José Mourinho lança o Benfica x Real Madrid: «Nunca se sabe o que pode acontecer»

- Advertisement -

José Mourinho fez a antevisão do Benfica x Real Madrid. Jogo é decisivo para o futuro das águias na Champions League.

José Mourinho anteviu o duelo entre o Benfica e o Real Madrid. O treinador das águias colocou o foco na vitória, a única maneira possível nas contas encarnadas para fechar o apuramento para o plyaoff.

«É difícil prever o jogo. Por muitos fenómenos que existam a falar de futebol, há uma coisa inegável e fantástica, que é a imprevisibilidade do jogo. Nunca se sabe o que pode acontecer. Analisas o adversário, desenvolves a equipa e o plano de jogo, mas há uma dose grande de imprevisibilidade. Resta-nos respeitar essa natureza do jogo, preparar a equipa o melhor possível e jogar o jogo com respeito a um adversário que sabemos quem é. Sabemos quem somos e temos de jogar o jogo com o objetivo que temos. Não temos de pensar nos outros resultados. Se não ganharmos não há resultados que nos possam qualificar. Só ganhando podemos ver se foram favoráveis ou não. Tentaremos tudo para ganhar o jogo, mesmo sabendo quem está do outro lado».

«Barcelona? Não me interessa. Vivo a minha carreira diariamente, penso no hoje, no ontem, no amanhã. O passado está lá».

«Plantel? Não gosto de dizer que a porta está fechada porque enquanto o mercado está aberto há sempre imprevisibilidade. Os dois jogadores que entraram têm qualidade para ajudar a equipa a ser melhor na segunda metade da época. São importantes para nós. Não estou desesperado a pensar em jogadores a sair. Estou tranquilo relativamente ao mercado. Não penso que a qualificação ou não tenha a ver com o mercado. O Benfica fez mercado no verão e agora tenta melhorar a equipa para o que resta da época. Com equilíbrio. Estou convencido que não tem nada a ver com a Champions League».

«Árbitro? Há umas semanas disse aqui que antes dos jogos nunca me preocupo muito com o árbitro, muitas vezes nem sei quem é. Não gosto de comentar árbitros antes do jogo. Depois dos jogos falo dos árbitros. No jogo contra a Juventus não falei, se falasse diria que foi absolutamente fantástico, tanto ele como o VAR. Digo quando perco para valorizar que, quando perco, os árbitros também são bons».

«Os jornalistas têm uma qualidade que respeito muito, que é levar as coisas na direção que vos interessa. Perguntaram-me se era uma surpresa ver o Spalletti orientar a Juventus, se tinha condições. A resposta era, em defesa do Spalletti, que não me surpreende vê-lo a treinar a Juventus e a treinar grandes clubes. Surpreende-me ver treinadores sem história treinar grandes clubes. Em 2000, um gigante chamado Benfica chamou um treinador que não tinha ganho nada para treinar o Benfica. Disse que não ia porque não queria ser assistente, não sabia que ia ser principal. Foi com surpresa que recebi a situação. Tanto o Chivu como o Arbeloa, de quem falaram, são meus meninos. São antigos jogadores meus e antigos jogadores especiais meus. O Álvaro, do ponto de vista humano, é dos meus jogadores favoritos. Não era o melhor jogador do Real Madrid, mas era um dos melhores homens que jogou comigo no Real Madrid. Era o último a pressionar. São muito inteligentes na forma como fazem o vosso trabalho, mas ao Álvaro só quero que tudo corra bem e que possa ter uma carreira fantástica como treinador».

«O Benfica tem de jogar com as características que tem. Não gostaria de jogar como vamos jogar amanhã, gostaria estrategicamente de jogar de outro modo, mas temos de jogar com as qualidades que temos. Para ganhar, temos de marcar mais um golo que o adversário. Não marcar não nos permite ganhar. Se temos de marcar, temos de jogar para marcar. Ao mesmo tempo, não podemos sofrer muitos. Repetir o jogo que fizemos em Turim, em que pisámos a área 34 vezes sem golo, e fazê-lo…não acredito que o faremos 34 vezes e temos de fazer golo».

«Passagem de Xabi Alonso pelo Real Madrid? É outro dos meus rapazes. Só tenho recordações positivas. Tive a emoção de jogar contra ele como terei amanhã com o Álvaro. Tocou-me e emocionei-me antes e depois do jogo. Alegria muito grande pelo que fez no Leverkusen e por ter chegado ao Real Madrid. O que aconteceu e porque terminou não me interessa. No futebol é difícil que algo me surpreenda. Tudo pode acontecer. A sua carreira irá noutra direção e será muito feliz. No Leverkusen mostrou o nível de treinador a que pode chegar».

