📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Quem é João Noronha Lopes, candidato a presidente do Benfica?

- Advertisement -

Antigo vice-presidente da área financeira de Manuel Vilarinho e candidato derrotado em 2020, com 34,71% dos votos, João Noronha Lopes regressa às eleições do Benfica com um discurso de rutura completa com o passado do clube. Sob o lema «Benfica Acima de Tudo», o gestor apresenta uma candidatura muito mais detalhada e madura do que há cinco anos, apostando muito na transparência para todos os sócios e adeptos.

Aos 59 anos, licenciado em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e com uma experiente carreira no mundo empresarial, passou pela McDonald’s, onde foi vice-presidente em Portugal. O seu projeto eleitoral assenta em quatro pilares principais: ética e transparência, estratégia desportiva, relação com os sócios e modernização estrutural.

No plano desportivo, propõe uma reestruturação completa da área do futebol, com uma separação clara entre a direção do clube e a gestão da SAD. Defende a criação de uma estrutura mais competente, com profissionais especializados para garantir um recrutamento mais inteligente, sustentado por dados e análise de performance. A aposta na formação é outro ponto central, pretende devolver protagonismo ao Seixal, com planos de carreira definidos para jovens jogadores e treinadores, de forma a integrar mais talento português na equipa principal e tentar reter os jogadores mais tempo na equipa principal.

João Noronha Lopes
Fonte: Candidatura João Noronha Lopes

João Noronha Lopes promete também reduzir o número de contratações no Benfica e aumentar a qualidade das mesmas, privilegiando perfis que se enquadrem no modelo de jogo do clube. Para o futebol feminino, há um plano de investimento e ambição europeia, enquanto nas modalidades propõe um vice-presidente exclusivamente dedicado ao ecletismo, com um orçamento mais claro e equilibrado.

A nível institucional e financeiro, João Noronha Lopes defende uma auditoria externa aos últimos dez anos, a criação de um portal da transparência e a publicação regular dos dados sobre salários, contratos e comissões. Promete ainda congelar o preço dos Red Pass durante os próximos quatro anos e reforçar a sustentabilidade económica do clube, com receitas mais diversificadas e menor dependência das vendas de jogadores. Outro ponto importante do seu programa passa pela defesa ativa do Benfica no processo de centralização dos direitos televisivos, garantindo que o clube não sai prejudicado financeiramente e que irá receber aquilo que merece.

Quanto aos sócios, João Noronha Lopes propõe a criação da figura do Provedor do Sócio, uma estrutura independente para representar os sócios junto dos órgãos sociais. Quer também construir uma Casa do Sócio junto ao Estádio da Luz e relançar o plano de apoio às Casas do Benfica espalhadas pelo país.

João Noronha Lopes e adeptos do Benfica
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Na vertente tecnológica e de marca, o candidato apresenta uma visão moderna, pois pretende criar um departamento de inteligência artificial e dados para melhorar o desempenho desportivo, médico e comercial. Já nas infraestruturas, planeia ampliar o Estádio da Luz para cerca de 83 mil lugares e modernizar toda a zona envolvente, sem recorrer a projetos comerciais.

Com eleições marcadas para 25 de outubro, o regresso de João Noronha Lopes promete agitar o universo encarnado. O gestor quer um Benfica mais exigente, competente e transparente. Resta saber se os sócios estarão prontos para trocar a continuidade pela mudança.

Duarte Rêgo
Duarte Rêgohttp://www.bolanarede.pt
O Duarte é licenciado em Som e Imagem e está a terminar o mestrado em Ciências da Comunicação - Media e Jornalismo. Adora fotografia desportiva e escrever notícias.

Subscreve!

Artigos Populares

Surpresa: Bruno Fernandes conta com uma cláusula de rescisão ‘acessível’ a tubarões

Bruno Fernandes conta com uma cláusula de rescisão de 64 milhões de euros para equipas fora da Premier League.

Al Ittihad de João Mota termina ano de 2025 com vitória

O Al Ittihad de João Mota fechou o ano de 2025 com um triunfo. A equipa orientada pelo técnico português bateu o Royal por 2-0.

Já passou pelo Tondela e está a disputar o regresso com um histórico à La Liga

Manu Hernando ficou conhecido em Portugal pela sua passagem pelo Tondela. O jogador representa atualmente o Racing Santander.

Armando Sá fala das hipóteses de Portugal no Mundial 2026 e aponta possível surpresa na prova: «É uma seleção que pode surpreender»

Armando Sá deu uma entrevista exclusiva ao Bola na Rede. O antigo lateral do Benfica falou do Mundial de 2026 e apontou o Canadá como possível surpresa na prova.

PUB

Mais Artigos Populares

Arbitragem: VAR e AVAR do Santa Clara x Sporting pediram dispensa da próxima jornada da Primeira Liga

Rui Silva e Tiago Leandro, VAR e AVAR do Santa Clara x Sporting, pediram dispensa dos jogos da próxima jornada da Primeira Liga.

Sporting já treinou depois da vitória frente ao Santa Clara

O Sporting realizou mais um treino durante esta sexta-feira, depois de vencer o Santa Clara por três bolas a duas para a Taça de Portugal.

Armando Sá acredita que o Benfica ainda pode ser campeão e elogia momento das águias: «Morderam a ideia de Mourinho»

Armando Sá deu uma entrevista exclusiva ao Bola na Rede. O antigo lateral do Benfica falou do momento das águias e dos últimos jogos com José Mourinho.