Desde dirigentes a jogadores com passagem na Primeira Liga, é notável a influência do futebol português no Flamengo campeão.
No passado sábado, o Flamengo tornou-se campeão da Taça Libertadores com a vitória por 1-0 diante do Palmeiras, de Abel Ferreira. Para além do herói do golo da vitória, Danilo, a influência do futebol português no mengão está espalhada pelas várias partes do clube.
Esta ligação começa com o homem que coordena o futebol do clube brasileiro desde dezembro de 2024, José Boto. O diretor desportivo português foi scout e coordenador de scouting do Benfica, depois de algumas experiências como treinador.
Dentro das quatro linhas, são vários os jogadores que tiveram passagens na Primeira Liga. Danilo, defesa ex-FC Porto, esteve especialmente em destaque na final, apontando o golo que levou à conquista da competição. Alex Sandro foi o outro antigo dragão que participou nas celebrações do passado sábado.
Para além destes, também podemos incluir Everton Cebolinha (Benfica), Samuel Lino (Gil Vicente), Gonzalo Plata (Sporting) e Juninho Vieira (Portimonense, Estoril e Chaves).

