A UEFA lançou esta temporada a Taça Europa Feminina, uma nova competição de clubes que conta com a presença do Sporting e Braga.
A Taça Europa Feminina é a mais recente prova de clubes do futebol europeu e tem esta temporada a sua primeira edição. O objetivo é dar ainda mais visibilidade ao futebol feminino e criar uma segunda via competitiva para equipas que não chegaram à Champions League Feminina.
Portugal marca presença com o Sporting e o SC Braga. As leoas, vice-campeãs nacionais, caíram nas pré-eliminatórias da Champions League Feminina, enquanto as bracarenses garantiram o apuramento por serem terceiras classificadas no campeonato. Ambas entram em ação esta semana, na primeira mão da segunda pré-eliminatória.
O Sporting joga o encontro da primeira mão já esta terça-feira, a partir das 19h45, em Alcochete, contra as suecas do Rosengard, campeão da Noruega, formação que esteve na fase de grupos da Champions League Feminina em 22/23 e 23/24 e que no passado chegou por uma vez às meias finais. Já o SC Braga viaja até à Bélgica para medir forças com o Anderlecht, na quarta-feira, jogando depois em casa na segunda mão, a 15 de outubro.
A nova competição contará com seis rondas disputadas a duas mãos, desde as pré-eliminatórias até à final. O vencedor apura-se automaticamente para a terceira pré-eliminatória do caminho dos campeões da Champions League Feminina da próxima temporada, disputando assim apenas uma ronda para garantir uma vaga na fase de liga.
Com o Benfica novamente na competição de maior prestígio, Portugal passa assim a ter três clubes a representar o país nas provas femininas da UEFA, um sinal claro da evolução e consolidação do futebol feminino nacional.