📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Nada se jogou e tudo se ganhou

- Advertisement -

Esta semana trago-vos um texto sobre o clássico que mais me marcou. É difícil escolher visto que muitos foram importantíssimos, determinantes para o momento, tristes, inesquecíveis e até inimagináveis.

A minha escolha vai para uma vitória, por dois a zero, no Estádio do Dragão. Estávamos no dia catorze de Dezembro e o Benfica ia visitar o terreno do FC Porto que, na altura, tinha uma equipa recheada de craques: Casemiro, Tello, Óliver, Jackson, Danilo e tantos outros. O Benfica chegava ali para mostrar que, mesmo com jovens promessas riquíssimas em qualidade, seria o símbolo maior do futebol português a triunfar.

Eu, vinha a correr de Lisboa para Aveiro para tentar chegar a tempo de ver o jogo de início. Vi num café, numa pequena tasca recheada de adeptos dos dois clubes. O Benfica, esse, abriu o marcador logo na primeira parte com um golo de joelho por parte de Lima. Lembro-me que Maxi lançou a bola da linha lateral, ela lá foi saltando e o último toque foi o joelho do avançado brasileiro. O golo silenciava as bancadas daquele Estádio e em particular daquele topo, o topo da claque dos Super Dragões. Lima festejava e o Benfica mostrava ali que queria vencer. No geral, o Benfica não sufocou o Porto.

Lima foi um dos pesadelos do FC Porto
Fonte: SL Benfica

Aliás, jogou muitas vezes na retranca e a tentar apostar no contra-ataque. Foi assim que, na segunda parte, Lima bisava na partida e fechava o marcador. Fabiano não defendeu um primeiro remate de um jogador do Benfica e Lima apenas teve de encostar para dentro das redes do guardião brasileiro. O Benfica mostrava ali que naquele ano seria um coletivo unido e superior ao FC Porto que tinha apostado tudo na estruturação de uma quase nova equipa.

Nessa equipa estava um jogador pouco agradado para os adeptos encarnados: Quaresma. O extremo não foi escolha inicial de Lopetegui para este jogo e, com o primeiro golo sofrido, acabou a descarregar tanta raiva no banco de suplentes que o danificou. