Profissionais, mas nem tanto

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalO nosso futebol profissional encontra-se dividido em dois escalões: Primeira e Segunda Liga, sendo que, apesar de se considerarem ambas ligas profissionais, existem várias diferenças entre elas.

Comecemos por exemplos práticos: fazendo uma pesquisa pelos contratos dos jogadores das equipas da Segunda Liga, podemos constatar que a grande maioria dos jogadores têm contrato de um ano e existem vários empréstimos (algo que foi reduzido com a introdução das equipas B), esta política desportiva por parte da grande maioria dos clubes do segundo escalão deve-se essencialmente à fraca capacidade financeira que estes clubes actualmente têm: são poucas as receitas de bilheteira, televisivas e patrocinadores; por isso, em muitos casos, estas equipas ficam sem margem negocial para negociar os seus melhores jogadores, pelo que, muitas vezes, estes até acabam por sair a custo zero.

Este tipo de política desportiva vai-se refletir em muito no tipo de liga e competitividade que temos: há uma clara falha no planeamento das épocas desportivas, a maioria dos clubes apenas começa a construção do plantel quando a época arranca, quando deveria ser o oposto, esperando muitas vezes pelas dispensas das equipas da Primeira Liga, isto traz dificuldades acrescidas aos treinadores que querem montar um modelo de jogo na sua equipa, porque veem os seus jogadores chegarem a “conta-gotas” e já temos assistido a muitos casos de equipas com inícios de época desastrosos, mas que conseguem recompor-se com a época em andamento, nalguns casos, entretanto, já com chicotada psicológica.

Bogdan Mishukov foi a 20˚ contratação do Leixões esta época Fonte: Leixoes SC
Bogdan Mishukov foi a 20˚ contratação do Leixões esta época Fonte: Leixões SC

O Sporting Clube da Covilhã regressou aos treinos  no inicio deste mês tendo apenas seis (!) jogadores sob-contrato, dificilmente haverá um treinador, na minha opinião, que consiga trabalhar uma ideia de jogo durante a pré-época nestas condições.

Por outro lado, temos casos como o Leixões, que já vai em 21 novas contratações, onde não se percebe exactamente qual é a política ou projecto ou se é apenas contratar ao desbarato, sem qualquer critério para encher o plantel.

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Clayton Silva oficializado como reforço do Olympiacos de Evangelos Marinakis

Clayton Silva foi apresentado como novo jogador do Olympiacos. Avançado deixa Rio Ave e junta-se ao clube grego de Evangelos Marinakis.

Fabrizio Romano: «Bernardo Silva vai deixar o Manchester City no verão»

Bernardo Silva prepara-se para encerrar o ciclo do Manchester City. Médio de 31 anos deixa clube no final da temporada.

Wolverhampton apresenta 2 reforços no último dia do mercado

O Wolverhampton oficializou dois reforços no último dia do mercado. Angel Gomes e Adam Armstrong juntam-se aos wolves.

Sporting: Boas notícias para Rui Borges relacionado com Fotis Ioannidis

Fotis Ioannidis deverá voltar esta quinta-feira no Sporting x AVS SAD. Avançado grego está a recuperar de lesão.

PUB

Mais Artigos Populares

Fenerbahçe explica o que aconteceu com os negócios de Kanté e En-Nesyri

Negócios de N'Golo Kanté e Youssef En-Nesyri colapsaram neste fim de mercado. Fenerbahçe emite comunicado oficial.

Benfica: Já é conhecida a duração do novo contrato de João Rego

João Rego vai renovar contrato com o Benfica até 2030. Jovem de 20 anos contou com o interesse de alguns clubes.

Paolo Zanetti é despedido do Hellas Verona após duas derrotas consecutivas

O Hellas Verona anunciou o despedimento de Paolo Zanetti, depois de duas derrotas seguidas frente à Udinese e ao Cagliari.