha. Sao cenários diferentes, mas não há desculpas. É o futebol moderno, há muitos jogos. Recuperamos e a equipa tem treinado muito bem e está preparada para o jogo de amanhã».
Francesco Farioli deixou também muitos elogios para José Mourinho:
«Em relação a Mourinho, envio-lhe também um abraço e espero cumprimentá-lo amanhã no jogo. Em relação à performance, há vários aspetos táticos, técnicos e pessoais que influenciam o rendimento. A realidade é que o jogo de amanhã é um jogo muito importante. Amanhã também teremos o dia para preparar o jogo com mais profundidade. Espero que amanhã estejamos com o sentimento e o espírito correto para defrontar o Benfica. Resultado? Os três resultados são possíveis. Na temporada passada, os dois jogos contra o Benfica custaram muito para o Porto com oito golos concedidos. Precisamos respeitar muito o adversário e tentar dar uma alegria aos nossos adeptos».
O técnico do FC Porto respondeu à questão da virose no Benfica e assumiu que também tem estado doente nos últimos dias:
«Virose do Benfica? Estou há três dias que estou a tomar medicamentos, na última noite tive com 38 de febre. Sao coisas que acontecem».
Francesco Farioli voltou a deixar muitos elogios para José Mourinho na conferência de imprensa:
«Estamos a falar de um dos treinadores com mais sucesso e o seu palmares fala por si. O que José Mourinho representa para o futebol, é uma referência para mim também e merece todo o respeito. Fez um fantástico trabalho na Roma ao ganhar a Conference League. Na Turquia, foi uma mistura de sentimentos e eu próprio sei como é o futebol na Turquia e o quão difícil é competir naquele ambiente. Agora agarrou um desafio importante mas para mim a prioridade é o que vamos fazer amanhã. Não vamos jogar contra o Mourinho, vamos jogar contra o Benfica e temos de estar com a mente ligada nas dinâmicas e cenários que estamos à espera de encontrar e que podemos encontrar no jogo. Favoritismo? Eu concordo com o mister Mourinho. É um jogo importante, não será decisivo. Há muitos jogos, muitos cenários, é um jogo importante».
Francesco Farioli falou das nuances táticas do Benfica:
«Benfica? O jogo frente ao Chelsea é um bom exemplo. Diferentes estratégias e cenários. A capacidade das boas equipas é serem uma espécie de camaleónicas para perceber o que jogo pede. Nós preparamos o jogo a pensar no que podemos esperar, o trabalho que colocamos está lá. Agora é perceber como os jogadores vão reagir à estratégia para ajudá-los com as melhores soluções no jogo».
O técnico falou da influência dos adeptos do FC Porto na equipa:
«Há cerca de três meses sei como era o sentimento dos adeptos por tudo o que se passou na temporada passada. Acerca dos adeptos, desde que cheguei tenho a clara ideia de que acreditam no trabalho que está a ser realizado, desde logo no primeiro jogo amigável frente ao Twente. O sentimento está a crescer e sinto claramente que os adeptos são muito importantes para mim e os jogadores demonstram uma paixão enorme pelo jogo e os nossos adeptos sentem isso».
Francesco Farioli falou das vitórias mais suadas do FC Porto e do tempo de descanso dos dragões:
«Preferia fechar o jogo na primeira parte, uma vitória no último minuto pode deixar-te com os pés longe da terra. Amanhã o esforço será grande, físico e mental, e o que tentamos é estar preparados psicologicamente para um jogo muito importante. Não sabemos se isso será suficiente, mas a prioridade é encarar o jogo com fome, para esvaziar o tanque. Tempo de descanso? O calendário não ajudou, jogar 3 jogos em 6 dias não é o que se quer… Mas faz parte da realidade e o que fizemos para preparar os três jogos foi claro, o envolvimento do grupo tem sido positivo. Vimos de dois bons resultados, toda a gente jogou e deu-me a oportunidade de escolher 11 dos 22 ou 23 que estão na equipa».
O FC Porto x Benfica está marcado para este domingo, às 21h15, no Estádio do Dragão.