Quem ganha uma, ganha duas, Sr. Engenheiro?

Cabeçalho Futebol Nacional«Os jogadores vão viajar para a Rússia com um objetivo em mente, que é ganhar a Taça das Confederações», quem o garante é Fernando Santos em entrevista à FIFA sobre aquela que será a primeira participação de Portugal nesta competição. Mas será só chegar, ver e vencer?

O primeiro jogo será dia 18 de Junho frente ao México, vencedores da Gold Cup em 2015 e conjunto contra o qual nunca perdemos, em três partidas vencemos duas e empatámos uma, num amigável em 1969. Segue-se a anfitriã Rússia dia 21 contra quem, em seis partidas, conquistámos três vitórias, um empate e duas derrotas. Finalmente, dia 24 enfrentamos pela primeira vez na nossa história a seleção da Nova Zelândia, vencedora da Taça Oceania em 2016.

No outro grupo encontram-se os maiores obstáculos ao objetivo do nosso engenheiro, falo da Alemanha e do Chile. Os vencedores do Campeonato do Mundo em 2014 e da Copa América em 2015 são, juntamente com Portugal, as seleções favoritas à conquista da Taça das Confederações. Este grupo conta ainda com o surpreendente vencedor da última CAN, os Camarões e com a Austrália, que chega à Rússia graças à conquista da Taça Asiática em 2015.

Fonte: UEFA
Fonte: UEFA

Outro fator que pode ser importante para as contas finais é o Europeu de sub-21, que se realizará ao mesmo tempo que a Taça das Confederações. Isto levanta várias dúvidas em relação à convocatória, uma vez que a vitória é um objetivo em ambas as competições e Fernando Santos tem utilizado vários jogadores que serão elegíveis para ajudar Rui Jorge – André Silva, João Cancelo, Bernardo Silva, Gonçalo Guedes ou Gelson Martins são alguns dos exemplos.

Depois de conhecidos os adversários e analisados os fatores a ter em conta não me parece nenhum disparate por parte do engenheiro ter como objetivo a vitória da competição que contará com Artur Soares Dias como vídeo-árbitro. Chile e Alemanha são adversários à altura, mas Portugal já demonstrou que é capaz de tudo. O Brasil venceu as últimas três edições, mas não estará presente na Rússia, sendo que a única seleção que pode repetir a vitória é o México que venceu em 1999. Depois do Europeu, quem ganha uma, ganhas duas, Sr. Engenheiro?

Foto de capa: Facebook de Seleções de Portugal

Vasco Moreira
Vasco Moreirahttp://www.bolanarede.pt
O Vasco é estudante de Comunicação Social em Coimbra. É apaixonado pelo desporto rei desde que se lembra, viciado em Football Manager e não dispensa uma boa noitada a ver NBA.                                                                                                                                                 O Vasco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Renato Veiga voltou a ser convocado por Portugal: «Este é um espaço de prestígio onde todos os jogadores querem estar»

Renato Veiga falou em conferência de imprensa da seleção nacional. Portugal prepara dupla jornada de qualificação para o Mundial 2026.

Manchester United de Ruben Amorim avança por revelação da La Liga

O Manchester United de Ruben Amorim está interessado em David Affengruber. O defesa está a ser um dos destaques do Elche nesta temporada.  

Derlei fala do novo FC Porto e do regresso de José Mourinho ao Benfica: «Torço por ele e que as coisas continuem a melhorar...

Derlei esteve na gala dos Portugal Football Globes. O antigo avançado do FC Porto falou dos azuis e brancos e de José Mourinho.

Cristiano Ronaldo deixa mensagem nas redes sociais após novo prémio: «22 anos de Seleção e continuo com a mesma paixão»

Cristiano Ronaldo venceu Globo Prestígio na Gala Portugal Football Globes. Avançado português escreveu mensagem nas redes sociais.

PUB

Mais Artigos Populares

Selecionador da Polónia radiante com dupla entre Bednarek e Kiwior no FC Porto: «Tudo lhes corre bem»

Jan Urban abordou a dupla de centrais do FC Porto e da Polónia. O selecionador polaco mostrou-se feliz com a situação.

André Villas-Boas com recado a Rui Costa e Frederico Varandas: «Ansiosos para ver a quem será atribuído o prémio de Calimero do Ano»

André Villas-Boas recebeu, em nome do FC Porto, o prémio dos Portugal Football Globes. Presidente falou antes da cerimónia.

Cristiano Ronaldo fala do fim da carreira e da seleção: «O nosso objetivo é ir ao Mundial e ganhar»

Cristiano Ronaldo venceu Globo Prestígio na Gala Portugal Football Globes. Avançado português abordou Seleção Nacional.