Mario Pineida foi assassinado a tiro, juntamente com a mulher, no Equador. O antigo internacional foi homenageado pelo Barcelona SC, que vai retirar a camisola 2 durante toda a época.
A morte de Mario Pineida chocou o mundo do Futebol e suscitou diversas reações. O lateral equatoriano foi assassinado, juntamente com a mulher, junto a uma loja, na zona de Guayaquil. A morte do jogador gerou uma onda de choque entre toda a comunidade desportiva e o Barcelona SC, o clube que Mario Pineida representava, já deixou uma mensagem de sentimentos, com uma pequena homenagem: o número 2 vai ser retirado, pelo menos, durante a época de 2026:
«O Barcelona Sporting Club informa aos seus sócios e adeptos que o número 2 da camisola oficial do clube será retirado durante toda a temporada de 2026. Esta decisão foi tomada em memória de Mario, em reconhecimento ao seu legado, dedicação e profundo significado para a história da nossa instituição, e como uma demonstração de respeito e lembrança permanente. Por fim, o clube informa que, na Noche Amarilla 2026, será realizada uma cerimónia de homenagem e memória, como um tributo especial aos nossos sócios e adeptos. Para sempre, Mario», escreveu o Barcelona SC, em comunicado.
Mario Pineida representou também Fluminense, Independiente del Valle e o El Nacional.

