Primeira Liga Portuguesa, 19.ª jornada, sábado, 24 de Janeiro, 18:00 .
A ANTEVISÃO: DO SONHO DA CHAMPIONS DO SPORTING À REALIDADE EM AROUCA
O Sporting está ainda a viver uma semana de sonho depois de na terça-feira ter batido em Alvalade o atual campeão europeu PSG por 2-1 e ter garantido o play-off da Champions League e com todas as hipóteses em aberto para a qualificação direta para os oitavos de final. Mas rapidamente terá de descer à terra e mudar o chip para o modo campeonato para enfrentar um aflito Arouca, fora de casa, e evitar mais surpresas se ainda quer sonhar com a revalidação do título nacional.
Os leões continuam com a sua onda de lesões ativa embora mais desanuviada com os regressos em pleno de Zeno Debast e Daniel Bragança juntando ao regresso de Morten Hjulmand, castigado na Champions League, e que regressa à equipa, alargando o leque de opções de Rui Borges.
Para além do gradual regresso dos lesionados, os leões já fizeram a sua investida ao mercado onde contrataram o médio Luís Guilherme do West Ham por 14 milhões de euros e do extremo, já disponível para este jogo, o ganês Souleymane Faye ao Granada, por seis milhões e meio de euros. De resto, a enfermaria leonina vai-se esvaziando tendo ainda os lesionados Nuno Santos, Pedro Gonçalves e os mais recentes Fotis Ioannidis, Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande e Salvador Blopa.
Este será um desafio difícil num campo complicado, previsivelmente pesado devido ao tempo que está previsto, para os comandados de Rui Borges que procuram não perder mais pontos para um FC Porto que parece aparentemente invencível.
O técnico leonino não deverá apresentar um onze muito diferente daquele que venceu o campeão europeu em título. Rui Silva continuará entre os postes. Fresneda e Ricardo Mangas surgirão nas laterais. E no centro da defesa manter-se-á Gonçalo Inácio e o regressado Zeno Debast. No meio-campo defensivo, regressa Hjulmand para jogar ao lado de João Simões. Mais à frente, Geny Catamo surgirá na direita, Maxi Araujo na esquerda e Trincão mais liberto no meio.
Na frente de ataque continuará a grande figura do último jogo da Champions, com dois golos, o internacional colombiano. Luis Suárez. Do outro lado, estará um Arouca precisado de pontos já que ocupa uma precária 15ª posição com 17 pontos, três pontos acima do Casa Pia, equipa que ocupa o lugar de play-off de manutenção.
As equipas de Vasco Seabra, treinador do Arouca, costumam jogar um futebol positivo, de ataque com as suas equipas a praticarem um futebol agradável, mas a necessidade de pontos pode alterar a forma da equipa arouquense jogar. Pode acabar por fazer um jogo de mais contenção tentando saídas rápidas para o ataque com destaque para os extremos Trezza e Djouahra.
Arouca e Sporting já se defrontaram 20 vezes na história com vantagem larga para os leões com 17 vitórias, dois empates e apenas uma vitória para os arouquenses, O jogo será arbitrado por Hélder Carvalho da AF de Santarém. Os seus árbitros assistentes serão José Mira e Alexandre Ferreira e o quarto árbitro, Pedro Ramalho. No VAR estará Manuel Mota e no AVAR, Paulo Miranda.
10 DADOS RÁPIDOS
- Na Liga Portuguesa, arouquenses e verdes e brancos defrontaram-se 17 vezes com larga vantagem para os leões com 14 vitórias, dois empates e uma vitória do Arouca.
- Em Arouca, as duas equipas defrontaram-se nove vezes com oito vitórias leoninas e apenas um triunfo arouquense.
- Nos últimos cinco jogos o Arouca só perdeu um.
- Nos últimos oito jogos em casa o Arouca só venceu um.
- O Sporting não perde com o Arouca há sete jogos.
- Rui Borges e Vasco Seabra defrontaram-se em cinco ocasiões com três vitórias para o técnico do Sporting e dois empates.
- A única vitória do Arouca na Liga portuguesa frente ao Sporting foi na época 2022/23 por 1-0.
- Islam Slimani, Fredy Montero e Trincão são os melhores marcadores dos embates entre lobos e leões com quatro golos cada.
- O Sporting marca há 30 jogos consecutivos esta época. Só ficou em branco na Supertaça.
- Este jogo pode marcar a estreia do mais recente reforço do Sporting, Souleymane Faye, ex-Granada.
JOGADORES A TER EM CONTA


Alfonso Trezza – O avançado e extremo dos dois lados, uruguaio de 26 anos vai ser como em todos os jogos, uma seta apontada à baliza adversária, neste caso à de Rui Silva. É um extremo rápido, tecnicamente evoluído, na senda de bons extremos que os lobos têm descoberto nos últimos anos e capaz de causar desequilíbrios no último terço às equipas contrárias. Há três épocas na Serra da Freita, apresenta números muito interessantes para um jogador de equipa pequena. Parece talhado para maiores voos na carreira.


Morten Hjulmand – Depois de dois jogos de ausência, um para o campeonato frente ao Casa Pia e para a Champions League contra o PSG, devido a castigo disciplinar, o capitão regressa ao seu posto de comando no meio-campo leonino onde ele é rei e senhor do pivot defensivo leonino. Já é um jogador com história no Sporting, um dos mais importantes. Já teve vários parceiros ao seu lado, mas ele permanece sempre como um farol que guia a equipa. E mais uma vez assim será em Arouca.
XI´s PROVÁVEIS
Arouca: Mantl, Tiago Esgaio, Matias Rocha, Javier Sanchez, Amadou Danté, Espen Van Ee, Lee, Trezza, Djouahra, Fukui, Ivan Barbero.
Treinador: Vasco Seabra
«Temos a expectativa de conseguir contrariar o poderio de Sporting e transformarmo-nos em protagonistas. Temos de colocar a nossa melhor versão, procurar estratégias e fugas, sendo fiéis ao nosso plano. Quanto maior o desafio, maior a oportunidade de lidar com ele. Não podemos jogar com medo, a ansiedade é natural em qualquer jogo. Temos capacidade para competir».
Sporting: Rui Silva, Fresneda, Zeno Debast, Gonçalo Inácio, Ricardo Mangas, Hjulmand, João Simões, Geny Catamo, Maxi Araujo, Trincão, Luis Suárez
Treinador: Rui Borges
«Contextos diferentes. A exigência será diferente e o adversário vai pedir outras coisas. É tentar mudar esse chip que tanto falamos para as dificuldades do jogo em Arouca, que não terá nada a ver com a Champions. Foram três pontos para outra competição, contra um grande adversário. O jogo com o Arouca vai ser diferente, o campeonato é que é a nossa Liga dos Campeões. O estado do terreno, se vai chover, se vai estar temporal… São coisas que teremos de ter em conta para nos adaptarmos, mas os campeões são assim, têm de ganhar independentemente das circunstâncias».
PREVISÃO DE RESULTADO: Arouca 0-3 Sporting

