📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Rui Borges: «A equipa está completamente ligada depois de uma semana de exigência máxima»

- Advertisement -

Rui Borges realizou esta sexta-feira a antevisão ao encontro entre o Sporting e o AVS, válido pela 14.ª jornada da Primeira Liga.

Rui Borges realizou esta sexta-feira na Academia de Alcochete a antevisão ao encontro entre o Sporting e o AVS SAD, válido pela 14.ª jornada da Primeira Liga:

«É uma equipa bastante agressiva, intensa, jogadores experientes naquilo que é liga. Não têm nada a perder, podem vir com maior confiança. À partida, é um jogo que vai vir uma equipa completamente tranquila. Não tem grande coisa a perder, tem muito a ganhar. À segunda jornada, empatou com o Braga. A equipa está completamente ligada depois de uma semana de exigência máxima. Manter a equipa com a mesma energia, foco, rigor e intensidade para conseguirmos fazer um grande jogo e ganhar».

O técnico comentou a lesão de Pedro Gonçalves:

«Estava apto para jogar e jogou. Senão, não corríamos esse risco sequer, até porque temos demonstrado muito bem o que fazemos a gerir jogadores e não perdê-los por lesões. Felizmente, temos tido poucas lesões musculares. Já tinha dito, o Pedro sentou um desconforto, acaba por ter uma lesão muscular que vai levar algum tempo. Não posso dizer quanto tempo que será, porque não pertenço ao departamento médico. O que sei é que não pode dar o contributo à equipa nos próximos jogos. Dará outro com toda a certeza».

O treinador falou das lesões:

«O ano passado tivemos mais lesões quando cheguei ao Sporting. Havia muita lesão e algumas musculares. Este ano, tivemos 2, máximo 3 lesões musculares. Por isso, controlámos muito bem. Tudo o que é estrutura tem feito um grande trabalho nesse sentido. As lesões que temos agora são lesões traumáticas que não controlamos. São coisas do jogo, é um jogo de contacto. O que controlamos temos muito bem feito».

Rui Borges comentou a situação do plantel:

«Olho para eles e sinto-os super motivados. Logo por aí, é sinal de que a energia vai lá estar e muitas vezes o cansaço é mais mental do que risco. Claro que, com o decorrer do jogo e tivermos intensidade desde o início do jogo, podemos sentir um pouco mais à frente. É para isso que existem substituições».

O treinador falou sobre uma possível renovação:

«Se tivesse aqui o contrato, assinava. Não é algo que me passe pelo pensamento para já. Tenho contrato até 2027, sei bem da confiança que tenho com a toda a estrutura técnica. Apenas focado em fazer o melhor naquilo que é o nosso trabalho, que acho que tem sido bem feito. Tudo o resto é consequência do nosso trabalho. Estou aqui em consequência disso e é assim que vou continuar a olhar para o futuro. As coisas, a seu tempo, virão. Acima de tudo, o meu foco é ser diariamente cada vez melhor, tornar o Sporting mais forte e ganhar títulos».

Rui Borges foi novamente questionado em relação a Pedro Gonçalves:

«Sentiu um desconforto no último lance do treino. Há coisas que acontecem. Às vezes, é a fisiologia de muitos dos atletas. Sabemos disso. Tentamos precaver-nos ao máximo disso e no que fazemos, fazemos muito bem feito. Não vamos conseguir sempre não ter lesões ao longo da época, isso infelizmente é quase impossível».

Rui Borges não pensa no mercado:

«Não tenho listas, já disse que não estou muito focado no mercado. Temos muitos jogos e não perco tempo a olhar para isso. Não sei se iremos ou não ao mercado. Foco-me muito nas minhas soluções atuais que são as que me importam. Queremos dar resposta nestes jogos e não dá para ir buscar ninguém. A seu tempo vamos tomar essas decisões. Neste momento, o meu foco está completamente virado nos jogadores que tenho e que podem jogar. Em Munique demos resposta e não ganhámos. E respondendo à primeira pergunta, o grupo está confiante e super motivado. Percebeu muito bem o que fomos capazes de fazer nestes últimos jogos de maior exigência, percebemos o que fizemos bem e menos bem. Eles sabem e percebem, são muito ambiciosos e não se cansam de ganhar. Estão sempre à procura de serem melhores. Sabem o que poderíamos ter feito melhor e o que fizemos muito bem. Estão super motivados. Afetados? Não. Não saímos felizes de Munique porque queríamos ganhar, mas demos o nosso melhor e fizemos um grande jogo. Continuamos o nosso crescimento apesar de um resultado que não nos agrada. A equipa sabe muito bem do que é capaz».

Rui Borges falou de Zeno Debast:

«Não arriscamos nada. Quando estão aptos para jogar e a 100%, dentro do que são os testes e parâmetros que temos, entram para treino. Dentro disso, acredito que o Zeno volte pelo menos no início de janeiro. Espero. Se voltar antes, melhor para nós, ganhamos mais uma solução porque o Diomande vai para a CAN. Depois claro, há a parte física. Tem de estar no seu melhor para responder à exigência».

