Rui Costa esteve presente esta quarta-feira na Casa do Benfica das Caldas da Rainha e fez um anúncio importante.
Rui Costa esteve presente na Casa do Benfica das Caldas da Rainha, no dia que assinala os 73 anos da instituição. O presidente dos encarnados revelou durante o seu discurso que o Congresso das Casas do Benfica vai ser realizado nos dias 27 e 28 de março de 2026.
O dirigente assumiu igualmente que a época não está a ser fácil e que o Benfica quer mais do que o que está a conquistar. Rui Costa abordou igualmente o Benfica District e os 500 milhões de euros em receitas, indicando que são objetivos.
Eis o discurso:
«Que bom é estar convosco hoje a celebrar o aniversário da Casa Benfica das Caldas da Rainha e cumprir a promessa que deixei há algumas semanas, de aqui regressar após a minha reeleição. 73 anos de vida para uma das mais históricas e emblemáticas Casas do Benfica. Casa n.º 2 do Clube, instalações próprias, 61 atletas de patinagem, 49 de padel, 25 na ginástica sénior – que dinâmica tem esta casa! É com orgulho que peço uma grande salva de palmas para todos os que têm contribuído para este extraordinário trajeto. Parabéns a todos! Merecem a nossa admiração.
Há uma ideia que gosto de reiterar sempre que tenho oportunidade: em lado algum se sente mais o benfiquismo do que nas Casas do Benfica. Digo-o porque é justo dizê-lo. Afirmo-o porque, nesta nobre missão que me é confiada pelos sócios do Benfica, sou testemunha privilegiada desta realidade. É com admiração e enorme gratidão que reconheço o indispensável contributo das nossas Casas para o engrandecimento do Sport Lisboa e Benfica. A sua ação faz-se sentir de forma decisiva nas mais diversas vertentes, desde a desportiva à associativa, mas sobretudo na fixação e expansão do benfiquismo.
Como já tenho dito, o Benfica nasceu em Lisboa, mas é um clube do mundo, de onde quer que haja Benfiquistas. E somos muitos, incomparavelmente muitos e estamos em todas as geografias. Ainda ontem vivemos uma extraordinária jornada de apoio, que começou com algumas dezenas no jogo da Youth League e culminou com milhares a fazerem ecoar o nome do Benfica no estádio do Ajax. O benfiquismo está bem e recomenda-se, seja nos estádios, nas Casas ou na restante vida associativa. Prova disso, e nunca é demais sublinhá-lo, foi a participação absolutamente extraordinária nas últimas eleições e um recorde mundial que nos engrandece.
Somos o maior clube do mundo e muito o devemos também às Casas do Benfica. Aproveito para agradecer aqui, de viva voz, o trabalho fantástico que desenvolveram para que fosse um ato eleitoral extraordinário e de referência para todos.
O vosso trabalho tem sido fundamental. Por isso, neste dia em que celebramos os 73 anos desta Casa Benfica das Caldas da Rainha, tenho a honra de anunciar para os dias 27 e 28 de março do próximo ano o Congresso das Casas do Benfica. Vai ser um momento de grande significado e especial importância para o futuro do Clube, e estou certo de que vamos contar com o vosso contributo. Desafio todas as Casas do Benfica a juntarem-se, a marcarem presença de forma massiva e a expressarem as suas ambições. Este é o momento de pensarmos em conjunto o caminho que queremos trilhar, para reforçar o papel determinante das Casas na vida do Clube e de garantir que o Benfica do futuro é ainda maior, mais unido e mais ambicioso do que o Benfica do presente.
Uma palavra final para o momento desportivo. Num ano que não tem sido fácil, em que queríamos já estar noutra situação tanto no Campeonato como na Liga dos Campeões, sabemos que temos a capacidade e o valor para ultrapassar as dificuldades e dar a volta por cima, chegando aos objetivos que estão traçados. Já conquistámos uma Supertaça e garantimos igualmente o acesso à Liga dos Campeões. Mas não basta, queremos muito mais! Mantemos ambições intactas em todas as frentes e acreditamos muito na nossa qualidade.
Seremos intransigentes na exigência que colocamos a nós próprios para dar aos sócios aquilo que eles mais merecem, mas seremos igualmente exigentes com todos os outros intervenientes para que o Benfica seja respeitado.
Neste início de mandato temos desafios claros pela frente: lançar o Benfica District, chegar aos 500 milhões de euros de receita e garantir uma renovação dos direitos televisivos que nos mantenha como uma referência no futebol português e no panorama internacional.
Mais do que nunca, este é o momento de união e de ambição. Conto com o apoio de todos. Podem contar sempre com a minha determinação e a minha paixão por este clube. Viva a Casa Benfica das Caldas da Rainha! Viva as Casas do Benfica! Viva o nosso maior amor, o nosso Sport Lisboa e Benfica!».

