Taça de Portugal, oitavos de final: quinta-feira, 18 de dezembro de 2025, 20h45.
A ANTEVISÃO: DEPOIS DO ADEUS À TAÇA DA LIGA, O FC PORTO QUER EVITAR NOVA SURPRESA
O Jamor ainda mal se vê do Jardim do Morro, mas o FC Porto quer chegar ao Estádio Nacional para conquistar a sua 21.ª Taça de Portugal. Esta noite quer dar mais um passo rumo a esse objetivo, mas pela frente terá uma equipa que esta temporada está a praticar um futebol interessante, e que promete dar muito trabalho. Os dragões recebem no seu estádio o Famalicão, e na memória de todos os portistas está ainda bem presente a eliminação na Taça da Liga às mãos do Vitória SC.
Foi há pouco mais de um mês que o FC Porto visitou a casa do Famalicão para o campeonato, com a vitória a sorrir para os azuis e brancos da cidade invicta. Hoje voltam a medir forças, e Francesco Farioli, treinador portista, não deverá fazer uma mexida radical na sua equipa. Apesar de ser um compromisso para a Taça de Portugal, o adversário é de primeira linha, e o já referido afastamento da Taça da Liga é um bom exemplo de que não se pode facilitar nas provas a eliminar. Ainda assim, Cláudio Ramos irá estar entre os postes, Gabri Veiga deverá ocupar um dos lugares do meio-campo, e William Gomes volta a ser aposta no lado direito do ataque. Farioli reconhece o valor do adversário, mas sabe que o favoritismo está do seu lado, até por jogar em casa. Perspetiva-se uma entrada forte do FC Porto, que vai querer resolver cedo a questão da eliminatória. De fora por lesão continuam Nehuén Pérez e Luuk de Jong.


O Famalicão, atual sexto classificado do campeonato, vai ao Estádio do Dragão discutir a eliminatória e tentar causar uma surpresa nos oitavos de final da prova rainha do futebol português. O técnico famalicense, Hugo Oliveira, tem a ambição de chegar o mais longe possível na competição, e vai colocar em campo o seu melhor onze. Assente num 4-2-3-1, esta equipa tem praticado um futebol atractivo que tem merecido elogios. Não tenho a menor dúvida que o Famalicão irá jogar olhos nos olhos com o FC Porto, mas sempre com muitas cautelas. Espero uma equipa atrevida, e esse atrevimento poderá ser mesmo a chave do sucesso. Gil Dias, Gustavo Sá e Yassir Zabiri são alguns dos bons valores desta formação. Umar Abubakar e Óscar Aranda não vão poder dar o seu contributo por estarem lesionados.
A última vez que FC Porto e Famalicão se encontraram na Taça de Portugal foi há dois anos, quando discutiram a presença no Jamor. Os dragões venceram os dois jogos da meia final e apuraram-se para o encontro decisivo, que viriam a ganhar. Quem levar a melhor no duelo de hoje já sabe que vai defrontar o Benfica, que ontem derrotou o Farense por 0-2. Se imperar a lei do mais forte, iremos ter uma final antecipada nos quartos de final. O árbitro da partida será António Nobre, da Associação de Futebol de Leiria.
10 DADOS RÁPIDOS
1. FC Porto e Famalicão já se defrontaram 32 vezes em todas as competições. 23 vitórias para os dragões e quatro triunfos para os famalicenses.
2. Nesses 32 jogos, o FC Porto marcou 75 golos e o Famalicão 27.
3. O primeiro jogo da história entre dragões e famalicenses aconteceu na época 1946/47, para o campeonato, e acabou empatado a três bolas.
4. A maior vitória portista no seu estádio frente aos famalicenses aconteceu nas épocas 1980/81 e 1982/83, e ambas para a Taça de Portugal. 5-0 foi o resultado das duas partidas.
5. O Famalicão apenas por uma vez derrotou o FC Porto como visitante. Triunfo por 0-1 no antigo Estádio das Antas na temporada 1992/93.
6. A última vez que os dois emblemas se encontraram na Taça de Portugal foi em 2023. Vitória do FC Porto por 3-2 na segunda mão das meias-finais.
7. O Famalicão tem duas derrotas nos últimos 11 encontros.
8. A formação orientada por Francesco Farioli já marcou 47 golos em 23 jogos até ao momento, o que dá uma média de 2,04 golos por desafio.
9. O Famalicão foi fundado no dia 21 de agosto de 1931.
10. A média de altura do plantel do FC Porto é de 1,83 metros.
JOGADORES A TER EM CONTA


Samu – Andou apagado durante algum tempo, mas começa a mostrar novamente os seus dotes de goleador. Samu tem estado em bom plano nos últimos jogos, e no último fim de semana bisou no triunfo portista por 3-1 frente ao Estrela da Amadora. Francesco Farioli já não prescinde dos serviços do avançado espanhol, que é neste momento o melhor artilheiro dos azuis e brancos com 15 golos em 23 jogos.


Gustavo Sá – Tem apenas 21 anos e é um dos bons valores do futebol português da atualidade. Gustavo Sá é um médio criativo que atua preferencialmente atrás do avançado. Tem uma boa visão de jogo e uma técnica acima da média. Gosta de procurar outras zonas do terreno e assume-se como o principal armador de jogo dos famalicenses. Esta época já marcou quatro golos e regista uma assistência.
XI´s PROVÁVEIS
FC Porto: Cláudio Ramos; Alberto Costa, Kiwior, Bednarek e Francisco Moura; Pablo Rosario, Gabri Veiga e Rodrigo Mora; William Gomes, Borja Sainz e Samu
Treinador: Francesco Farioli
«Imagino que para o adversário seja um objetivo chegar ao Jamor e vencer a Taça de Portugal. É uma equipa que admiro, pela forma como são organizados taticamente, graças ao trabalho do treinador. Sei o que querem fazer e vai depender da abordagem deles ao jogo, como vêm jogar ao Estádio do Dragão. Se vão pressionar alto ou se voltam a jogar uns metros mais atrás. Cabe-nos encontrar soluções e estar conectados ao jogo, quer nos 90 minutos ou até mais ainda, se necessário».
Famalicão: Carevic; Rodrigo Pinheiro, Justin de Haas, Léo Realpe e Pedro Bondo; Mathias de Amorim e Tom van de Looi; Gil Dias, Gustavo Sá e Sorriso; Zabiri
Treinador: Hugo Oliveira
«O FC Porto tem sido a equipa mais regular e capaz do campeonato. A tabela não mente. Sabe o poder que tem, mas neste jogo também sabe que vai encontrar um Famalicão assertivo e que quer sempre jogar de uma forma corajosa. Farioli sabe que somos uma equipa simples, mas difícil de parar. Por isso, acho que vamos ter um bom jogo de futebol».
PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 2-1 Famalicão

