Sporting torna-se campeão nacional de Atletismo Nacional, numa competição disputada no Fórum Braga. Leões com direito a dobradinha.
O Sporting volta a ser dono e senhor do atletismo nacional de inverno. Num Fórum Braga ao rubro, os leões completaram a “dobradinha” perfeita, sagrando-se Campeões Nacionais em masculinos (97 pontos) e femininos (93 pontos), destronando a concorrência numa jornada de emoções fortes. O Benfica lutou até ao último metro, terminando em segundo lugar em ambos os setores (94 pontos em masculinos e 74 em femininos), mas não conseguiu travar a profundidade do plantel leonino. O ACD Jardim da Serra confirmou o estatuto de terceira potência nacional, fechando o pódio em ambos os géneros.
A tarde ficou marcada por duelos individuais de cortar a respiração. Nos 3000 metros, Isaac Nader (Benfica) levou a melhor sobre José Carlos Pinto, vencendo com autoridade e celebrando com garra a apontar para o símbolo, num claro “eu estou aqui”. No setor feminino, a bracarense Mariana Machado protagonizou o momento mais dramático do fim de semana, vencendo os 3000 metros num photo-finish milimétrico (com o mesmo tempo de 09:01.86) contra Teresiah Gateri. Nota de destaque obrigatória para o jovem Eduardo Carrolo (GD Estreito) no salto em altura, que brilhou ao garantir mínimos para os Mundiais de Juniores.
A vitória coletiva do Sporting foi cimentada na pista, com Patrícia Silva e David Garcia a serem imperiais taticamente nas vitórias dos 800 metros, e no campo, com TsankoArnaudov a dominar o peso. A confirmação do título surgiu com a hegemonia total nas estafetas 4×400 metros: o Sporting venceu ambas as corridas, resistindo à fantástica recuperação final do jovem benfiquista Pedro Afonso na prova masculina. O Benfica ainda respondeu com o triunfo de Tiago Pereira no triplo salto (15.94m), mas a regularidade verde e branca foi demolidora.
Nas contas finais do “sobe e desce”, o GD Estreito viveu um dia difícil, vendo as suas duas equipas despromovidas à II Divisão, acompanhados pela Fundação Salesianos (Femininos) e Marinha Grande (Masculinos). Em sentido inverso, a festa da subida faz-se com a Juventude Vidigalense e o Grecas Vagos a ascenderem à elite feminina, enquanto o CPT Sobral de Ceira e o Olímpico Vianese garantem o lugar entre os grandes no setor masculino. O atletismo de pista curta volta a ter como reis (mais uma vez), o Sporting Clube de Portugal.

