O Athletic é o próximo adversário do Sporting na Champions League. Em caso de vitória, os leões correm o sério risco de conseguirem um apuramento para os oitavos de final da prova milionária, feito histórico e nunca alcançado por um emblema luso no novo formato. Os espanhóis procuram igualmente um bom resultado, prometendo-se um San Mamés bem composto para o jogo de terça-feira à noite.
O Bola na Rede decidiu conversar com o jornalista Pablo Fuentenebro, que faz parte dos quadros do Diário As, que respondeu a algumas perguntas sobre a atualidade da formação de Bilbao, atualmente orientada por Ernesto Valverde.
Bola na Rede: Como tens visto a temporada do Athletic?
Pablo Fuentenebro: Uma campanha muito irregular. Dez derrotas na LaLiga não é normal para uma equipa como o Athletic. Está a pagar o facto de jogar a Champions, que é um torneio muito exigente.
Bola na Rede: Qual a tua avaliação sobre a participação da equipa na Champions League?
Pablo Fuentenebro: De menos a mais. Sofreu derrotas dolorosas, sobretudo fora de casa, mas o último grande resultado em Bérgamo deu-lhe asas para se manter entre os 24 melhores.
Bola na Rede: Na tua visão, quais são os pontos fortes e os pontos fracos do Athletic?
Pablo Fuentenebro: Jogar em San Mamés. Jogar diante do seu público é sempre uma grande vantagem para o Athletic. E isso também se nota na Champions. Um dos seus pontos fortes é a velocidade dos três quartos para a frente. Uma das suas fraquezas é que se nota muito quando a equipa tem de encadear três ou quatro esforços exigentes. Então, há alguns jogos em que não conseguem sair-se bem.
Bola na Rede: Ernesto Valverde é um dos treinadores mais cotados, mas em 2025/26 aparenta estar em decréscimo. Como avalias o treinador?
Pablo Fuentenebro: Valverde é um treinador de topo em Espanha. O seu contrato termina no final da época e a sua continuidade em Bilbau não é certa. Fala-se de Iraola (Bournemouth) ou de Éder Sarabia (Elche), mas Valverde tem todo o respeito dos dirigentes do clube e dos adeptos. Além disso, ele é sempre um dos candidatos a futuro selecionador de Espanha.
Bola na Rede: O Nico Williams cresceu muito nos últimos anos e criou expectativas, mas em 2025/26 está a desiludir. O que se passa com o jogador?
Pablo Fuentenebro: Nico Williams sofreu alguns problemas na região púbica que diminuíram o seu desempenho na temporada 2025-26. O verão também não foi fácil para ele, devido aos rumores sobre o seu regresso ao Barça. É ano de Mundial e os jogadores sabem disso. Nico, apesar de não estar na sua melhor forma física, é um jogador diferenciador e fundamental para o Athletic e para a seleção espanhola.
Bola na Rede: Quais são as jovens promessas que o Athletic conta no plantel?
Pablo Fuentenebro: Três nomes se destacam principalmente: Jauregizar, Rego e Boiro. Embora o primeiro seja uma das grandes apostas do Athletic, com um futuro brilhante e rumores de que em breve irá para a Espanha. Um meio-campista muito completo.
Bola na Rede: Quem escolhes para favorito neste encontro e porquê?
Pablo Fuentenebro: O Sporting vem com a moral em alta após vencer o PSG, mas enfrentará um Athletic revigorado na Champions após derrotar o Atalanta. O efeito San Mamés pode inclinar a balança a favor dos locais. Diriam que, neste momento, 55-45 para os de Valverde.

