A CAF revelou que Achraf Hakimi, Mohamed Salah e Victor Osimhen são os três finalistas para o prémio de melhor futebolista de África. A cerimónia realiza-se nesta quarta-feira, em Marrocos.
A Confederação Africana de Futebol (CAF) revelou os nomes dos três finalistas ao prémio de melhor futebolista africano do ano: Achraf Hakimi, Mohamed Salah e Victor Osimhen.
Achraf Hakimi chega ao pódio depois de ter sido uma das peças mais importantes no PSG, ajudando o clube a conquistar a sua primeira Champions League (com um golo na final) e a alcançar o segundo lugar no Mundial de Clubes, atrás do Chelsea
Mohamed Salah, que já venceu este prémio duas vezes, conduziu o Liverpool até ao 20.º título de campeão da Premier League e conquistou ainda a Bota de Ouro da competição, com 29 golos.
Já Victor Osimhen teve números acima da média ao serviço do Galatasaray, tendo contabilizado 37 golos em 40 jogos, e ajudado o clube turco a vencer o campeonato e a taça da Turquia.
Nos últimos dois anos, foram jogadores nigerianos a vencer o prémio. Em 2024, Ademola Lookman, da Atalanta, foi distinguido e em 2023 foi Victor Osimhen, na altura ainda ao serviço do Nápoles.
A escolha dos finalistas envolveu o comité técnico e de desenvolvimento da CAF, treinadores, antigos jogadores e representantes de órgãos de comunicação social. A cerimónia anual que vai revelar o vencedor decorre esta quarta-feira, em Marrocos.

