Da Costa Rica para Viseu, aí está Álvaro Zamora, um dos atuais destaques da recuperação do Académico de Viseu na II Liga. Chegado à Beira Alta como um perfeito desconhecido, hoje em dia é um dos jogadores mais queridos dos adeptos viseenses.
Os beirões já contam atualmente com cinco vitorias consecutivas, uma delas frente à sensação da I Liga, o Gil Vicente e Zamora tem sido figura.
O internacional costa-riquenho de 23 anos tem sido uma peça fundamental para a recente subida de forma do Académico de Viseu. Juntamente com a eficácia goleadora do ponta de lança André Clóvis têm feito miséria nas recentes defesas adversárias que defrontou.
Zamora começou a sua carreira no seu país, mas em 2023/24 chegou à Europa para integrar a formação grega do Aris por 215 mil euros, onde permaneceu duas épocas com bons números. Chegou a Viseu por empréstimo a custo zero pelo emblema grego e com opção de compra, Zamora já se começou a destacar no seu novo clube com dez partidas e seis golos apontados na sua primeira época.
Jogando preferencialmente como extremo em ambos os lados, avançado ou segundo avançado, o costa-riquenho é um autêntico abre-latas que permite à equipa beirã desequilibrar os adversários.


Álvaro Zamora ainda é um diamante pronto a ser lapidado, mas a julgar pela amostra recente a SAD academista não deverá desperdiçar a oportunidade de ficar com ele nas suas fileiras. O extremo para além de jogar a extremo tem também muita facilidade em pisar terrenos interiores e em chegar facilmente a zonas de decisão no último terço do campo.
Pode, como já disse, jogar nos dois flancos dada a sua facilidade em jogar com ambos os pés. É perigoso no um para um devido à sua velocidade e qualidade de transporte de bola que provoca dores de cabeça a qualquer defesa contrária. É ainda inteligente a jogar sem bola e ataca bastante bem a profundidade devido a sua velocidade e capacidade de desequilíbrio individual.
Zamora é internacional costa-riquenho, seleção na qual já tem efetuados 24 jogos, cinco golos e duas assistências e já participou pela equipa nacional no Mundial do Catar em 2022 onde se estreou em fases finais de um Mundial. Participou ainda numa Copa América em 2024 e numa Gold Cup em 2025 com participações residuais.


Está ainda atualmente envolvido na fase de qualificação para o Mundial 2026 a realizar no continente americano e com 23 anos pretende cumprir mais um sonho que é participar em mais uma fase final da maior competição de seleções do mundo. O objetivo é ter mais minutos de utilização, efetuar mais jogos e ser mais decisivo na manobra ofensiva na sua seleção se ela naturalmente se qualificar.
Por isso, tenham este jogador debaixo de olho para o futuro porque é uma grande promessa do futebol centro-americano que já joga na Europa. Se confirmar as exibições que tem feito em Portugal pode ambicionar, não só no nosso país como num campeonato mais competitivo, poder singrar na sua carreira, nomeadamente na Europa.

