Jan Vertonghen, que representou Ajax e Benfica, falou sobre o momento complicado dos neerlandeses e recordou os dois anos que passou em Lisboa, numa fase marcada pela pandemia e por instabilidade desportiva.
Em vésperas do Ajax x Benfica, Jan Vertonghen voltou a falar dos dois clubes que marcaram a sua carreira. Em entrevista ao Ajax Showtime, o antigo internacional belga confessou que não gosta ver o Ajax mergulhado numa crise tão profunda, sobretudo por ter sido formado e lançado pelo clube.
O agora retirado, o defesa lembrou também a passagem pela Luz, entre 2020 e 2022, assumindo que não encontrou o Benfica na sua melhor fase.
«Cheguei ao Benfica durante o período da pandemia de Covid-19 e demorou um pouco até que tudo voltasse ao normal. Não foi a melhor fase do Benfica [desportivamente], mas fiquei com um sentimento positivo, tanto em relação ao clube como à cidade de Lisboa», disse Jan Vertonghen.
O belga vê várias semelhanças entre Ajax e Benfica, desde a dimensão interna à importância das respetivas academias. Ainda assim, destacou que as águias continuam com um plantel forte apesar das mudanças recentes.
«Ajax e Benfica são muito similares. São os maiores clubes dos respetivos países, têm as melhores academias de formação e adeptos muito exigentes. O Benfica perdeu vários jogadores importantes, também houve a mudança do treinador, mas, ainda assim, tem um plantel com muita qualidade», referiu.
Sobre o duelo decisivo da Champions League, o belga antevê um jogo aberto.
«Espero um jogo aberto, com muita tensão e intensidade. É a última oportunidade para as duas equipas conseguirem fazer algo na Champions. Quem perder está fora, isso é claro. O Ajax terá de ser eficaz nas poucas oportunidades que vai ter», concluiu.

