José Mourinho chegou ao Benfica há cerca de um mês e conta já com cinco jogos disputados: duas vitórias, dois empates e uma derrota. Apesar de não serem números impressionantes, tendo em conta a responsabilidade dos encarnados, principalmente no campeonato, o trabalho do técnico português é visível dentro de campo.
No entanto, mesmo que até ao momento nenhum jogador se tenha destacado de forma evidente – além de Sudakov – elaborei um top cinco dos atletas que mais podem valorizar com Mourinho.
5.

Richard Ríos – O primeiro jogador que me surgiu no pensamento quando Jose Mourinho assumiu o comando técnico do Benfica foi Richard Ríos, pois tem características que se encaixam no estilo das equipas do treinador português.
Por norma, são equipas com uma grande capacidade física e que gostam dos duelos físicos, algo que o colombiano se sente confortável. Apesar de, no Palmeiras, ter sido um médio de transporte, em Portugal não está a conseguir fazê-lo e, com Mourinho, provavelmente não terá que fazê-lo.
Aliás, esta capacidade combativa foi bem visível na última jornada perante o FC Porto, onde Rios fez, na minha opinião, o melhor jogo com a camisola do Benfica.
4.

Vangelis Pavlidis – O grego é daqueles atletas que, no contexto português e sob o comando de qualquer treinador, se destacaria. É um avançado completo, que dá garantias seja qual for a forma de jogador.
Sob o comando de José Mourinho, em apenas cinco jogos, alcançou a marca de três golos e uma assistência – ou seja, participou em mais de 50% dos golos feitos pelo Benfica.
3.

Sudakov – O criativo do Benfica é o “oásis de criatividade” no plantel de José Mourinho. Até ao momento é, no meu entender, o grande destaque desta nova “era” dos encarnados.
Mesmo que as águias não pratiquem um futebol formidável, Sudakov destaca-se. É daqueles jogadores que não enganam e se adaptam facilmente ao que os treinadores pedem. Neste caso – e apesar de na minha opinião, José Mourinho não ser o treinador ideal para o ucraniano – o “10” consegue cumprir com distinção.
Com bola tem uma capacidade técnica acima dos demais. Seja para criar ou a distribuir, Sudakov dá sempre soluções ao Benfica. Um talento que não permanecerá muito tempo em Portugal.
2.

António Silva – Claro que defesa-central teria que estar nesta lista, e António Silva é um dos nomes que irá ganhar um novo ânimo com José Mourinho.
O internacional português não é, de todo, um jogador dotado com bola nos pés – e, com o novo treinador, isso não será necessário. Geralmente, a construção de jogadas nas equipas de Mourinho não passa pelos centrais. Neste cenário, onde “apenas” terá que defender bem, António Silva é exímio.
1.

Lukebakio – No futebol ofensivo praticado por José Mourinho, extremos com o perfil de Lukebakio ganham uma importância considerável e isso tem sido visível. Desde o momento em que o recém-contratado ficou disponível, nunca mais saiu do onze titular.
Sendo um jogador explosivo, forte no um contra um e fisicamente dotado pode – e irá – fazer a diferença no campeonato português. Mourinho utiliza o jogo exterior, maioritariamente, para atacar a baliza adversária, e o belga é, o único extremo do plantel que tem as características que o treinador aprecia.