Liga Europa, 4.ª jornada da fase de liga: quinta-feira, 6 de novembro de 2025, 17h45.
A ANTEVISÃO: O FC PORTO PROCURA O REGRESSO ÀS VITÓRIAS NA LIGA EUROPA DEPOIS DO DESAIRE COM O NOTTINGHAM FOREST
Após o triunfo arrancado a ferros para o campeonato frente ao Braga, envolto em polémica, o FC Porto viaja até aos Países Baixos para defrontar o Utrecht, em jogo da quarta jornada da fase de liga da Liga Europa. Os dragões ocupam o 15.º lugar com seis pontos, e vão tentar levar de vencida o penúltimo classificado, que ainda não pontuou Chegar aos lugares que dão acesso direto à próxima fase é o objetivo, e uma vitória esta tarde poderá permitir à formação azul e branca dar um salto significativo na tabela.
Este será o segundo jogo consecutivo fora de portas por parte do FC Porto para a Liga Europa. A derrota com o Nottingham Forest, na última jornada, tem de servir de alerta para corrigir o que de mal foi feito nessa partida com os ingleses. O adversário de hoje é teoricamente mais acessível, mas diante dos adeptos visitantes, que por vezes criam um ambiente hostil, os jogadores do FC Porto não se podem desconcentrar com o ruído vindo fora das quatro linhas. É preciso entrar com atitude, e mostrar desde o primeiro minuto que estão ali para levar os três pontos.
Se o FC Porto conseguir travar a pressão que o Utrecht irá fazer nos minutos iniciais, acredito que tudo será mais fácil. O treinador Francesco Farioli vai apresentar um onze com algumas mudanças em relação à receção ao Braga. Rodrigo Mora e William Gomes deverão regressar ao banco de suplentes, e saltam para a titularidade Gabri Veiga e Borga Sainz. De fora por lesão continuam Nehuén Perez e Luuk de Jong.
O Utrecht ainda está a zeros nesta edição da Liga Europa, e a probabilidade em continuar em prova diminui a cada jornada que passa. Só a conquista dos três pontos diante dos dragões poderá fazer renascer essa esperança. Caso contrário, o destino do atual sexto classificado do campeonato neerlandês poderá ficar traçado. O técnico do Utrecht, Ron Jans, já tem muitos anos de futebol, e de certeza que estudou muito bem o FC Porto. O treinador de 67 anos costuma montar as suas equipas em 4-3-3, com variantes para um 4-2-3-1. O Utrecht vai tentar mandar no jogo nos minutos iniciais, e sabe que se o fizer, estará mais perto de se adiantar primeiro no marcador. Desta equipa, destaque para jogadores como Dani de Wit, Miguel Rodríguez e David Min. A única baixa para esta partida é Victor Jensen. O árbitro do encontro é o escocês John Beaton.
10 DADOS RÁPIDOS
- Utrecht e FC Porto vão defrontar-se pela terceira vez na história.
- Os dragões venceram, em 1982, os dois jogos disputados entre ambos os conjuntos. 0-1 e 2-0 foram os resultados.
- António Sousa foi o primeiro jogador portista a marcar ao Utrecht.
- O Utrecht foi fundado no ano de 1970.
- O FC Porto tem uma média de 2,14 golos marcados por jogo esta temporada.
- A formação neerlandesa tem sete derrotas nos últimos 10 jogos.
- O conjunto orientado por Francesco Farioli tem apenas uma derrota esta época.
- O Utrecht retirou a camisola número quatro da sua equipa de futebol em homenagem a David di Tomasso, defesa francês que representou o clube neerlandês, e que faleceu em 2005 com 26 anos.
- O FC Porto já conquistou a Liga Europa por duas vezes. Em 2003, ainda como Taça UEFA, e em 2011 já como Liga Europa.
- O palmarés do Utrecht conta apenas com três Taças dos Países Baixos e uma Supertaça.
JOGADORES A TER EM CONTA
Miguel Rodríguez (Utrecht) – Foi o autor do único golo com que o Utrecht derrotou o Nec na última jornada do campeonato neerlandês, e permitiu o regresso aos triunfos da formação comandada por Ron Jans. O avançado espanhol de 22 anos é um dos bons valores desta equipa. Costuma jogar como avançado centro, mas também pode descair para o lado direito do ataque. Apresenta bons pormenores técnicos e tem um forte remate com o pé esquerdo. Esta temporada já marcou três golos.


Borja Sainz (FC Porto) – Borja Sainz saltou do banco para dar a vitória ao FC Porto no último fim de semana. Marcou o golo decisivo frente ao Braga, num jogo difícil para os dragões. O extremo esquerdo espanhol é um dos imprescindíveis de Francesco Farioli no ataque portista. É um jogador rápido e com uma técnica acima da média. Um dos seus pontos fortes é o remate de meia distância. Também costuma aparecer em zonas de finalização, mas é pelos flancos que passa todo o perfume do seu futebol. Esta temporada já marcou três golos e fez duas assistências.
XI´s PROVÁVEIS
Utrecht: Barkas; Horemans, Viergever, Van der Hoorn e El Karouani; Engwanda; Zechiel e Dani de Wit; Adrian Blake, Miguel Rodríguez e David Min
Treinador: Ron Jans
«Temos de começar por marcar um golo, o que ainda não conseguimos. O último jogo com o Friburgo foi muito desapontante, porque não merecemos mais do que a derrota, mas contra o Lyon deveríamos ter tido pelo menos um ponto. Queremos ser competitivos amanhã e procurar os pontos».
FC Porto: Diogo Costa; Alberto Costa, Kiwior, Bednarek e Zaidu; Alan Varela, Froholdt e Gabri Veiga; Pepê, Borja Sainz e Samu
Treinador: Francesco Farioli
«Se olharmos para a tabela classificativa hoje, podemos ter uma ideia errada do que é esta equipa. Na última época, competiram muito bem, até ao fim, e acabaram em quarto. Este ano, a estrutura é a mesma e trouxeram jogadores muito interessantes para a equipa. Têm muita qualidade nos flancos, um avançado de topo (Sébastian Haller) e um treinador com muita experiência. É um adversário que irá exigir muito de nós».
PREVISÃO DE RESULTADO: Utrecht 1-2 FC Porto

