Mais um capítulo da morte no futebol brasileiro

Cabeçalho Liga Brasileira

Antes de entrar de fato no assunto do título me permitam ser um pouco nostálgico e contar uma breve história para vocês.

O dia 06 de outubro de 2001 estará marcado na minha vida para sempre. Nesse dia fui ao Mineirão assistir o meu primeiro clássico. Vontade de ir antes tive muitas, porém como era muito novo na época meu pai não me permitia ir e não gostava de me levar ao Mineirão em dia de Atlético x Cruzeiro, por motivos de segurança. Entretanto, nesse dia fui com os meus amigos. Não consegui dormir direito na noite anterior de tão ansioso. Galo e Raposa jogariam uma partida válida pela 16ª rodada do Brasileirão. Lembro que como íamos cedo para o campo nem tomei café da manhã, apenas almocei um pouco e parti para o Gigante da Pampulha.

Pegamos dois ônibus e chegamos no estádio às 14:00 – o jogo começaria às 16:00 – para começarmos os nosso preparativos. Já na arquibancada do Mineirão, ainda vazio, fiquei próximo a torcida organizada do Atlético Mineiro, a Galoucura, pois queria ter a experiência de acompanhar o clássico na parte mais animada do estádio. Aos poucos os torcedores foram chegando, as torcidas começaram os seus cânticos e os meus olhos brilhavam vendo aqueles imensos bandeirões sendo abertos e eu estando por debaixo deles.

Faltando 10 minutos para começar o clássico o time do Galo entrou em campo e meu coração foi a “mil”. Aquela massa gritando “Vencer, Vencer, Vencer” – trecho do hino do Atlético Mineiro – me arrepiou como nunca havia me arrepiado antes na vida. Evidentemente que fui como torcedor e achei a minha torcida a mais linda do estádio, mas hoje percebo que a torcida do Cruzeiro fez uma festa tão bonita para o seu time quanto fez a torcida do Atlético, tanto é que o estádio estava dividido em proporção igual para ambas as torcidas. O jogo começou e a cada minuto uma torcida ecoava cânticos para abafar a voz da torcida adversária.

O Cruzeiro chegou a fazer 2 x 0 no placar. No momento do segundo gol Celeste, eu apenas via aquela multidão na minha frente pulando e gritando e milhares ao meu lado silenciosos. Sentei na arquibancada, onde estava no estádio os torcedores assistiam o jogo em pé, coloquei as mãos na cabeça e pensei que tudo estava perdido. Porém, apenas cinco minutos após esse meu pensamento o Galo diminuiu o marcador e três minutos mais tarde chegou a igualdade. A sensação de fazer o gol de  empate contra o rival aos 45 minutos do segundo tempo é a mesma da conquista de um grande título. Por alguns segundos parecia que não estava ali, estava em algum plano de êxtase total e o cenário que era melancólico se transformou em pura alegria. Bons tempos…

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Wasl de Luís Castro cede empate em casa frente ao Al Ain nos Emirados Árabes Unidos

O Al Wasl de Luís Castro empatou em casa a um golo frente ao Al Ain, na terceira jornada dos Emirados Árabes Unidos.

Inter Miami perde por 3-0 com Leo Messi a falhar penálti à Panenka e Thomas Muller faz hat-trick na MLS

O Inter Miami saiu derrotado pelo Charlotte FC por 3-0, em mais um jogo de MLS. Já Thomas Muller fez um hat-trick na goleada dos Vancouver Whitecaps.

Palmeiras de Abel Ferreira goleia Internacional por 4-1 e está a um ponto da liderança

O Palmeiras de Abel Ferreira recebeu e goleou o Internacional por 4-1, na jornada 23 do Brasileirão. O verdão está a um ponto do primeiro lugar.

Luís Filipe Vieira critica Bruno Lage e Rui Costa e diz que evitou a dispensa de Bernardo Silva no passado: «Tenho orgulho de ter...

Luís Filipe Vieira voltou a deixar críticas para Rui Costa e Bruno Lage. O candidato às eleições do Benfica falou também de Bernardo Silva.

PUB

Mais Artigos Populares

Ruben Amorim explica ausência de Kobbie Mainoo e recusa comparar a sua situação com a de Pep Guardiola: «É uma piada»

Ruben Amorim falou na antevisão do Manchester City x Manchester United, da jornada 4 da Premier League. O técnico recusou comparar a sua situação com a de Pep Guardiola.

Hugo Oliveira: «O Sporting depois do golo não remata mais e termina encostado, são estes os jogos que fazem os meninos de Famalicão crescer»

Hugo Oliveira fez a análise ao encontro entre o Famalicão e o Sporting. O jogo realizou-se no Estádio Municipal de Famalicão e teve derrota para a equipa famalicense.

David Datro Fofana deixa o Chelsea e ruma ao Fatih Karagumruk

David Datro Fofana é reforço do Fatih Karagumruk, depois de o clube turco ter chegado a um acordo com o Chelsea.