«Possibilidade de ficar fora do playoff? A não qualificação, hipotética, pode ser vista de perspetivas diversas e diferentes. O grande problema desta fase de qualificação passa pela derrota inicial em casa num jogo que é obrigatório ganhar. Estaríamos com nove pontos e a um ponto de nos qualificarmos. Passa também por jogos que perdemos. A derrota em casa com o Bayer Leverkusen, injusta e descontextualizada, também marca a qualificação».

«Espero que com o Arbeloa vá tudo bem. Pode treinar qualquer clube do mundo que quero que vá bem. O Real Madrid pode ser treinado por qualquer treinador do mundo que quero que corra bem. Imagine o Real Madrid com o Arbeloa. Só amanhã é que quero que corra mal. Depois quero que corra sempre bem. Quero muito de bom ao Real Madrid e ao Álvaro. Não o analiso como treinador porque não o conheço como treinador, não o vi treinar, não segui a sua trajetória com os jovens. Não o posso dizer. Há uma dimensão humana para ser treinador no Real Madrid. Não tenho conselhos. Que seja feliz e que goste muito. Ser treinador é uma missão muito difícil porque há sempre muita gente que sabe mais que tu e fala de ti a cada dia, te critica a cada dia. Fazem-se de influencers no mundo do futebol. Para quem começa agora, como o Álvaro, é importante que goste muito deste trabalho. Se amanhã me disser que está encantado por ser treinador, fico tranquilo».

«Motivação do plantel? O mesmo que disse com a Juventus. Acho que fomos bem sucedidos na abordagem. Quando não há nada a perder, tens de ir com tudo. Ou matas ou morres de pé e é o que vamos tentar amanhã. Com equilíbrio, porque sem equilíbrio estes jogadores castigam. Metem três pés na área adversária e castiga. São de um nível tão alto que esperam pelo teu erro para te castigar».

«Não falei com o Álvaro. O meu número de telemóvel é complexo. O único que está sempre ligado é o do clube, que só a minha família tem. O meu outro está sempre a mudar e tal como muitos perdem o meu contacto, eles também. Não é preciso uma chamada para lhe desejar sorte, da mesma maneira que ele deseja o mesmo. O Álvaro quer ganhar ao Benfica e depois que o Benfica ganhe sempre, não são precisas chamadas. Não há contas a fazer, se ganharmos podemos qualificar-nos e saberemos no balneário. Pensamento único em ganhar, não temos de estar preocupados com outros estádios».

O Benfica x Real Madrid joga-se à hora e no dia de todos os restantes confrontos da útima jornada da fase de liga da Champions League: quarta-feira, 28 de janeiro, às 20h.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Estrela da Amadora volta a ir à 3ª Divisão da Alemanha e está perto de contratar lateral-direito com formação no Bayern Munique

O Estrela da Amadora está a fechar a contratação de Max Scholze. O lateral direito tem 20 anos e foi formado no Bayern Munique.

Como ver todos os jogos da última jornada da Champions League em simultâneo?

A DAZN vai ter um programa especial para acompanhar a última jornada da Champions League. 18 jogos em simultâneo.

FC Porto prepara partida contra o Rangers com 2 baixas

O FC Porto vai enfrentar o Rangers na quinta-feira. Francesco Farioli continua a preparar o encontro relativo à Europa League.

Barcelona fecha contratação de defesa-central neerlandês de 18 anos

O Barcelona já garantiu a contratação de Juwensley Onstein. O defesa-central de 18 anos vai deixar o Genk, a título definitivo.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Fernandes já tomou uma decisão relativa ao seu futuro

Bruno Fernandes definiu que não vai tomar qualquer decisão sobre a sua continuidade no Manchester United até ao final da época.

Rio Ave pode pagar 2,5 milhões de euros por médio brasileiro do Cruzeiro

O Rio Ave está a tentar assegurar a contratação de Ryan Guilherme. O médio brasileiro de 23 anos está ao serviço do Cruzeiro.

Jogador apontado ao FC Porto não vai rumar ao Dragão: o seu futuro também passará por vestir o azul e branco

O nome de Cyril Ngonge estava a ser associado ao FC Porto. Ainda assim, o jogador prepara-se para rumar por empréstimo ao Espanyol.