Liga Portugal reage e lamenta a ameaça de greve por parte da APAF: «Incompreensível e provoca alarme social»

- Advertisement -

A Liga Portugal já reagiu à ameaça de greve por parte da APAF. Em seis pontos, a entidade lamentou a posição da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol:

A Liga Portugal já reagiu à ameaça de greve por parte da APAF. Através de um comunicado com seis pontos, a entidade lamentou a posição da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol e assegurou que está disponível para as propostas de alteração de regulamentos ao nível das competições, arbitragem e disciplina.

Eis o comunicado da Liga Portugal:

  1. A Liga Portugal lamenta a posição da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), particularmente do seu presidente, José Borges, na medida em que o assunto agora trazido a público – reivindicações da associação de classe – já havia sido tratado aquando da reunião entre as partes, a 12 de novembro, e reiterado em conversas posteriores. A Liga Portugal não compreende, por isso, o alcance do recente comunicado da APAF nem o facto de ter sido tornado público na véspera da Cimeira de Presidentes, que não é um órgão deliberativo.
  2. 2. A Liga Portugal recebeu da APAF, na data referida, um caderno reivindicativo, nomeadamente no capítulo da Disciplina, relacionado com o comportamento dos agentes desportivos, que, dada a sua complexidade e teor, foi reencaminhado para os serviços jurídicos, que primeiro verificam a admissibilidade legal de cada reivindicação.
  3. 3. Dos contactos entretanto gerados entre a Liga Portugal e a APAF, nomeadamente na referida reunião entre as partes, ficou explícito algo primordial para a entidade que tutela o Futebol Profissional e então compreendido pela APAF: na defesa intransigente da integridade das competições, não havia condições para se fazer a solicitada alteração regulamentar, pelo que qualquer mudança às regras com um campeonato em curso nunca seria equacionável pelo organismo, nomeadamente para uma proposta que, ativada a meio da época, geraria dois pesos e duas medidas para situações idênticas entre as primeira e derradeira jornadas.
  4. 4. A Liga Portugal reitera a disponibilidade – sempre manifestada por esta Direção – para analisar todas as propostas de alteração dos regulamentos de Competições, Arbitragem e Disciplinar da época 2026-27.
  5. 5. A Liga Portugal entende que a posição da APAF é incompreensível e provoca alarme social. Após a acalmia registada nos últimos fins de semana no que diz respeito a críticas pública à arbitragem, a Liga Portugal estranha que a APAF, sem razão evidente, coloque os árbitros de novo no epicentro da discussão.
  6. 6. É do conhecimento da APAF e do seu presidente que a arbitragem é um serviço prestado às competições profissionais pela Federação Portuguesa de Futebol.
Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador e diretor-geral do Bola na Rede. É também comentador de Desporto na LiveModeTV, SIC e Rádio Observador e professor universitário.

Subscreve!

Artigos Populares

Rafael Leão e a saída do AC Milan: «Há um momento em que são precisas mudanças»

Rafael Leão fez a antevisão do Sporting x Galatasaray da Champions League. Avançado português abordou saída do AC Milan.

Aston Villa vai à Bélgica vencer em jogo de 5 golos: eis os primeiros resultados da Champions League 2026/27

O Aston Villa venceu fora de casa o Club Brugge por 3-2 no arranque da Champions League. Eis os primeiros resultados.

Rafael Leão antes do Sporting x Galatasaray: «Não acho que exista um ambiente estranho entre mim e adeptos»

Rafael Leão fez a antevisão do Sporting x Galatasaray da Champions League. Jogo é já nesta quarta-feira.

Rafael Leão atualiza condição física: «Estou bem, tive uma pequena lesão, mas mal voltei o Galatasaray ajudou-me»

Rafael Leão fez a antevisão do Sporting x Galatasaray da Champions League. Avançado português abordou a sua situação física.

PUB

Mais Artigos Populares

Rafael Leão elogia Sporting na antevisão: «Tem um futebol bonito e jogadores que aprecio»

Rafael Leão fez a antevisão do Sporting x Galatasaray da Champions League. Jogo corresponde à primeira jornada da fase de liga.

Vasco Matos e Vasco Seabra reagem ao nulo entre Estoril Praia e Arouca: «Tivemos duas grandes equipas, duas equipas com ideias claras, um bom...

Vasco Matos e Vasco Seabra analisam o empate a uma bola entre Estoril Praia e Arouca, num jogo a contar para a 5.ª jornada da Primeira Liga.

Adel Taarabt acaba a carreira aos 37 anos

Adel Taarabt anunciou o fim da sua carreira. Aos 37 anos o médio marroquino decidiu abandonar o futebol.