Penafiel 0-1 Benfica: Taça rima com Sulejmani

Topo Sul

Miralem Sulejmani. É este o nome do jogador que colocou o Benfica nas meias-finais da Taça de Portugal, pela terceira vez em quatro anos. Num jogo duro e difícil para as águias, perante uma combatente e solidária equipa do Penafiel, foi o extremo sérvio quem destronou a muralha penafidelense, sendo decisivo em mais um jogo das Taças, desta vez, a de Portugal.

Nesta partida, no Municipal 25 de Abril, só uma das equipas procurou, de facto, ganhar o jogo e decidir tudo no tempo regulamentar. Pelo seu maior poderio face ao adversário, essa equipa foi a do Benfica. Contudo, passar este teste não foi tarefa fácil para os comandados de Jorge Jesus. Pela frente, encontraram um adversário que, apesar do natural respeito que teve pelos encarnados, nunca virou a cara à luta e disputou, com as suas armas, o jogo com uma equipa claramente superior em todos os aspectos. A turma penafidelense complicou, e de que maneira, o jogo ao Benfica, não através da criação de oportunidades de golos – essas não as tiveram -, mas na forma eficaz e organizada como defenderam e na agressividade com que disputaram cada lance.

Durante a semana, Jesus tinha dito que não iria fazer poupanças para o dérbi de domingo, mas tal não se verificou. Lima, Gaitán, Markovic, Garay, Fejsa, Oblak e Rodrigo, todos titulares na ultima jornada do campeonato, não figuraram no onze inicial do Benfica, que, assim, entrou com um onze parcialmente renovado, mas recheado de qualidade. Dos jogadores que mereceram a confiança do treinador encarnado, praticamente todos eles mostraram serviço e deram sinais de que podem ser apostas mais recorrentes em futuros jogos. André Gomes e Djuricic, sobretudo, voltaram a mostrar qualidade na circulação de bola e serviram quase sempre bem os inspirados extremos Sulejmani e Cavaleiro.

Com um Benfica a querer mandar no jogo desde o início, as oportunidades de golo, ao longo deste, não foram uma constante, salvando-se os primeiros 25/30 minutos do encontro. Nesta fase, os encarnados mostraram-se sérios e atrevidos, criando uma série de lances que poderiam ter dado em golo. Cardozo, que voltou ao onze titular quase três meses depois, e Jardel ameaçaram o tento, logo nos primeiros minutos. Ainda na primeira metade, Sulejmani dispôs de boa oportunidade para inaugurar o marcador, antes do intervalo, mas o nulo manteve-se até ao descanso.

À imagem do que se tinha sucedido no final do primeiro tempo, o Benfica entrou na segunda parte com um ritmo lento e um futebol pouco esclarecido. De facto, a intensa rodagem de jogadores mostrou-se prejudicial para o jogo encarnado, que, durante boa parte da partida, não conseguiu impor um futebol eficiente e autoritário. Com o passar dos minutos, Jesus foi-se apercebendo de que as coisas não estavam fáceis e de que era necessário refrescar o ataque. Com a quebra do Benfica, o Penafiel começava a sentir que poderia causar uma surpresa aos encarnados e que o seu estilo de jogo combativo teria os seus frutos. Nessa medida, o treinador do Benfica percebeu que teria de lançar Lima, Rodrigo e Markovic, e acabou por fazê-lo no decorrer da segunda parte.

Sulejmani no único - mas decisivo - golo da noite Fonte: Jornal de Notícias
Sulejmani no único – mas decisivo – golo da noite
Fonte: Jornal de Notícias

A entrada de três habituais titulares teve o efeito ideal na equipa, que, a partir daí, se tornou mais perigosa e acutilante ofensivamente. Lima, sobretudo, entrou bem no jogo e foi criando desequilíbrios na bem estruturada muralha defensiva do Penafiel. Foi precisamente num desses desequilíbrios do brasileiro que nasceu o único golo do jogo. Lima recebeu a bola e desmarcou inteligentemente Rodrigo, que passou para Sulejmani desferir um bom remate de pé direito, o seu pior pé, e enviar o Benfica para as meias-finais de Taça de Portugal. Mais um golo decisivo do sérvio, que, há semanas, havia marcado o único golo da vitória das águias sobre o Gil Vicente, para a Taça da Liga. Sulejmani com o pé quente nos jogos das Taças, mostrando que está preparado para entrar em jogos mais exigentes. Hoje, foi o melhor dos encarnados e a figura da partida.

Até ao final, Lima ainda ameaçou o segundo golo, mas permitiu a defesa do guarda-redes do Penafiel. O resultado, esse, não se veio a alterar, e um golo bastou ao Benfica para seguir em frente.

Agora, é tempo de pensar no dérbi de domingo, frente ao Sporting, e nos restantes jogos do campeonato e Liga Europa.

João Pedro Óca
João Pedro Ócahttp://www.bolanarede.pt
O João Pedro Óca é um alentejano a fazer o gosta mais em Lisboa: jornalismo, sobretudo desportivo, na TVI e na CNN Portugal. Além disso, ainda dá uma perninha como narrador na Eleven.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting goleia Benfica por 6-1 e vence Supertaça de Futsal

O Sporting não deu quaisquer hipóteses ao Benfica na Supertaça de Futsal. Triunfo contundente por 6-1 dos leões sobre o eterno rival em Gondomar.

Nun’Álvares vence Benfica no prolongamento e conquista Supertaça Feminina de Futsal

O Nun'Álvares venceu a Supertaça Feminina de Futsal. Na final diante do Benfica, triunfo por 3-2 só surgiu no prolongamento.

Sporting nega versão de Jeremiah St. Juste e garante que informou o defesa da despromoção à equipa B

O assunto Jeremiah St. Juste está a marcar o dia do Sporting. Fonte ligada aos leões garante que informou o central da despromoção e nega a sua versão.

Jeremiah St. Juste pede respeito ao Sporting e garante: «O verde e o branco bombeia nas minhas veias e vou vestir a camisola da...

Jeremiah St. Juste reagiu em comunicado à decisão do Sporting em despromovê-lo à equipa B. Defesa pediu mais respeito e garantiu que vestirá a camisola com orgulho.

PUB

Mais Artigos Populares

Frederico Varandas responde aos agentes de Viktor Gyokeres e Conrad Harder: «São excelentes agentes porque fiz 90 milhões de euros e não paguei comissão»

Frederico Varandas falou antes da final da Supertaça de Futsal. Presidente do Sporting tocou nos temas quentes do universo leonino, do mercado ao plantel.

Frederico Varandas fala de Viktor Gyokeres como uma lenda do Sporting: «Um dos melhores profissionais que tive»

Frederico Varandas falou antes da final da Supertaça de Futsal. Presidente do Sporting tocou nos temas quentes do universo leonino, do mercado ao plantel.

Frederico Varandas explica saída de Conrad Harder e garante: «Fotis Ioannidis está muito mais bem preparado»

Frederico Varandas falou antes da final da Supertaça de Futsal. Presidente do Sporting tocou nos temas quentes do universo leonino, do mercado ao plantel.