CAN 2025, Final: Domingo, 18 de janeiro de 2026, 20h00.
A ANTEVISÃO: DOIS TITÃS DO FUTEBOL AFRICANO ENFRENTAM-SE EM JOGO HISTÓRICO
Este sábado, no estádio Príncipe Moulay Abdellah, joga-se a final da CAN 2025, entre Senegal e Marrocos. Duas equipas que, a nível estatístico, estão (quase) em pé de igualdade, prometendo um duelo ofensivo de grande qualidade.
Na última eliminatória, o Senegal liderado por Sadio Mané, ex-avançado do Liverpool derrotou por uma bola a zero, a melhor equipa da história da competição, o Egito (com sete vitórias no palmarés). Este duelo foi o terceiro confronto decisivo entre Mané e Mohamed Salah, antiga dupla de extremos de Jurgen Klopp nos ‘reds’, após a CAN 2021 e durante a qualificação para o Mundial 2022.
Desta vez, a geração senegalesa vem com grandes talentos da Premier League, como Iliman Ndiaye, extremo do Everton de 25 anos, que já deixou a sua contribuição no caminho para a final. Contra o Mali nos quartos de final, Ndiaye construiu e completou uma jogada no último terço, que serviu como o único golo da eliminatória. Idrissa Gueye, de 36 anos do Everton, e Kalidou Koulibaly, capitão e veterano tal como Mané, e uma das figuras centrais do Nápoles da última década, também são figuras que fazem parte da sólida estrutura da convocatória do selecionador Pape Thiaw.
Para além do talento óbvio de Hakimi e Brahim Diaz, jogadores formados no Real Madrid, que garante a olho nu muito do favoritismo atribuído aos Leões de Atlas a seleção marroquina procura vingar-se da pobre prestação da última CAN. A equipa de Marrocos, com o percurso histórico durante o Mundial 2022, surgiu como a favorita para ganhar a edição na Costa do Marfim em 2024, mas tudo correu mal. Mesmo após a eliminação prematura contra a África do Sul, os anfitriões mantiveram a base.
Agora, a equipa de Marrocos procura um título que escapa desde 1976, com a sua única vitória. Desde então, Walid Regragui apostou em Ayoub El Kaabi, como opção principal na posição de ponta de lança, descartando Youssef En-Nesyri, que agora obtém minutos de jogo a partir do banco. En-Nesyri foi titular na última CAN e no Mundial, onde marcou contra Portugal, ditando a eliminação da seleção das quinas do Catar.
Regragui adotou um estilo de jogo mais intenso, focado num ritmo de jogo mais elevado, apenas com um ligeiro abrandamento da eficiência deste plano, contra a Nigéria e o confronto físico com Calvin Bassey.
O árbitro nomeado é Mahmoud Ismail Chantir.
10 DADOS RÁPIDOS
- O confronto derradeiro inclui dois vencedores do prémio de futebolista africano do ano: Mané (2019, 2022) e Hakimi (2025)
- A seleção marroquina já foi anfitriã numa instância (1988), ficando em quarto lugar, nessa mesma edição
- O Senegal venceu a competição por uma vez, em 2021 contra o Egito, por 4-2 nas grandes penalidades.
- As duas equipas não perderam nenhum jogo até à final.
- Marrocos passou um total de 0 minutos a perder um jogo nesta CAN. (Senegal passou oito minutos, no empate contra o Congo, por 1-1)
- O Senegal tem 12 golos marcados, enquanto que Marrocos tem 13 golos marcados
- O Senegal é a melhor defesa entre as duas seleções (dois golos sofridos contra três)
- Marrocos passou para as meias-finais, eliminando a Nigéria, o melhor ataque da competição até agora (14 golos marcados, antes do jogo de terceiro lugar)
- Se Brahim Diaz terminar o torneio como melhor marcador, será a primeira vez desde 2012, que o goleador da competição é marroquino.
- Esta será a quarta final da história da seleção senegalesa, enquanto que os leões de Atlas participam no seu terceiro jogo decisivo na CAN.
JOGADORES A TER EM CONTA
Sadio Mané – Um golo solitário de Sadio Mané para eliminar os egípcios, consolidou a solida prestação que continua a desempenhar este torneio, com dois golos e três assistências, antes da última final da CAN, para a carreira do jogador de 33 anos, colega de equipa de Cristiano Ronaldo no Al-Nassr.
Brahim Diaz – Decisivo durante todos os jogos, exceto o confronto das meias-finais contra a Nigéria, Brahim Diaz fez um torneio de estreia por Marrocos fulgurante, e tudo indica que acabara a CAN como melhor marcador.
XI´s PROVÁVEIS
Senegal: Edouard Mendy; Krepin Diatta, Mamadou Sarr, Niakhaté e Malick Diouf; Pape Matar Sarr, Idrissa Gueye e Pape Gueye; Iliman Ndiaye, Sadio Mané e Nicolas Jackson
Treinador: Pape Thiaw
«Nós sabemos que vamos defrontar Marrocos, o que é muito bom. Também sabemos que representaram a África na meia-final do Campeonato do Mundo no Catar. Também ganharam o Campeonato do Mundo de Sub-20. Temos de estar bem preparados».
Marrocos: Bounou; Hakimi, Adam Masina, Nayef Aguard e Mazraoui; Ismael Saibari, El Aynaoui, El Khannouss; Brahim Diaz, Ezzalzouli e El Kaabi
Treinador: Walid Regragui
«Nós não devemos dizer: «É vencer hoje ou nunca». Se pensarmos [desta] maneira, não venceremos amanhã. Devemos dizer que venceremos amanhã e também mais tarde».
PREVISÃO DE RESULTADO: Senegal 0-2 Marrocos

