Bino Maçães e a aposta dos clubes nos sub-17: «O José Neto é um bom exemplo daquilo que é o crescimento e a aposta que pode ser sustentada

- Advertisement -

Bino Maçães foi entrevistado pelo Bola na Rede. Selecionador nacional passou em revista ano dos sub-17 com vitórias no Europeu e no Mundial.

Bino Maçães concedeu uma entrevista ao Bola na Rede depois da seleção nacional sub-17 ter sido distinguida como a Equipa do Ano 2025. O treinador falou dos exemplos de aposta nos clubes e na possibilidade de ver jogadores chegar a um outro patamar em breve.

«Há jogadores com potencial e temos todos um desafio, quer nós seleções, quer nós clubes. É um desafio quebrar um bocadinho a percentagem de jogadores que passam pelas seleções e pelos clubes a chegar às equipas A, que é muito pequena. É verdade que temos lançado muita gente, mas ainda é uma percentagem pequena. Quando falamos de gerações, normalmente 10% do ano anterior chegam às equipas principais. É pouco. Este é um desafio para nós. Esta equipa é campeã da Europa e campeã do Mundo e temos de começar a colocar mais gente lá e a subir a percentagem. Isso é importante. As novas gerações que aí veem vão identificar-se mais com esta equipa, porque ganhou, e vão querer mais e acreditar também que o podem alcançar. Que isso nos leve a que haja uma percentagem bem maior de jogadores nas equipas principais. O Zé Neto é um bom exemplo daquilo que é o crescimento e a aposta que pode ser sustentada. Há mais jogadores com qualidade para o poderem fazer», começou Bino Maçães.

«Até vão achar estranho, mas vejo jogadores da nossa seleção que jogaram menos neste Europeu e neste Mundial com capacidade para jogar nas equipas principais. É verdade que há uns que vão ter de jogar mais que outros, vai ser sempre assim, mas mesmo os que não jogaram com tanta regularidade, entraram sempre bem. Também é uma avaliação minha da personalidade e do carácter do jogador. Se quando jogas 10 minutos é como quando jogas 90 pelo que metes dentro de campo, são verdadeiros valores que acho que um jogador tem de ter para chegar às equipas principais. A resiliência, o saber estar, o saber que não é o meu momento, mas vou dar mais e quero mais são importantes e não é fácil nas novas gerações. Estamos a falar de miúdos que têm tudo, não passam por dificuldade nenhuma, são titulares indiscutíveis nos clubes e depois chegam à seleção e não jogam. Como é que reagem a isso? Para mim, são fatores determinantes para chegar a patamares de grande exigência. Não vou falar em nomes, naturalmente, até porque tenho um grande respeito por todos eles e um orgulho de que já falei, mas há miúdos com muito potencial para chegarem à equipa principal a curto prazo», frisou o treinador dos sub-17.

toda a entrevista de Bino Maçães. Recorde-se que, em 2025, os sub-17 nacionais venceram o Europeu e o Mundial da categoria.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal x Croácia entra diretamente na história: eis a razão

Portugal 2-1 Croácia entrou diretamente para a história. Segunda vez que a Seleção Nacional vira um jogo a eliminar de Mundial.

FC Porto entre os interessados em lateral que joga na Alemanha

O FC Porto é um dos clubes atentos a Sael Kumbedi. Lazio, AS Roma, Feyenoord e um clube da Ligue 1 também mostram interesse.

Novo treinador do Al Nassr já ganhou final europeia a Ruben Amorim: recorda o momento

Ange Postecoglou venceu a Europa League frente a Ruben Amorim, em 2025. Na altura, o Tottenham ganhou ao Manchester United por 1-0.

Fotis Ioannidis fala sobre os reforços do Sporting: «Parecem-me excelentes, amigáveis»

Fotis Ioannidis falou sobre os primeiros contactos com os reforços do Sporting. Avançado grego deu entrevista aos meios do clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Fotis Ioannidis: «Estamos com mais ‘fome’ do que nunca e ansiosos por lutar pela Liga e tudo»

Fotis Ioannidis falou sobre o arranque da pré-temporada, reforços do Sporting e a última temporada. Eis o que disse.

Sporting faz treino em conjunto com a equipa B e houve jogo

O Sporting prosseguiu os trabalhos da pré-temporada. Realizou-se um treino em conjunto com a equipa B dos leões.

Yeremay Hernández cai com estrondo: Sporting cancela negociações com o extremo e já se sabe a razão

Yeremay Hernández não deve ser jogador do Sporting. O emblema de Alvalade não está disposto a chegar à verba pedida pelo extremo.