Luisão reage: «Também fui alvo de ofensas, inclusive racistas, depois de me manifestar. Isso dói, mas não me fará recuar»

- Advertisement -

Luisão emitiu um comunicado a referir que foi alvo de insultos racistas, depois de ter saído em defesa de Vinícius Júnior.

Luisão, antigo capitão do Benfica, emitiu um comunicado depois de ter sido alvo de insultos nas últimas horas, após ter saído em defesa de Vinícius Júnior, no alegado caso de racismo que liga o internacional brasileiro a Gianluca Prestianni.

O ex-defesa referiu que é apaixonado pelo Benfica, mas que o racismo não tem lugar no futebol, nem na sociedade. Luisão reforçou a ideia de que dançar (celebração de Vinícius Júnior durante o Benfica x Real Madrid) não é uma falta de respeito, mas apenas uma forma de expressar-se.

Eis o comunicado:

«Passei grande parte da minha vida no Benfica. Cresci como jogador, como homem e como capitão. Conquistei títulos, vivi noites inesquecíveis e defendi aquela camisola com tudo o que tinha. O Benfica é parte da minha história. E é exatamente por isso, e não apesar disso, que me sinto na obrigação de falar. Nos últimos dias, me posicionei contra qualquer forma de racismo no episódio envolvendo Vini Jr. Não por nacionalidade, nem por polémica, mas por princípio. Racismo não tem clube, não tem camisola, não tem lado. E não pode ser relativizado. Tudo começou com uma comemoração, um gesto de alegria após um golo. E é preciso dizer o óbvio: dançar não é desrespeito, é expressão. O futebol sempre foi emoção. A alegria de uns é o lamento de outros. Sempre foi assim. Grandes jogadores celebraram a dançar: Cristiano, Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho… A dança nunca foi o problema. O que não pode ser aceitável é transformar uma comemoração em justificativa para ofensas racistas. Nada justifica isso. Nem provocação, nem rivalidade, nem o calor do jogo. Um estádio não é um território sem valores. O respeito continua a valer dentro dele. Também fui alvo de ofensas, inclusive racistas, depois de me manifestar. Isso dói, mas não me fará recuar. Posso ter ignorado provocações desportivas ao longo da carreira, mas nunca me calarei diante da discriminação de uma minoria que não representa o clube que amo. O Benfica tem uma história enorme, respeitada no mundo inteiro. Uma história maior do que qualquer episódio isolado. É isso que precisa prevalecer. O meu amor pelo clube permanece intacto, assim como o respeito e a gratidão pelos seus adeptos. O meu apoio é inegociável, na Luz ou em qualquer estádio. O futebol é paixão e intensidade. Mas, antes de tudo, é humanidade. E humanidade não admite racismo. Que saiamos deste episódio melhores. Como clube, como adeptos, como sociedade. Porque jogos passam. Títulos passam. Mas caráter e valores ficam. Com amor, Luisão».

Ricardo João Lopes
Ricardo João Lopeshttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo João Lopes realizou a sua formação na área da História, mas é um apaixonado pelo desporto (especialmente pelo futebol) desde criança, procurando estar sempre a par da atualidade.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Vicens e o Dérbi do Minho»: «É um jogo especial»

Carlos Vicens realizou esta sexta-feira a antevisão ao encontro entre o Braga e o Vitória SC, jogo relativo à 23.ª jornada da Primeira Liga.

Mikel Arteta também comenta caso entre Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni: «Temos de analisar caso a caso para decidir qual é a melhor opção»

Mikel Arteta fez a antevisão do Tottenham x Arsenal da próxima jornada da Premier League e foi também confrontado com a acusação de racismo de Vinícius Júnior a Gianluca Prestianni.

Luís Pinto: «Sabemos que é um dérbi com contornos especiais»

Luís Pinto realizou esta sexta-feira a antevisão ao encontro entre o Vitória SC e o Braga, jogo relativo à 23.ª jornada da Primeira Liga.

Vasco Botelho da Costa antevê Moreirense x Sporting e deixa mensagem: «Estamos a um jogo de distância do nosso grande objetivo da época e,...

Vasco Botelho da Costa falou antes do Moreirense x Sporting. O técnico deixou elogios para a equipa de Rui Borges e falou dos objetivos da equipa de Moreira de Cónegos.

PUB

Mais Artigos Populares

João Henriques comenta impacto do caso “Prestianni” no Benfica e antevê jogo do AVS SAD na Luz: «Quem tem a qualidade e plantel como...

João Henriques fez a antevisão do Benfica x AVS SAD, da jornada 23 da Primeira Liga. O técnico deixou elogios para a equipa encarnada.

Álvaro Arbeloa volta a abordar alegada situação entre Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni: «Todos se posicionarão contra isto»

Álvaro Arbeloa voltou a ser questionado sobre o alegado caso de racismo entre Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni no Benfica x Real Madrid.

Nelson Évora: «Dava todas as minhas medalhas, para poder voltar atrás e poder repetir tudo com o Pedro Pichardo»

Em entrevista ao Expresso, Nelson Évora abordou a "traição" do Benfica e do treinador João Ganso. O atleta do triplo salto também falou sobre a sua polémica com Pedro Pichardo.