Edin Džeko: A breve história de um bom gigante

Cabeçalho Futebol Internacional

Em Agosto de 2015, o poderoso avançado bósnio Edin Džeko mudou-se de malas e bagagens para a capital italiana para representar o AS Roma num empréstimo avaliado em cerca de 4 milhões de euros e uma cláusula de opção de compra a rondar os 11 milhões euros. O emblema romano estava decidido em contar com Džeko a título definitivo e, sem surpresas, acionou a cláusula de compra apenas dois meses após a sua chegada.

Poderá ser legítimo dizer-se que o famoso artilheiro bósnio não teve uma época de sonho ao serviço dos Lupi, mas para quem conhece a história estatística de Džeko, os parcos oito golos que apontou na Serie A na temporada passada não devem constituir motivo para preocupação. O próprio Džeko reconhece e brinca com os dados estatísticos que mostram a sua propensão para marcar mais golos na segunda época que faz ao serviço do clube, superando quase sempre por números largos a quantidade de golos obtidos na sua temporada de estreia. Em 2005, quando se mudou da sua cidade natal Sarajevo para o FK Teplice marcou apenas 3 golos em 13 jogos, mas na época seguinte melhorou significativamente o seu registo, apontando 13 tentos em 30 partidas.

Edin Džeko ao serviço da AS Roma na temporada passada Fonte: Gazzetta/ Alfredo Falcone
Edin Džeko ao serviço da AS Roma na temporada passada
Fonte: Gazzetta/ Alfredo Falcone

Essa dicotomia foi ainda mais notória quando Džeko se mudou para a Alemanha para representar o VfL Wolfsburg e passou de 8 golos na sua época de estreia na Bundesliga para uns estrondosos 26 golos em 32 jogos na temporada seguinte, tornando-o logo de imediato num dos avançados mais desejados no velho continente. Numa entrevista recente ao website do AS Roma, Edin Džeko abordou este paradigma com alguns sorrisos à mistura afirmando que a segunda temporada “…é sempre melhor…”, não esquecendo porém o facto de o futebol praticado na “Liga Italiana ser mais defensivo do que todas as outras ligas”, algo que, segundo o avançado bósnio, prejudica os avançados com as suas características.

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Thiago Alcântara de volta ao Barcelona: eis o novo cargo do antigo internacional espanhol

Thiago Alcantara volta ao Barcelona, clube no qual se estreou. Aos 34 anos, o antigo médio fará parte da equipa técnica de Hansi Flick.

Preocupação em Barcelona: Gavi poderá ter de passar por nova cirurgia

Gavi voltou a sair lesionado e a inquietação cresce na Catalunha. Após cirurgia ao joelho em 2023, o médio poderá voltar a ser operado.

Mateta é cobiçado em Inglaterra e tem 3 clubes da Premier League interessados

Mateta atrai interesse de Newcastle, Aston Villa e Leeds. Após uma época goleadora permaneceu em Londres, mas poderá abandonar já em janeiro.

Frank Lampard no radar do West Ham para colmatar a possível saída de Graham Potter

Frank Lampard, histórico jogador inglês e atual treinador do Coventry foi contactado pelo West Ham para ocupar o lugar que ainda é de Graham Potter.

PUB

Mais Artigos Populares

Frederico Varandas recusou proposta para ser CEO de clube da Arábia Saudita

Frederico Varandas declinou a chance de ser CEO de um clube saudita. Proposta chegou em julho e presidente do Sporting recusou, apesar das mais-valias salariais.

Fenerbahçe em vias de apresentar o sucessor de José Mourinho

O Fenerbahçe está prestes a confirmar a contratação de Domenico Tedesco como treinador principal. O técnico vai suceder a José Mourinho.

Imprensa turca garante que José Mourinho foi afastado do Fenerbahçe devido às declarações proferidas em Portugal

A imprensa turca está a avançar que José Mourinho foi afastado do comando do Fenerbahçe devido às declarações que teve na conferência de antevisão do jogo frente ao Benfica.