📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Os Treinadores que Mais Vezes Orientaram o FC Porto: Joseph Szabo

- Advertisement -

fc porto cabeçalhoJoseph Szabo nasceu a 11 de maio em Gonyu, na Hungria. Iniciou o seu percurso no futebol português como jogador no Nacional da Madeira em 1926.

O treinador húngaro chegou ao FC Porto no início da década de 30, vindo do CS Marítimo, e trouxe consigo o melhor jogador português de então, Pinga. Orientou o FC Porto por 103 vezes sendo o oitavo treinador que mais vezes esteve no “comando” dos portistas. Nesses 103 jogos obteve 56 vitórias, 16 empates e 30 derrotas.

Inicialmente, Szabo começou por ser treinador-jogador. Foi nessa condição que conquistou o campeonato de Portugal (competição que antecedeu a Taça de Portugal) de 1931/32 (vitória do FC Porto sobre o CF Os Belenenses, por 2-1, na finalíssima disputada em Coimbra).

O treinador húngaro foi jogador do histórico Ferencvaros TC (Hungria) e veio para o nosso país com fama de técnico disciplinador e exigente. No entanto, ao caráter autoritário também juntava um perfil competente e ganhador. É de sua autoria uma velha máxima que privilegia a vertente física em prol da criatividade:

 «No futebol, o sucesso faz-se com 90% de transpiração e 10% de génio».

A passagem de Szabo pelo FC Porto ficou marcada pela conquista da primeira edição do campeonato nacional, na época 1934/35. Esse campeonato foi uma luta «ombro-a-ombro» até à última jornada, que ficou marcada por um escaldante Sporting CP-FC Porto. O resultado foi um empate a duas bolas que confirmou o “nosso” primeiro Campeonato Nacional. O FC Porto terminaria o campeonato com dois pontos de avanço sobre o Sporting CP e três sobre o SL Benfica.

Szabo deixou a sua marca no FC Porto Fonte: ogol.br
Szabo deixou a sua marca no FC Porto
Fonte: ogol.br

Apesar de ser muito respeitado, o treinador húngaro acabaria por entrar em conflito com a Direção e com os jogadores, o que originou a sua demissão em fevereiro de 1936. Szabo justificou a sua decisão com a falta de apoio da Direção. Segundo relatos da imprensa, terá até chegado a agredir um diretor por este lhe ter chamado “maluco”.

Quase 10 anos depois, em 1945, o treinador húngaro acabaria por regressar ao FC Porto mas sem o sucesso que marcou a sua primeira passagem pelo clube. Foi um treinador marcante que “deixou” nas vitrinas do Dragão sete títulos: um Campeonato Nacional, uma Taça de Portugal e seis campeonatos do Porto.

Para além disso, Joseph Szabo foi também um treinador marcante no futebol português visto que passou por várias equipas, tendo tido muito destaque no Sporting CP onde também conquistou vários títulos. Faleceu a 17 de março de 1973 com 76 anos.

Foto de Capa: Pinterest

artigo revisto por: Ana Ferreira

Luís Coelho
Luís Coelhohttp://www.bolanarede.pt
É um eterno apaixonado por desporto, tem no futebol a sua maior paixão. Desde muito jovem que se dedica ao estudo e à análise de todas as vertentes futebolísticas. Foi treinador no futebol de formação, e atualmente colabora na área do “scouting". Apaixonado pelo jornalismo desportivo, é adepto do FC Porto e no futebol internacional tem simpatia pelo Barcelona.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting: último treino antes do jogo frente à Juventus não contou com 4 jogadores e teve 3 novidades

No treino do Sporting desta segunda-feira, o último antes da deslocação a Turim, quatro jogadores estiveram ausentes e três jovens juntaram-se.

Crystal Palace quer internacional neerlandês para colmatar saída de Marc Guéhi

Nathan Aké está na mira do Crystal Palace para reforçar a sua defesa no mercado de verão. O neerlandês deve suceder a Marc Guéhi no clube.

Aston Villa pode travar compra obrigatória de Harvey Elliott

Harvey Elliott pode permanecer no Aston Villa se participar de 10 jogos pelo clube. O atleta não joga desde setembro e não está lesionado.

Alejandro Grimaldo poupado para duelo com Benfica: «Tem sido o nosso jogador mais influente»

Kasper Hjulmand poupou Alejandro Grimaldo para o duelo com o Benfica para a Champions League. O espanhol não jogou contra o Bayern de Munique.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges reage ao interesse do Wolverhampton

Rui Borges foi notícia no domingo, depois de ver o seu nome associado ao Wolverhampton, após a saída de Vítor Pereira.

Bomba a caminho? Já apontam um sucessor a Lewis Hamilton na Ferrari

Lewis Hamilton tem mais um ano de contrato com a Ferrari, mas tem sido criticado pelas prestações abaixo do esperado.

Real Madrid dá más notícias: promessa está lesionada e não tem data de regresso

Franco Mastantuono vai falhar os próximos encontros do Real Madrid. O jovem argentino está a contas com uma pubalgia.