Bino Maçães e a aposta dos clubes nos sub-17: «O José Neto é um bom exemplo daquilo que é o crescimento e a aposta que pode ser sustentada

- Advertisement -

Bino Maçães foi entrevistado pelo Bola na Rede. Selecionador nacional passou em revista ano dos sub-17 com vitórias no Europeu e no Mundial.

Bino Maçães concedeu uma entrevista ao Bola na Rede depois da seleção nacional sub-17 ter sido distinguida como a Equipa do Ano 2025. O treinador falou dos exemplos de aposta nos clubes e na possibilidade de ver jogadores chegar a um outro patamar em breve.

«Há jogadores com potencial e temos todos um desafio, quer nós seleções, quer nós clubes. É um desafio quebrar um bocadinho a percentagem de jogadores que passam pelas seleções e pelos clubes a chegar às equipas A, que é muito pequena. É verdade que temos lançado muita gente, mas ainda é uma percentagem pequena. Quando falamos de gerações, normalmente 10% do ano anterior chegam às equipas principais. É pouco. Este é um desafio para nós. Esta equipa é campeã da Europa e campeã do Mundo e temos de começar a colocar mais gente lá e a subir a percentagem. Isso é importante. As novas gerações que aí veem vão identificar-se mais com esta equipa, porque ganhou, e vão querer mais e acreditar também que o podem alcançar. Que isso nos leve a que haja uma percentagem bem maior de jogadores nas equipas principais. O Zé Neto é um bom exemplo daquilo que é o crescimento e a aposta que pode ser sustentada. Há mais jogadores com qualidade para o poderem fazer», começou Bino Maçães.

«Até vão achar estranho, mas vejo jogadores da nossa seleção que jogaram menos neste Europeu e neste Mundial com capacidade para jogar nas equipas principais. É verdade que há uns que vão ter de jogar mais que outros, vai ser sempre assim, mas mesmo os que não jogaram com tanta regularidade, entraram sempre bem. Também é uma avaliação minha da personalidade e do carácter do jogador. Se quando jogas 10 minutos é como quando jogas 90 pelo que metes dentro de campo, são verdadeiros valores que acho que um jogador tem de ter para chegar às equipas principais. A resiliência, o saber estar, o saber que não é o meu momento, mas vou dar mais e quero mais são importantes e não é fácil nas novas gerações. Estamos a falar de miúdos que têm tudo, não passam por dificuldade nenhuma, são titulares indiscutíveis nos clubes e depois chegam à seleção e não jogam. Como é que reagem a isso? Para mim, são fatores determinantes para chegar a patamares de grande exigência. Não vou falar em nomes, naturalmente, até porque tenho um grande respeito por todos eles e um orgulho de que já falei, mas há miúdos com muito potencial para chegarem à equipa principal a curto prazo», frisou o treinador dos sub-17.

toda a entrevista de Bino Maçães. Recorde-se que, em 2025, os sub-17 nacionais venceram o Europeu e o Mundial da categoria.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Patrick de Paula termina empréstimo no Estoril Praia e ruma ao Remo

O Estoril Praia terminou o empréstimo do médio do Botafogo, Patrick de Paula. O brasileiro voltou a ser emprestado até ao final de 2026, ao Remo.

Vitória SC x Braga na Taça da Liga vai fazer história e Dérbi do Minho decidir pela 1ª vez título em Portugal

O Vitória SC e o Braga chegaram à final da Taça da Liga e um Dérbi do Minho apurará o vencedor do troféu. Jogo vai ser inédito.

Tribuna VIP: Quando o treinador percebe que já não controla o contexto

João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol, licenciado em Psicologia do Desporto e está no seu espaço de opinião no nosso site.

Neemias Queta com números inéditos na NBA desde 1989 na derrota dos Boston Celtics contra os Denver Nuggets

Neemias Queta chegou aos 20 ressaltos na derrota dos Boston Celtics diante dos Denver Nuggets na NBA. Exibição de gala do poste português.

PUB

Mais Artigos Populares

Kenneth Taylor chega a princípio de acordo e prepara-se para deixar o Ajax e encontrar novo clube

Kenneth Taylor está a caminho da Lazio como substituto de Mattéo Guendouzi. Médio neerlandês vai deixar o Ajax.

Clubes estrangeiros e tubarões europeus em força na final four da Taça da Liga

A final four da Taça da Liga foi palco para olheiros de clubes europeus. Sporting x Vitória SC e Benfica x Braga com gente de fora a ver.

Gian Piero Gasperini exige reforços e pede à AS Roma contratação de avançado português

Gian Piero Gasperini quer ver reforços chegar à AS Roma e tem preferência. Fábio Silva é o nome de maior agrado para o ataque do treinador.