O Benfica ainda é candidato ao título?

- Advertisement -

A derrota do FC Porto frente ao Casa Pia reduziu a distância para o líder de dez para nove pontos, um cenário que, teoricamente, permitiria reabrir a discussão sobre o título. Contudo, a resposta à pergunta não se encontra na matemática, mas sim na realidade exibicional e na consistência competitiva. A resposta é não. O Benfica está afastado da luta pelo 39.º título da Primeira Liga e alimentar o contrário é apenas adiar o inevitável.

O momento em que o Benfica deixou de ser um candidato credível tem uma data precisa e foi no empate (2-2) frente ao Braga. Foi nesse jogo que a desvantagem cresceu para sete pontos, cavando um fosso psicológico e pontual irrecuperável. Curiosamente, o Benfica vive um paradoxo estatístico único na Europa, pois é o único clube nos principais campeonatos do ranking da UEFA (top 8) que ainda não perdeu, somando 13 vitórias e sete empates.

No entanto, esta invencibilidade é enganadora. Ao empatar sete vezes, a equipa desperdiçou 14 pontos, incompatível com quem quer ser campeão. O recente empate em Tondela, dias após a vitória épica contra o Real Madrid, foi a prova final dessa incapacidade crónica de manter o foco.

Para sonhar com o título, o Benfica precisaria de um percurso imaculado até ao fim, vencer as 12 jornadas restantes para atingir os 86 pontos. Além disso, estaria dependente de uma conjugação improvável de resultados de terceiros, incluindo vitórias do Braga sobre os rivais e uma quebra abrupta de rendimento de quem vai à frente. Num campeonato onde o nível médio é baixo e os grandes raramente perdem pontos, esperar que Sporting e FC Porto colapsem simultaneamente é um cenário de ficção. A equipa de José Mourinho, apesar de combativa, não demonstrou a regularidade necessária para vencer todos os jogos que lhe restam.

Richard Ríos Benfica
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Com o primeiro lugar entregue à utopia, a luta do Benfica resume-se agora a tentar apanhar o Sporting. A distância para o segundo classificado é de cinco pontos, uma margem recuperável, mas perigosa. Garantir o segundo lugar e a entrada direta na Champions League é imperativo para a saúde financeira e para a expansão da marca. Falhar este objetivo transformaria uma época má numa catástrofe desportiva e financeira.

Face a este cenário, a responsabilidade de Rui Costa é clara. Mais do que fazer contas, é urgente assumir que a época falhou nos seus objetivos principais. O Benfica ocupa um dececionante terceiro lugar e está fora das Taças. A estrutura deve começar imediatamente a preparar a temporada 26/27, definindo o plantel e as lacunas a preencher, para garantir que no próximo ano o Benfica entra em campo para liderar desde o primeiro dia, e não para correr atrás do prejuízo com uma calculadora na mão.

Duarte Rêgo
Duarte Rêgohttp://www.bolanarede.pt
O Duarte é licenciado em Som e Imagem e está a terminar o mestrado em Ciências da Comunicação - Media e Jornalismo. Adora fotografia desportiva e escrever notícias.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Ittihad de Sérgio Conceição garante Stephane Keller como reforço

Stephane Keller é a mais recente contratação do Al Ittihad. O defesa camaronês de 24 anos foi emprestado pelo AEL Limassol.

Walid Regragui pede demissão após levar Marrocos à final da CAN 2025

O selecionador de Marrocos espera a resposta da federação após apresentar a demissão. O técnico chegou às meias do Mundial 2022 e à final da CAN 2025.

Como João Henriques surpreendeu o Leão em Alvalade | Sporting 3-2 AVS SAD

O Sporting venceu o AVS SAD por 3-2 e seguiu em frente na Taça de Portugal. Um olhar sobre a exibição da equipa de João Henriques.

Galatasaray exclui Renato Nhaga da lista para a Champions League

Renato Nhaga ficou fora da lista de inscritos do Galatasaray para a Champions League. O jovem médio foi contratado ao Casa Pia.

PUB

Mais Artigos Populares

Pep Guardiola confirma regresso de Rúben Dias para o Liverpool x Manchester City e elogia uma das estrelas da equipa: «É o melhor avançado...

Pep Guardiola falou antes do Liverpool x Manchester City, referente à jornada 25 da Premier League. O técnico elogiou os reds e confirmou o regresso de Rúben Dias.

Já são conhecidos os horários da 24.ª jornada da Primeira Liga

A 24.ª jornada da Primeira Liga vai arrancar com FC Porto x Arouca às 18h45 de 27 de fevereiro, e terminará com o Gil Vicente x Benfica às 20h15 de 2 de março.

Meias-finais da Taça do Rei sorteadas: há jogo grande e dérbi basco

Já foram sorteados os jogos das meias-finais da Taça do Rei. O Atlético Madrid vai medir forças com o Barcelona, já Athletic e Real Sociedad disputam mais um dérbi basco.