Nuno Espírito Santo: o que mudou?

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol InternacionalAcho que nenhum fã de Futebol pode negar que a escola de treinadores portugueses é das melhores do mundo. E, como tal, têm sido vários os treinadores nacionais que têm e/ou estão a dar cartas no estrangeiro. Nesta temporada, houve mais um treinador luso a juntar-se ao rol: falo de Nuno Espírito Santo. O antigo guarda-redes parece estar a reencontrar-se como treinador em Wolverhampton, depois das experiências frustradas no Valência e no FC Porto.

O clube da região de West Midlands lidera de forma isolada o Championship com 61 pontos em 21 jogos, tendo mais 12 pontos do que o segundo classificado (Derby County) e mais 14 do que o terceiro (Cardiff City), possuindo ainda o melhor ataque e a melhor defesa da competição. Mas, afinal de contas, o que terá mudado para que Nuno Espírito Santo tenha começado a mostrar bons resultados num campeonato muito competitivo e num dos campeonatos que movimenta mais dinheiro na Europa?

Primeiro que tudo, há que analisar o Futebol praticado pelas equipas de Nuno Espírito Santo. Um futebol conservador e expectante, cuja prioridade é a anulação do jogo do adversário e que está assente em dois aspectos do jogo: consistência defensiva e transição ofensiva.

Este estilo de jogo não resultou no FC Porto, que se mostrava consistente do ponto de vista defensivo, mas que apresentava um défice de produtividade a nível ofensivo, embora este tenha melhorado com a chegada de Tiquinho Soares, em janeiro. Sem esquecer as suas gritantes falhas de comunicação. O célebre episódio dos desenhos é a prova de que saber elaborar uma mensagem é uma coisa e saber transmiti-la é outra.

Ora, ao ver este Wolverhamton em acção, vejo que o clube tem vários jogadores que têm qualidade para jogar em vários patamares acima, como os casos dos portugueses Rúben Neves e Diogo Jota e do ex-Estoril Léo Bonatini. E, talvez por isso, fosse expectável que os Wolves tivessem uma palavra a dizer na luta pelo acesso à Premier League, depois do modesto 15º lugar obtido na época passada.

Na minha opinião, o segredo está no sistema táctico. No FC Porto, Nuno Espírito Santo alternava entre o 4-3-3 e o 4-4-2. No Wolverhampton tem optado pelo 3-4-3. E, na minha opinião, o 3-4-3 é a táctica mais compatível com o Futebol de transições rápidas do treinador português.

O Wolverhampton tem dominado o Championship desde o início. Fonte: Wolverhampton Wanderers FC
O Wolverhampton tem dominado o Championship desde o início.
Fonte: Wolverhampton Wanderers FC

Porque vejamos: o 3-4-3 contempla a existência de dois alas que perfazem todo o corredor, dando assim profundidade ao jogo da sua equipa. Depois, os extremos (Ivan Cavaleiro e Diogo Jota) são, na verdade, avançados interiores que flectem muito para zonas centrais do terreno, oferecendo, assim, linhas de passe aos médios e aumentado, assim, a probabilidade de haver situações de vantagem numérica nessa zona do terreno. Depois, uma táctica com três centrais  e com dois alas bastante ofensivos também promove que a equipa jogue com uma linha defensiva bastante subida, aumentando as possibilidades de recuperar a bola ainda no meio-campo adversário. E, ao contrário do que se verificava no FC Porto, a equipa não tem tido um défice de produtividade no ataque, como comprovam os 50 golos marcados em 26 jogos, com Léo Bonatini a ser o principal artilheiro da equipa.

Sendo assim, só mesmo uma catástrofe irá impedir o regresso dos lobos de West Midlands ao campeonato mais competitivo do mundo e Nuno Espírito Santo está a mostrar que consegue mostrar serviço num clube de menor dimensão onde pode fazer validar a sua ideia de jogo. Será, certamente, um treinador a seguir nos próximos tempos.

 

Foto de Capa: Wolverhampton Wanderers FC

Artigo revisto por: Ana Rita Cristóvão

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

AS Mónaco eliminado da Taça de França: eis os quadros dos quartos de final

O Estrasburgo eliminou o AS Mónaco nos oitavos de final da Taça de França, ao vencer os monegascos por três bolas a uma.

Pedro Lima marca de penálti e AVS SAD reduz desvantagem frente ao Sporting

O Sporting está a vencer o AVS SAD por 2-1 nos quartos de final da Taça de Portugal. Pedro Lima marca golo de grande penalidade.

Atalanta dá 3 à Juventus para a Taça de Itália

A Atalanta recebeu e venceu a Juventus por três bolas a zero, num encontro a contar para os quartos de final da Taça de Itália.

Sporting aumenta vantagem contra o AVS SAD na Taça de Portugal

O Sporting está a vencer o AVS SAD por 2-0 nos quartos de final da Taça de Portugal. Paulo Vitor fez autogolo aos 49 minutos.

PUB

Mais Artigos Populares

Fulham de Marco Silva continua interessado em ponta de lança da Eredivisie

O Fulham vai voltar à carga pela contratação de Ricardo Pepi. O ponta de lança pertence aos quadros do PSV Eindhoven.

Liga Saudita responde a Cristiano Ronaldo: «Nenhum indivíduo, por mais importante que seja, determina decisões além do seu próprio clube»

A Liga Saudita deixou uma mensagem de resposta ao protesto de Cristiano Ronaldo, que já falhou uma partida da competição.

Luís Guilherme estreia-se a marcar pelo Sporting com belo golo

O Sporting está a vencer o AVS SAD por 1-0 nos quartos de final da Taça de Portugal. Vê como foi o primeiro golo da partida.