Real Madrid CF 0-3 FC Barcelona: Xeque-mate real!

Cabeçalho Liga Espanhola

 

Xeque-mate! Ao vencer o Real Madrid no Santiago Bernabéu, o Barcelona hipotecou, praticamente, as hipóteses do rival chegar ao bicampeonato, deixando-o a 14 pontos da liderança, por si ocupada. Como foi isto acontecer? Há explicações que vão de Messi a Suarez, e que passam por Carvajal, mas já lá vamos.

Comecemos pelo início. O Barcelona entrava em campo tranquilo, o Real Madrid tinha urgência em ganhar. Ainda assim, Zidane preferiu tirar rasgo  e criatividade ao meio-campo (Isco e Asensio ficaram no banco) e dar-lhe maior capacidade de pressão, com Kovacic. Pensou que o Barcelona começaria a anular-se no seu ataque. E pensou bem. O croata “colou-se” a Busquets e os blaugrana tiveram dificuldades em sair a jogar, pertencendo ao Real a iniciativa de jogo durante os primeiros vinte minutos, ainda que sem oportunidades de grande realce (Cristiano Ronaldo chegou a aparecer em posição prometedora… mas falhou a bola).

Porém, este Barcelona é inteligente e maleável, tal como o seu treinador. Perante este contexto, Ernesto Valverde mandou compactar o seu bloco, fazendo recuar os médios de construção e Messi e a equipa começou a respirar melhor perante a pressão merengue. A partir daqui o jogo dividiu-se, e houve oportunidades de perigo para ambos os lados. Paulinho, por duas vezes (uma delas isolado por Messi em zona mais recuada), esteve perto do golo; Cristiano Ronaldo e Benzema (atirou, de cabeça, ao poste), também. A primeira parte terminaria, porém, sem que o placard fosse colorido.

CR7 esteve perto de inaugurar o marcador na primeira parte Fonte: La Liga
CR7 esteve perto de inaugurar o marcador na primeira parte
Fonte: La Liga

A segunda parte conheceu um Barcelona mais criterioso na hora de sair a jogar e um Real Madrid algo adormecido, deixando de conseguir exercer a pressão ofensiva que efetuou na primeira parte. O corredor central madrileno ficou livre para ser explorado pelo rival, que agradeceu a generosidade. Rakitic começou a mover-se como quis e a gizar o jogo blaugrana com um certo à vontade. Foi assim que proporcionou oportunidades de perigo aos seus colegas, nomeadamente Suarez, que desperdiçou a primeira oportunidade criada por Rakitic, mas não a segunda, inaugurando o marcador à passagem dos 10 minutos da segunda parte.

O Real Madrid não conseguiu reagir, o Barcelona continuava a crescer no encontro e chegou mesmo ao segundo golo, através de uma grande penalidade, convertida por Messi, aos 65 minutos, que se revelou como lance capital para o desfecho do encontro. Não só porque resultou no segundo golo blaugrana, mas também por significar a expulsão de Carvajal, que se opôs com a mão a um cabeceamento de Paulinho para a baliza deserta.

Em superioridade numérica, com dois golos de vantagem e com 25 minutos para disputar, O vencedor estava encontrado. O Real tentou dar mostras de incoformismo e até esteve perto do golo por Bale (entrou, juntamente com Isco, para os lugares de Kovacic e Casemiro) e Sergio Ramos, teve razões de queixa da arbitragem (duas mãos na àrea blagurana), mas foi o Barcelona a ampliar a vantagem, sob o apito final, por Aleix Vidal, que confirmou a 93ª vitória do Barcelona em Classicos e que significa, também, o adeus madrileno ao título. Recuperar 14 pontos (podem ser 11, sim, se o Real conseguir vencer o jogo que tem em atraso) a um Barcelona tão regular e tão inteligente parece tarefa impossível.

Foto de capa: Real Madrid CF

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Más notícias: Benfica revela lesão grave de Ana Borges

Ana Borges sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerda. Benfica emite comunicado oficial.

FC Porto enviou proposta de 27 milhões de euros por defesa do Arsenal e levou nega

O FC Porto tentou contratar Jakub Kiwior por empréstimo com opção de compra. Arsenal recusou oferta dos dragões.

Gonçalo Guedes reforça a Real Sociedad e regressa à La Liga

Gonçalo Guedes é oficialmente da Real Sociedad. Internacional português deixa o Wolverhampton e regressa a Espanha.

Ex-Boavista Miguel Reisinho está sem clube e tem interessados em Espanha, Itália e Turquia

Miguel Reisinho está sem clube desde a experiência no Boavista. Médio português tem mercado em Espanha, Itália e Turquia.

PUB

Mais Artigos Populares

Bomba: FC Porto muito próximo de desviar Jota Silva ao Sporting

O FC Porto está muito perto de contratar Jota Silva ao Nottingham Forest. Dragões podem desviar avançado ao Sporting.

Atenção, Benfica: melhor marcador do Nice na época passada falha duelo frente às águias

Evann Guessand não estará disponível para defrontar o Benfica, confirmou o diretor-desportivo Florian Maurice.

Van Dijk não esquece Diogo Jota: «É estranho ter de continuar a jogar futebol»

Virgil van Dijk recorda a morte de Diogo Jota e André Silva. Capitão do Liverpool fala sobre como está a lidar com a situação.