📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Esqui Cross-Country 15Km: Kequyen Lam 113º na coroação de ‘Super Dario’

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

A primeira participação portuguesa nos Jogos Olímpicos de inverno PyeongChang2018 estava a cargo do luso-macaense Kequyen Lam nos 15 quilómetros Livres do Esqui Cross-Country, prova onde Portugal já por duas vezes participou, em Turim2006 e Vancouver2010 por intermédio de Danny Silva. Nesta prova, este ano com 118 participantes, os esquiadores competem em estilo contrarrelógio, saindo para a neve com 30 segundos de intervalo entre cada um.

Se para o representante nacional só a participação já é uma vitória, especialmente por vir depois de uma lesão no ombro que o obrigou a terminar carreira no Snowboard e mudar de disciplina, na luta pelas medalhas os grandes favoritos Dario Cologna e Martin Sundby beneficiavam da ausência de Sergey Ustiugov, um dos russos a que Comité Olímpico Internacional não permitiu competir na Coreia do Sul.

Com os principais nomes a partirem todos a meio da prova, os tempos foram chegando em sucessão. No primeiro intermédio, ao quilómetro e meio, o francês Maurice Magnificat seria o mais rápido, mas seria ‘sol de pouca dura’ e o suíço Dario Cologna tomaria de assalto a liderança nos pontos intermédios seguintes.

Kequyen Lam equipado com as cores nacionais Fonte: Comité Olímpico de Portugal
Kequyen Lam equipado com as cores nacionais
Fonte: Comité Olímpico de Portugal

E essa seria mesmo a história da corrida, com o ‘Super Dario’ a ir incrementando a sua vantagem com o decorrer dos quilómetros para alcançar o seu terceiro ouro olímpico consecutivo na prova dos 15 Km, pela primeira vez na história do Cross-Country. E, se de Cologna para o segundo a diferença se cifrou nos 18,3 segundos, o resto do pódio foi decidido por muito menos. Simen Krueger fez uma corrida em crescendo para ser segundo, com 4,7 segundos menos que Denis Spitsov, o russo que foi subindo do 23º lugar no primeiro intermédio até à medalha de bronze. Já Martin Sundby teve se contentar com o quarto posto, a menos de dois segundos dos lugares medalhados, enquanto Magnificat seria quinto a meros quatro segundos de Spitsov.

Quanto à representação lusitana, Kequyen Lam fez uma prova constante, começando no primeiro parcial em 115º e melhorando dois lugares até ao final com as desistências de Dietmar Noeckler e Marti Vigo del Arco, terminando a 20 minutos e 52 segundos de Cologna. Tornou-se, assim, o 13º e mais velho atleta olímpico de Inverno português. E, no fim, ele e os companheiros do fim da tabela, fizeram a festa de quem acabou de cumprir um sonho e passou o teste da resistência, conseguindo chegar ao fim.

Foto de Capa: FIS

Artigo revisto por: Jorge Neves

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Jogador do Nápoles oferecido ao Benfica: «Espero que saia, porque precisa de confiança»

Lorenzo Lucca foi apontado ao Benfica. Diretor do Corrire dello Sport garante que o avançado foi oferecido aos encarnados.

Samuel Dahl na lista do Manchester United de Ruben Amorim para a defesa

O Manchester United tem Samuel Dahl na lista de alvos para o lado esquerdo da defesa. Boa fase do lateral do Benfica destacada.

Michael Bradley é anunciado como novo treinador dos New York Red Bulls

Michael Bradley sucede a Sandro Schwarz no comando técnico para 2026 dos New York Red Bulls, depois de ter levado a equipa B ao título.

Ángel Di María já tem novo treinador: Jorge Almirón assume o comando do Rosario Central

Jorge Almirón, treinador de 54 anos, regressa ao futebol argentino para render Ariel Holan e orientar o Rosario Central.

PUB

Mais Artigos Populares

Farense reforça ataque com Anthony Carter, o melhor marcador da Segunda Liga na época passada

Anthony Carter chega ao Farense por empréstimo do Santa Clara, com opção de compra. Emblema algarvio já oficializou contratação.

AC Milan ‘blinda’ Alexis Saelemaekers com contrato de longa duração até 2031

O AC Milan segura Alexis Saelemaekers por mais seis anos, elogiando o seu espírito de sacrifício e papel fundamental na conquista da última Serie A.

Eis a data e hora da antevisão de Francesco Farioli ao FC Porto x Famalicão para a Taça de Portugal

Francesco Farioli vai falar aos jornalistas nesta quarta-feira pelas 12h45 em antevisão ao FC Porto x Famalicão. Jogo relativo à Taça de Portugal.