Primeira Liga, 21.ª jornada: domingo, 8 de fevereiro de 2026, 20h30.
A ANTEVISÃO: AO BENFICA SÓ A VITÓRIA INTERESSA PARA CONTINUAR NA CORRIDA PELO TÍTULO. ALVERCA QUER PONTUAR NA LUZ
Afinal ainda há esperança no título de campeão nacional. Com a derrota do FC Porto frente ao Casa Pia, o Benfica ficou a nove pontos da liderança, e pode ficar a seis caso o Sporting vença os dragões no clássico de amanhã. Mas primeiro terá de ultrapassar o Alverca, e só depois é que pode começar a olhar para o que se vai passar no Estádio do Dragão. Não será um jogo fácil para o conjunto encarnado, quando sabe que esta época já perdeu seis pontos no seu estádio contra equipas de menor dimensão, e por isso está na posição que está na tabela. Não deixa de ser um facto curioso o Benfica ser terceiro e ainda não ter perdido um único encontro na Liga.
José Mourinho saberá as linhas com que se cose e terá avisado os seus jogadores que não se pode facilitar nos jogos em casa. Perder mais pontos é proibido, perder no seu próprio reduto então é proibidíssimo. Após o triunfo épico frente ao Real Madrid, o empate com o Tondela fez esmorecer um pouco a moral com que vinham desse embate na Liga dos Campeões. Só a conquista dos três pontos diante dos alverquenses pode voltar a pôr um sorriso na águia, e continuar a sonhar com a ida ao Marquês em maio. O onze que o special one irá apresentar não deverá andar muito longe do que tem sido os anteriores, até porque podem existir uma ou duas mudanças.
No lado direito da defesa Amar Dedic é ainda uma dúvida, mas será novamente Zidane Banjaqui a começar de início. Em relação ao eixo defensivo tem havido rotatividade nos últimos jogos entre Tomás Araújo e António Silva, sendo que desta vez o número 44 seja a hipótese mais forte em fazer dupla com Nicolás Otamendi. Quanto ao lado esquerdo do ataque existem agora mais opções. Além de Andreas Schjelderup, há também Sidny Cabral, Bruma e Rafa. No entanto, o técnico natural de Setúbal deverá continuar a apostar no extremo norueguês. Samuel Soares, Alexander Bah, Nuno Félix, João Veloso e Richard Ríos continuam de fora por lesão. Quem está muito perto do regresso é Dodi Lukebakio. O extremo direito belga está na fase final da recuperação e já trabalha com bola no relvado.
O Alverca ocupa a 10.ª posição do campeonato e vai tentar causar uma surpresa no Estádio da Luz. A formação ribatejana, tal como o Benfica, vem também de um empate, mas não vence há duas jornadas. Antes dessa divisão de pontos com o Estrela da Amadora, saiu derrotado de Braga com uma goleada por 5-0. O treinador alverquense, Custódio Castro, sabe das dificuldades que vai encontrar, mas mesmo assim não vai alterar a sua filosofia de jogo. O Alverca vai entrar no ninho da águia com o seu 3-4-3 habitual.
Em relação ao onze irá haver duas alterações. O guarda-redes André Gomes está emprestado pelos encarnados e fica riscado da partida. Matheus Mendes é o escolhido para a baliza, sendo que André Paulo, da equipa B, possa também alinhar de início. No meio-campo Davy Gui é o principal candidato a ocupar a vaga deixada por Alex Amorim. O médio brasileiro foi transferido para o Génova por oito milhões de euros, a maior venda da história do clube. De fora por lesão estão Tomás Mendes, Stéphane Diarra e Sabit Abdulai. O avançado Sandro Lima está em dúvida na lista de convocados.
O Benfica venceu o Alverca por 1-2 no encontro da primeira volta. Agora perante os seus adeptos, os encarnados são ainda mais favoritos e vão entrar com tudo para cima da equipa ribatejana. Mas o respeito pelo adversário também é muito bonito, e os fantasmas dos empates e dos golos sofridos nos descontos podem sempre voltar a pairar sobre os céus da Luz. O Alverca sabe disso e vai querer aproveitar todas as oportunidades que tiver para ferir a águia. O árbitro da partida será Bruno Costa, da Associação de Futebol de Viana do Castelo.
