A participação da seleção argentina no Mundial 2026 pode estar em causa devido a uma investigação criminal ao presidente Claudio Tapia.
A Argentina, seleção campeã mundial em título, pode vir a falhar o Mundial 2026 devido a um escândalo financeiro que envolve o presidente da federação. Segundo a La Nación, está em causa todo o património de Claudio Tapia.
A mesma fonte adianta que a federação argentina foi alvo de buscas, assim como 17 clubes, devido a uma possível ligação à empresa financeira Sur Finanzas, que está a ser investigada por evasão fiscal e lavagem de dinheiro.
Daniel Rafecas, um juiz federal argentino, ordenou buscas a uma vivenda da empresa Real Central SRL, que está ligada a dois indivíduos próximos do presidente: Luciano Pantano e Ana Lucía Conde. Após esta busca, o tesoureiro Pablo Toviggino foi detido e pode, alegadamente, ser o dono da propriedade.
Desta forma, a FIFA espera por avanços nesta investigação para tomar uma decisão potencialmente drástica. Para além do Mundial 2026, a Argentina pode também falhar a Finalíssima.

