A situação intrincada de Renato Sanches

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Inglesa

A caminhar para os dois anos desde que saiu do SL Benfica, Renato Sanches está na lama. Literalmente. Saiu do Bayern por não ter espaço, e não só: o crónico campeão alemão não pensa em continuar a investir na potencialidade do jovem (contratou Tolisso), e não acredito que o tenha emprestado ao Swansea para rodar, ganhar experiência, mas para o tentar valorizar alguma coisinha e ainda recuperar parte do investimento que efetuou no passe e recrutamento do Golden Boy 2016.

No Bayern não se assumiu, não conseguiu fazer o que bem sabe. Quem viu Renato a jogar logo no início do seu percurso como sénior, não pode perceber o que se anda a passar com o jogador. Afinal, não se pode culpar a falta de ritmo ao mais alto nível: excelentes prestações na campanha do Benfica na Champions 2015/16; acrescentou muita coisa ao jogo da Seleção Portuguesa no Europeu em França, colaborando ativamente e sempre muito disponível na participação na partida, e até posso dizer que foi decisivo! Quando acordou a transferência para a Baviera, ainda Renato Sanches nem sabia que iria estar presente nos 23 eleitos para o Europeu.

No Swansea, ainda pior. Muita desconcentração, pouca inspiração, e muitos erros. Não há como explicar. Teoricamente, a opção Swansea seria ter lugar no onze semanalmente, jogar e desinibir-se a pouco e pouco, de forma a ganhar forma, e a reencontrar-se como jogador. O facto de estar numa liga competitiva como a inglesa, num clube galês tão modesto como o Swansea, faz crescer o mediatismo do jovem, e fá-lo sentir-se na obrigação de ser o motor da equipa, já que foi emprestado pelo Bayern de Munique. Só pode ser alguma coisa na sua cabeça. Não se perde o jeito para jogar futebol assim. Há algo que o incomoda, há algo que não o permite jogar o seu jogo e ser um dos melhores, como assim se perspetivava… Será demasiada pressão? É que agora a sua situação está preta, pelo menos neste ano, já que já atuou por dois clubes, e agora o segundo parece só o querer despachar para longe…

O regresso de Renato Sanches a Portugal na próxima temporada poderá ser uma boa solução para o jovem luso Fonte: SL Benfica
O regresso de Renato Sanches a Portugal na próxima temporada poderá ser uma boa solução para o jovem luso
Fonte: SL Benfica

O atleta “raçudo”, que sempre roubava a bola com autoridade e distinção, que a escondia e contemporizava tão bem, e que depois a dava aos do ataque com liberdade, que preenchia tão bem o espaço está desaparecido há tempos, e nem vemos o tempo de voltar a vê-lo reaparecer. Qualquer espetador que tenha assistido aos jogos da Seleção no Euro, achou que tínhamos ali um gajo para o meio campo durante muito tempo… Para tal, o 35 precisa de superar todas as crises e jogar como se fosse um inconformado, como nos habituou. É que com este alarido todo, nem parece que se fala de um garoto de 20 anos de idade! Aqui ninguém fala da margem de progressão?!

Eu acredito que o miúdo vai dar a volta por cima no Swansea e realizar uma segunda metade de época ao seu estilo, e ao seu nível. Tem de haver confiança em si, é difícil para os responsáveis do clube galês, mas ele não é o único culpado da pobre prestação na Premier… Mas pronto, é um alvo fácil numa situação como esta.

O seu regresso a Portugal, na próxima época, seria bem vindo a um dos três grandes, vindo acima a possibilidade Benfica, que é o seu clube de formação e do coração. Não digo que resolveria tudo, que o “velho” Renato voltaria, mas se os clubes portugueses são a ponte para grandes carreiras lá fora, também são o aeroporto para voltar a altos voos. O seu grande voo parece estar neste momento no meio do Atlântico perdido, e é preciso um porta aviões para o salvar.

 Foto de capa: Swansea City

Diogo Fresco
Diogo Frescohttp://www.bolanarede.pt
Fã de um futebol que, julga, não voltará a ver, interessa-se por praticamente tudo o que envolve este desporto, dando larga preferência ao que ocorre dentro das quatro linhas. Vibra bastante com a Seleção Portuguesa de Futebol.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Paulo Fonseca responde ao Bola na Rede: «Um dia gostava de treinar a seleção da Ucrânia»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Paulo Fonseca falou aos jornalistas e respondeu ao Bola na Rede.

Jorge Jesus relembra temporada no Benfica: «Essa equipa não jogava, voava»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Jorge Jesus recordou a primeira passagem pelo Benfica.

Paulo Fonseca responde ao Bola na Rede: «O Afonso Moreira pode ser um grande jogador do Lyon»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Paulo Fonseca falou aos jornalistas e respondeu ao Bola na Rede.

Roy Keane escolhe substituto de Ruben Amorim no Manchester United: «Iria fazer bons estragos»

Roy Keane apontou Diego Simeone como possível sucessor de Rúben Amorim no comando técnico do Manchester United.

PUB

Mais Artigos Populares

Francisco Trincão responde ao Bola na Rede: «Trabalhámos esse aspeto e sabemos que a Irlanda vem numa linha de quatro»

Francisco Trincão realizou a antevisão do Portugal x Irlanda. O extremo português respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Francisco Trincão e Diogo Jota: «Contamos não com ele presente, mas de outra forma»

Francisco Trincão falou à margem da concentração de Portugal. Seleção nacional prepara duelos diante da Irlanda e da Hungria.

Francisco Trincão elogia Roberto Martínez: «Trouxe energia aos jogadores»

Francisco Trincão falou à margem da concentração de Portugal. Seleção nacional prepara duelos diante da Irlanda e da Hungria.