10 DADOS RÁPIDOS
- Benfica e Alverca já se defrontaram 13 vezes em todas as competições. Nove vitórias para os encarnados e três triunfos para os alverquenses.
- Nesses 13 jogos, o clube lisboeta marcou 26 golos e o emblema ribatejano 15.
- O único triunfo do Alverca na casa das águias aconteceu na época 2000/2001, com uma vitória por 0-2.
- O resultado mais comum no Estádio da Luz entre os dois conjuntos é o 2-0 e o 3-2.
- O Alverca tem quatro derrotas nos últimos 10 jogos.
- A formação orientada por José Mourinho é agora a única equipa que ainda não perdeu para o campeonato.
- O conjunto alverquense voltou ao principal escalão do futebol português 21 anos depois.
- O Benfica conta com uma média de 1,74 golos por jogo esta temporada em todas as competições.
- Foi no Alverca que despontou um dos símbolos da história do Benfica, Pedro Mantorras.
- A primeira vez que Benfica e Alverca se defrontaram foi no ano de 1985. Vitória dos encarnados por 0-2.
JOGADORES A TER EM CONTA


Andreas Schjelderup – Esteve com um pé fora da Luz para ser emprestado ao Maiorca. Mas depois da noite de sonho na Liga dos Campeões com um bis ao Real Madrid, o extremo esquerdo norueguês acabou mesmo por ficar no Benfica. Schjelderup tem vindo a ganhar o seu espaço no onze, depois de várias semanas José Mourinho ter apostado em Sudakov para o seu lugar. Os seus números podem não impressionar, apenas quatro golos e três assistências em 27 jogos, mas nota-se que está um jogador diferente. Será por a concorrência estar a aumentar na sua posição? Talvez. E isso não beneficia só o jogador, mas também o resto da equipa.


Marezi – É o melhor marcador da equipa com seis golos. O sérvio de 22 anos está a cumprir a sua primeira época em Portugal, ele que foi emprestado ao Alverca pelo Almería. Marko Milovanovic, mais conhecido no mundo do futebol por Marezi, é um ponta de lança de grande envergadura, com quase dois metros de altura e 90 quilos. Mesmo assim, mostra grande mobilidade no ataque e os seus movimentos fazem muitas vezes lembrar Viktor Gyokeres. Sabe jogar de costas para a baliza e finaliza com alguma facilidade.
XI´s PROVÁVEIS
Benfica: Trubin; Banjaqui, Tomás Araújo, Otamendi e Dahl; Aursnes, Leandro Barreiro e Sudakov; Prestianni, Schjelderup e Pavlidis
Treinador: José Mourinho
«Espero o Alverca igual a todas as equipas que vêm ao Estádio da Luz. A jogar para não perder, bem organizado, a dificultar uma equipa que quer ganhar. É uma equipa que tem a tranquilidade dos pontos e que joga com qualidade. Depois do último resultado só a vitória interessa e é o único resultado que nos pode fazer entusiasmar com o clássico de segunda-feira. Sem a vitória aqui, o clássico não nos interessa. Quanto ao estado do relvado, penso que se há campo onde se vai poder jogar é o Estádio da Luz».
Alverca: Matheus Mendes; Naves, Sergi Gómez e Meupiyou; Touaizi, Lincoln, Davy Gui e Chissumba; Chiquinho, Nuozzi e Marezi
Treinador: Custódio Castro
«Apesar da dificuldade e da grandeza do adversário, cabe-nos ter motivação e ambição para tentarmos fazer o que ainda ninguém fez, inclusive o Real Madrid, que também não o conseguiu e é, se calhar, uma das melhores equipas do mundo. Temos de apresentar as mesmas armas que tivemos nos últimos jogos. Sabemos que o estádio é grande e muitos dos nossos jogadores vão jogar na Luz pela primeira vez. Já deixei o alerta para não se espantarem com o estádio e com o adversário, e que acreditem muito naquilo que podem fazer no jogo».
PREVISÃO DE RESULTADO: Benfica 3-1 Alverca

