Na reunião desta quinta-feira com os clubes, a Liga irá apresentar a distribuição das receitas de TV e vai propor o regresso de todas as equipas à Taça da Liga.
Esta quinta-feira decorre a reunião entre os clubes e a Liga Portugal, na nova sede da organização, no Porto. Neste encontro, será proposto um plano de distribuição de receitas televisivas e um retorno ao formato antigo da Taça da Liga.
A Liga irá apresentar, aos 33 clubes presentes, uma proposta de modelo de chave de distribuição das receitas televisivas, que seria válido a partir de 2028, ano em que a centralização entrará em vigor. Segundo A Bola, este modelo inclui mais de duas dezenas de parâmetros determinar o valor atribuído a cada clube. Entre estes critérios, estão incluídos fatores como «desempenho desportivo, a dimensão social dos clubes, as performances no audiovisual e a qualidade do serviço dos estádios». Até junho de 2026, terão de ser decididas as formas de distribuição das receitas.
Relativamente à Taça da Liga, será proposto que volte ao formato original, com a participação de todos os clubes. Atualmente, participam apenas os seis primeiros classificados da Primeira Liga e os dois primeiros da Segunda Liga.
Por fim, o terceiro tema que será discutido nesta reunião será relacionada com os quadros competitivos. Na proposta que será apresentada aos clubes, será sugerido que se aproveite a primeira fase de jogos da UEFA para que as outras equipas poderem participar na Taça. Desta forma seria possível aumentar o número de equipas e, consequentemente, de jogos na competição, sem afetar em demasia as equipas que jogam mais frequentemente a meio da semana.