O treinador comentou as futuras ausências de Ousmane Diomande e de Geny Catamo:

«Em relação a Diomande e Geny, tentámos. É algo que sabemos que não será fácil, mas tentámos até porque só jogam um contra o outro no dia 24. Tentar apelar a isso. Se não acontecer, é seguir. Resposta? Para já, que saiba, não».

O técnico elogiou a formação do Sporting:

«Claramente, e já disse isso. Há bocado disseram que sou muito feliz no Sporting e sou muito mesmo. O dia a dia deixa-me feliz, é muito alegre, positivo, energia muito boa. E isso sente-se claramente. Seja na formação, seja na ala da equipa principal. Fico feliz porque os miúdos têm conseguido dar seguimento à imagem Sporting, naquilo que é passar da formação para a equipa principal. Temos conseguido meter mais miúdos connosco e isso é de valorizar, é sinal que o trabalho está a ser bem feito. Não tem só a ver comigo, a equipa técnica chama-os porque têm mostrado valências. Feliz por darem essa imagem e continuidade à imagem Sporting, de acreditar muito na formação. Olho para a equipa B e vejo uma equipa muito focada, rigorosa, miúdos que mesmo quando estão aqui e voltam não ficam em bicos de pés. Percebem a exigência, o quanto custa ter uma oportunidade. Os prémios depois é a valorização individual, trabalham muito e nada melhor do que ser reconhecidos por isso. Às vezes achamos que estamos bem e podemos não estar, mas ser reconhecidos pelos outros passa confiança. E isso é bom para todos. Mas é consequência do trabalho diário deles. Têm de querer ganhar muito mais e a dificuldade de ser um jogador excecional é manter a consistência».

Rui Borges voltou a ser questionado sobre uma possível renovação:

«Ligo a essa notícia como ligo às outras todas: nada. Foco-me no meu trabalho e é isso que me motiva, é esse o meu pensamento. Focado no trabalho, o trabalho é que vai dar consequência a tudo que será o meu futuro. Sinto-me feliz aqui, independentemente de falarem de renovação ou não. Tenho contrato até 2027 e isso não me preocupa. Não se trata de confiança porque isso é demonstrado desde o primeiro dia. E nesta fase, nem precisava disso. Temos dado uma demonstração do que temos sido capazes e do que vamos fazer no futuro».

Rui Borges confirmou a convocatória de Francisco Trincão:

«Sim, está disponível. Vai estar para jogo. As ausências são o Pote e o Debast, Quenda. Quenda está fora. A malta que está há mais tempo. O Dani está a voltar, mas não está claramente ainda apto para dar o contributo. É muito por aí».

O técnico falou da CAN:

«CAN? Eu a brincar ia dizer que sim. Já disse que queria que eles perdessem, mas não desejo isso. Perdemos nós, perdem outras equipas. É saber lidar e continuar o trabalho. O Edu tem feito grandes jogos, fez mais um em Munique. Eles estão aí à porta a querer jogar e isso, a mim, deixa-me feliz».

Ricardo João Lopes
Ricardo João Lopeshttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo João Lopes realizou a sua formação na área da História, mas é um apaixonado pelo desporto (especialmente pelo futebol) desde criança, procurando estar sempre a par da atualidade.

Subscreve!

Artigos Populares

Youth League: eis o adversário do Sporting nos 16avos de final

Realizou-se esta sexta-feira o sorteio dos 16avos da Youth League. Sporting e Benfica são os portugueses que estão na prova.

Youth League: eis o adversário do Benfica nos 16avos de final

Realizou-se esta sexta-feira o sorteio dos 16avos da Youth League. Sporting e Benfica são os portugueses que estão na prova.

Exclusivo: José Morais sai do Al Wahda por vontade própria

José Morais prepara-se para abandonar o Al Wahda. O treinador português estava a realizar um grande começo de temporada.

Rui Patrício tem futuro definido e foi homenageado: «Podia ter continuado a jogar, mas queria terminar agora»

Rui Patrício esteve presente esta sexta-feira na Cidade do Futebol, onde foi alvo de uma homenagem pela sua carreira.

PUB

Mais Artigos Populares

Há novidades em relação à antevisão do Moreirense x Benfica por parte de José Mourinho

O encontro entre o Moreirense e o Benfica está marcado para domingo a partir das 18 horas. A antevisão realiza-se no sábado.

Olheiro BnR: Joe Fagnano

O segredo mais bem guardado do Draft de 2026 da NFL pode estar na Nova Inglaterra. Joe Fagnano, Quarterback da Universidade de Connecticut

FC Porto 32-36 Sporting CP: Leões vencem com o génio do seu prodígio

O Dragão Arena recebeu o jogo grande da 15.ª jornada da Liga de Andebol entre o FC Porto e o Sporting, todo um clássico do andebol nacional.