César Peixoto responde ao Bola na Rede: «Parte da nossa estratégia passava por fechar o espaço interior e obrigar o Sporting a jogar pelos corredores laterais»

- Advertisement -

O Gil Vicente empatou com o Sporting (1-1), na 17.ª jornada da Primeira Liga. César Peixoto respondeu a uma questão do Bola na Rede na conferência de imprensa.

César Peixoto analisou o empate entre Gil Vicente e Sporting (1-1) da 17.ª jornada da Primeira Liga. O Bola na Rede esteve presente no Estádio Cidade de Barcelos, no final do encontro, teve a possibilidade de colocar uma questão ao treinador dos gilistas.

Lê também a questão colocada a Rui Borges, treinador do Sporting.

Bola na Rede: No início da temporada, iniciou com o Luís Esteves mais numa posição de 10, mas acabou por alterar o posicionamento do médio para uma posição mais recuada. Gostaria de lhe perguntar quão importante é, para o processo ofensivo do Gil Vicente, ter um jogador como o Luís Esteves a ver o jogo de frente e no momento de construção. E, por outro lado, pergunto também se um dos fatores-chave do jogo foi a forma como o Gil Vicente ativou os corredores laterais, principalmente quando o jogo se partiu a meio da segunda parte.

César Peixoto: Sim, parte da nossa estratégia passava por fechar o espaço interior e obrigar o Sporting a jogar pelos corredores laterais, para depois acionar a pressão e dar continuidade a essa pressão. E foi algo bem conseguido, porque o Sporting quase sempre acabou por jogar por fora ou em diagonais para o espaço, e aí conseguimos eliminar muito daquilo em que o Sporting é forte, que é o jogo por dentro. Conseguimos fazê-lo, e muito bem. Acho que o Luís, jogando mais atrás, tem a ver com duas questões. Primeiro, fica mais perto de pegar no jogo e é um jogador que sabe gerir os momentos do jogo. Tem capacidade para jogar curto, jogar longo e uma grande visão de jogo. Já o Santi, que antes estava mais atrás, agora aparece mais à frente. É um jogador muito mais agressivo na primeira fase de pressão e, ofensivamente, tem mais chegada à área. É alto, tem golo, não tem feito muitos, é verdade, e eu estou sempre a puxar por ele nesse aspeto, porque tem de aparecer mais em zonas de finalização. É um jogador com golo, que consegue ter chegada à área, quase como se jogasse como um falso avançado. Acho que a equipa se enquadrou muito bem desta forma. O Luís, mais atrás, tem de trabalhar mais, mas também tem mais facilidade em pegar no jogo e intervir. O Santi, na frente, sente-se mais confortável, sobretudo nas diagonais entre o central e o lateral. Tem uma passada larga, outra dinâmica. Nós vamos analisando e construindo a nossa ideia de jogo em função das características dos jogadores e percebendo onde os podemos potenciar melhor, de acordo com aquilo que a equipa precisa. Foi um pouco isso que fizemos, não só com estes dois, mas com todos. Mais uma vez, a equipa fez um bom jogo. Foi um jogo muito coletivo, não há um jogador que se destaque muito acima dos outros. É uma equipa que, coletivamente, é forte.

Rodrigo Lima
Rodrigo Limahttp://www.bolanarede.pt
Rodrigo é licenciado em Ciências da Comunicação e está a frequentar o mestrado em Gestão do Desporto. Trabalha na área do jornalismo desportivo, com particular interesse pela análise de futebol.

Subscreve!

Artigos Populares

Nuno Espírito Santo volta a ser derrotado em noite de estreia para Pablo Felipe

O West Ham United foi derrotado por duas bolas a uma pelo Nottingham Forest, em jogo da 21.ª jornada da Premier League.

Juventus leva a melhor sobre o Sassuolo e regressa aos lugares de acesso à Champions League

A Juventus foi ao terreno do Sassuolo esta terça-feira vencer por três bolas a zero, em jogo da 19.ª jornada da Serie A.

Estão definidos os quartos de final da CAN

Estão oficialmente encerradas as partidas dos oitavos de final da CAN. Já se conhecem as seleções apuradas.

Vai colocar o pé no travão? Real Madrid pode influenciar saída de Rafael Obrador do Benfica em janeiro

Rafael Obrador está a ser apontado a uma saída do Benfica neste mercado de transferências. O jogador é pretendido pelo Torino.

PUB

Mais Artigos Populares

Alarmes ligados: FC Porto em risco de não contar com peça chave para a partida com o Benfica

O FC Porto está em risco de não poder utilizar Francisco Moura no encontro frente ao Benfica. O lateral encontra-se lesionado.

Souleymane Faye a um passo de ser reforço do Sporting: terceira oferta agradou ao Granada

Souleymane Faye prepara-se para ser reforço do Sporting. O acordo dos leões com o Granada está perto de se concretizar.

Taça da Liga: Luis Suárez marca o primeiro golo após bela assistência de Francisco Trincão

O Sporting está a vencer o Vitória SC por 1-0 na primeira meia final da Taça da Liga. Luis Suárez marcou o golo dos leões.