Ano Novo, velhos hábitos?

fc porto cabeçalho

Sempre me assumi aqui um acérrimo defensor de Nuno Espírito Santo e dos seus pupilos, sobretudo naquele fatídico mês de novembro, absolutamente desolador em termos de resultados. Não posso, contudo, fazer vista grossa a algumas lacunas que o próprio Nuno tem demonstrado e que, por exemplo, custaram pontos no último jogo contra o Feirense.

Não obstante todos os méritos que lhe atribuo desde a sua chegada ao Dragão, inclusive o reconhecimento da tarefa ingrata (mas aliciante!) que é resgatar um clube que nada vence há três anos, o que é certo é que há um aspeto em particular que merece a atenção do técnico e, claro está, dos jogadores. Muitos fatores podem estar na base do sucedido, desde a juventude da equipa, da pouca experiência do treinador ou até das dores de crescimento de que tanto se tem falado, mas não raras vezes se tem visto o FC Porto a deixar de carregar no acelerador logo após alcançar o primeiro golo.

A reação de Nuno no último pós-match, reconhecendo o comportamento negativo da equipa depois do golo de Marcano, é algo que pode amenizar esta preocupação. Quererá isso significar que a intenção e as indicações do treinador não foram no sentido de fazer recuar a equipa nem de defender a magra vantagem, sujeitando-se ao empate que acabou mesmo por chegar.

Que mensagem passará NES aos seus jogadores quando está em vantagem? Fonte: FC Porto
Que mensagem passará NES aos seus jogadores quando está em vantagem?
Fonte: FC Porto

Contudo, essa é uma imagem que vem sendo vincada nos últimos jogos da equipa, sobretudo nos últimos três. Senão vejamos: em casa, com o Marítimo, o golo de Brahimi em cima do intervalo trouxe maior tranquilidade à equipa que abordou a segunda parte em velocidade de cruzeiro, acabando mesmo por fazer o 2-0 na única verdadeira oportunidade de golo que teve nesse período. Já a cinco minutos do final, os madeirenses reduziram e os portistas acabaram a partida com o credo na boca. Depois, novamente em casa, como o Chaves, há a destacar a alma com que a equipa encarou as várias adversidades, dando a volta a um resultado negativo, mas a voltar a passar os últimos dez minutos atrás da linha da bola a segurar uma vantagem preciosa. Agora, neste último jogo, o erro repetiu-se e, desta vez, com efeitos desagradáveis. A equipa sofreu mesmo o golo do empate e já não teve arte nem engenho para voltar a adiantar-se.

Certo é que a Taça da Liga nunca foi uma prova valorizada pelos portistas, mas hoje tem de ser vista como mais uma oportunidade de quebrar a travessia no deserto em relação a títulos, sobretudo depois da eliminação precoce da Taça de Portugal. Para isso, é imperial vencer o Moreirense na próxima terça feira, e encarar a partida com a máxima seriedade, uma vez que marcar (muitos) golos é quase obrigatório. A prioridade será sempre o campeonato e a tentação de não jogar as fichas todas neste ‘decisivo’ duelo é grande, mas Nuno reconhece, e bem, que “o FC Porto tem a obrigação de ganhar em todas as competições”. Basta mostrá-lo!

A retificação destes erros que o FC Porto tem demonstrado nos últimos jogos é algo que desejo ver concretizado neste ano que agora se inicia. Isso, e que 2017 nos traga os títulos de que tanto necessitamos. Esses são os velhos hábitos do Dragão!

Foto de capa: FC Porto

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sérgio Conceição aumenta contingente luso: os portugueses que treinam na Primeira Liga Saudita

Sérgio Conceição foi confirmado como novo treinador do Al Ittihad, juntando-se a uma longa lista de treinador portugueses na Arábia Saudita.

Atenção, Sporting: jogador do Tondela com luz verde para ser utilizado frente aos leões

Brayan Medina está a postos para ser utilizado pelo Tondela frente ao Sporting, apesar de ter sido expulso na última jornada.

Ruben Amorim recebe a melhor notícia desde que chegou ao Manchester United

Ruben Amorim conta com a total confiança de Jim Ratcliffe, investidor do Manchester United e atual dono da INEOS.

Sporting não perdoa e avança com processo contra André Villas-Boas

O Sporting anunciou que vai avançar com um processo disciplinar contra André Villas-Boas, depois das declarações do presidente do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Victor Froholdt está em grande pelo FC Porto e é alvo de elogios: «Quando aos 19 anos já chamas a atenção de Mourinho é...

Victor Froholdt está a ser um dos destaques do FC Porto e foi alvo dos elogios do selecionador da Dinamarca, Brian Riemer.

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.