O Sporting deu uma grande ajuda ao Benfica, para que os encarnados tenham conseguido a passagem para o playoff da Champions League.
O Sporting bateu o Athletic por 3-2 e esse resultado foi absolutamente decisivo para a passagem do Benfica para o playoff da Champions League. Os encarnados, sem o golo de Alisson Santos aos 90+3′ não tinham conseguido o apuramento, ficando pelo caminho.
Contudo, a vitória do Sporting não dava a garantia de um apuramento para os comandados por José Mourinho. O tento de Anatoliy Trubin foi o fundamental, mas sem o golo do brasileiro, de nada teria servido. Rui Borges comentou o tema:
«Acima de tudo fico feliz porque aumenta a qualidade do nosso país. Estou feliz por ver as duas equipas portuguesas qualificadas e espero que as da Liga Europa também o façam. Não é importante só para alguns, é para todos. Renovação? Não estou preocupado com isso. Tenho mais um ano de contrato com o Sporting. Dinheiro? É perguntar ao presidente. Não é isso que me guia. Não o que me move, nem nunca foi o que me moveu, mas sim a paixão pelo futebol».
O Sporting conseguiu o apuramento para os oitavos de final da prova, onde corre o risco de enfrentar precisamente o Benfica.

