O Benfica recebe esta quarta-feira o Bayer Leverkusen para a Champions League. José Mourinho já fez a antevisão ao jogo.
José Mourinho já fez a antevisão ao Benfica x Bayer Leverkusen, jogo a contar para a quarta jornada da fase de liga da Champions League. Em conferência de imprensa, o técnico das águias começou por dizer o seguinte:
«É uma equipa que teve um começo de época complicado e mudou de treinador. Eles encontraram-se, o resultado frente ao Bayern Munique é descontextualizado. É o Bayern, uma das melhores equipas da Europa. Alguns jogadores ficaram de fora, como o Grimaldo. Não somos só nós a precisar de pontos, mas o Bayer Leverkusen também. O estádio pode estar cheio de gente que vem ver o jogo ou gente que quer jogar o jogo. Se eles quiserem jogar, acho que vamos ganhar».
O treinador falou sobre a reação da equipa após vitórias ou derrotas:
«O Benfica tem cultura de vitória, não consigo dizer se é mais fácil trabalhar sobre vitória ou derrota. As coisas variam, pode haver relaxamento, outras vezes o momento negativo leva a uma vontade de ganhar. Passámos pelo momento negativo depois da derrota em Newcastle e a reação foi muito boa. Acho que os jogadores vão estar à altura».
O técnico abordou o leque de opções:
«Ontem os miúdos fizeram barulho, eram 23 e tal e estavam a ouvir músicas. Não tenho insónias, mas tenho tido muito trabalho, analiso muito os adversários, tento chegar a conclusões em relação à minha equipa. O jogo que o Schjelderup e o Barreiro deram-me confiança. O Dedic está a chegar, há um aumento de opções. Tenho de tentar encontrar o puzzle correto».
José Mourinho foi questionado sobre a situação de Fábio Veríssimo no Dragão:
«Neste momento não faço qualquer tipo de comentário, mas não nego que vou esperar, com interesse e alguma expetativa. O que li foram notícias, não li o relatório e sei pouca coisa».
«Eu não sou comentador. Eu sou treinador do Benfica e além disso sou uma das pessoas mais importantes do futebol português. Não posso fazer comentários gratuitos de uma situação que eventualmente pode ser grave. Eu li algumas coisas, mas não li o relatório do árbitro ou dos relatórios. É pouco. Gente irresponsável e sem equilíbrio podem comentar sobre uma situação que pode ser grave, mas pode não ser. Por isso digo que estou expectante. Como treinador do Benfica e uma pessoa importante no futebol português não posso fazer comentários, pois posso ficar numa situação ridícula», afirmou.
José Mourinho afirmou que a partida será importante:
«O jogo de amanhã é muito importante, se ganharmos ficamos no meio da luta. Se perdermos fica um pouco mais complicado para nós. Temos que jogar com vontade, mas sem receio dessa responsabilidade. O estádio esteve connosco na Taça da Liga, competição à qual dão pouca importância no futebol, acredito que amanhã também vai estar».
O técnico falou de Alejandro Grimaldo:
«O Grimaldo é exímio nessa situação muito específica, mas em todos os jogos há esse alerta de não cometer faltas gratuitas. Há faltas que têm que ser inevitavelmente cometidas. Eles têm quatro jogadores acima do metro e 80. Nós não somos uma equipa mais alta que há, mas não posso dizer aos jogadores para não fazerem cantos. O Grimaldo é um jogador excelente, ao qual temos que ter uma grande atenção».
José Mourinho elogiou alguns jogadores:
«O António Silva não perdeu a titularidade, de modo algum. Com três centrais daquela qualidade não quero cometer a parvoíce de fazer com que um se sinta o terceiro ou que tenha perdido algum tipo de corrida. No próximo domingo o Nico não joga e terá que jogar o Tomás e o António. Tenho três centrais de uma qualidade extrema, é uma garantia fantástica que noutras posições posso não ter. O António é mais exuberante que o Tomás, no treino. É um privilégio para eles terem o Nico ao lado e aprenderem com ele. O Barreiro fez um bom jogo, mas não considero Barreiro ou Sudakov. Podem jogar os dois, ou até mesmo nenhum. São jogadores com perfis diferentes».
O treiandor falou de Amar Dedic:
«Ninguém sabe quem joga, eu normalmente eu não faço isso. Amanhã temos treino de manhã, é uma vantagem de jogarmos em casa e só amanha eles vão saber. O Dedic entregou-se muito bem à recuperação. Apareceu em treino pela primeira vez e não tinha qualquer limitação. Daqui a um par de horas já terei mais dados. A minha sensação é que ele está para jogar».
O Benfica x Bayer Leverkusen joga-se esta quarta-feira, dia 5 de novembro, pelas 20h00 para a Champions League. O jogo terá lugar no Estádio da Luz.

