Para a última jornada da fase regular da Europa League, o Braga depende apenas de si para garantir a passagem direta, enquanto o FC Porto depende de resultados de outras equipas.
Depois do empate do FC Porto frente ao Viktoria Plzen (1-1) e da vitória do Braga sobre o Nottingham Forest (1-0), os comandados de Francesco Farioli ocupam agora a 9.ª posição da fase regular da Europa League, enquanto o Braga é o 5.º classificado.
Na próxima quinta-feira, dia 29 de janeiro, os dragões recebem o Rangers no Estádio do Dragão. Mesmo em caso de vitória, o FC Porto continua dependente dos resultados de AS Roma, Ferencváros e Real Betis, que não podem vencer se os dragões quiserem garantir a passagem direta aos oitavos de final. Um empate pode ser suficiente caso o Real Betis perca, mas há ainda seis equipas (Genk, Estrela Vermelha, PAOK, Estugarda, Celta e Bolonha) que podem igualar ou superar a pontuação do FC Porto, colocando em risco a qualificação direta.
Já o Braga desloca-se aos Países Baixos para defrontar o Go Ahead Eagles e só depende de si para assegurar o apuramento. Em caso de empate, os bracarenses ficariam com 17 pontos e só cairiam para o 9.º lugar se o Midtjylland não perdesse e se Ferencváros, Roma, Betis e FC Porto vencessem os respetivos jogos.
Em caso de derrota, o Braga ainda pode garantir a passagem aos oitavos dependendo dos resultados das outras equipas, mas também corre o risco de terminar a fase regular da competição no 11.º lugar.

