Europa League, jornada 5: quinta-feira, 27 de novembro de 2025, 20h00.
ANTEVISÃO: GERS CONTRA ARSENALISTAS: DUELO DE AÇO EM NOITE EUROPEIA
O Braga vai ao Ibrox Stadium, em Glasgow, para tentar arrecadar mais pontos nesta fase de liga da Liga Europa, frente ao último classificado, e sem pontos, o Rangers.
Os escoceses estão sempre no caminho dos Guerreiros Minhotos. Depois do jogo contra o Celtic, segue-se o Rangers. Os Gers, apesar da sua tradição, vivem momentos delicados. A equipa começou a época de forma instável e, recentemente, decidiu trocar de treinador, o que pode explicar a falta de concretização ainda bastante demarcada.
Por outro lado, o Braga vive uma nova era sob o comando de Carlos Vicens, treinador espanhol que chegou esta temporada proveniente da formação do Manchester City. Vicens, com uma filosofia de jogo bem trabalhada e foco em detalhes táticos, pretende imprimir ao Braga um estilo moderno e competitivo. A prestação recente dos minhotos tem sido positiva, alternando entre vitórias e algumas derrotas, mas com momentos de boa produção ofensiva.
Com Rohl no comando, espera-se que o Rangers procurem mais organização defensiva, mas também alguma transição rápida para o ataque. A instabilidade recente implica que o treinador dos “The Gers” possa optar por uma abordagem conservadora e recuada, especialmente neste confronto, para tentar controlar o ritmo. Ironicamente, a equipa tem mostrado fragilidades defensivas nas últimas jornadas europeias, onde sofreu golos com alguma regularidade.
No ataque, o Rangers precisam de ser mais eficazes: têm dificuldades em converter posse, ou domínio, em golos. Não é exatamente expectável que consigam resolver este problema contra os arsenalistas, mas as odes não são favoráveis, e a ânsia de vencer deve ser mais afiada.
Já Vicens é conhecido pelo seu rigor tático e pela ênfase no coletivo. Espera-se um Braga bem estruturado, provavelmente num sistema que permita compactar o meio-campo e explorar as transições. O treinador espanhol costuma dar grande valor às bolas paradas e ao controlo posicional, o que pode ser decisivo neste encontro em Glasgow.
Ofensivamente, o Braga deverá apostar em movimentos inteligentes, mobilidade e talvez aproveitamento de alas ou meias para furar a defesa do Rangers. A equipa minhota também deverá usar o seu bom entendimento defensivo para não dar muitas chances claras ao adversário.
Apesar da mudança de treinador, nomes que tiveram impacto recente serão fundamentais para criar perigo e dar ritmo ao jogo. O fator “casa” também deve ajudar os escoceses a ganhar alguma vivacidade inicial, que pode alterar o rumo do jogo.
No Braga, com Vicens, jogadores tecnicamente competentes e capazes de executar bem a ideia de jogo terão destaque. Quem estiver mais forte nas bolas paradas, criatividade no meio-campo ou versatilidade ofensiva terá um papel relevante. Além disso, a disciplina tática será crucial.
10 DADOS RÁPIDOS
- O Braga perdeu pela primeira vez na Europa esta temporada no último jogo, frente ao Genk
- O Rangers ainda não somaram pontos na fase de grupos desta época.
- Danny Rohl estreia-se na Europa como treinador do Rangers após a saída de Russell Martin.
- Carlos Vicens vive a primeira época como treinador principal.
- A equipa escocesa venceu nas últimas duas receções aos arsenalistas.
- O Braga tem sete vitórias nos últimos 10 jogos disputados.
- Nos quatro confrontos entre as duas equipas, os escoceses venceram por três vezes.
- O Braga apenas venceu uma vez o Rangers, foi em casa e o resultado foi de 1-0.
- O Rangers venceu oito jogos dos 12 disputados em casa frente a equipas portuguesas. Somou ainda três empates e perdeu por uma vez
- Este é um confronto com histórico recente equilibrado, mas com o Rangers a levar vantagem nas últimas partidas europeias entre ambos.
JOGADORES A TER EM CONTA


Nicolas Raskin – O seu dinamismo, capacidade de passe e leitura de jogo podem ser um trunfo do Rangers para tentar dominar o meio‑campo, recuperar bolas e lançar transições rápidas.


Ricardo Horta – É um jogador com golos e experiência europeia, capaz de ter impacto num jogo equilibrado como este, tanto em organização ofensiva como nas transições rápidas que se adivinham.
XI´s PROVÁVEIS
Rangers: Butland, Tavernier, Fernandez, Djiga, Gassama, Diomande, Raskin, Aarons, Danilo Pereira, Miovski e Bajrami.
Treinador: Danny Rohl
«O Braga vem aqui com confiança e amanhã à noite vai ser difícil».
Braga: Hornicek, Arrey-Mbi, Niakaté, Lagerbielke, Leonardo Lelo, Gorby Baptiste, João Moutinho e Víctor Gómez; Ricardo Horta, Zalazar e Ouazzani.
Treinador: Carlos Vicens
«Temos de prestar atenção ao que podemos encontrar no estádio, contra um rival agressivo. Temos de ser capazes de competir em todos os registos, temos de mostrar personalidade para nos impormos naquele recinto. As coisas nem sempre saem como queremos, mas, nesses momentos, temos de ser competitivos, aguerridos e unidos».
PREVISÃO DE RESULTADO: Rangers 1-2 Braga

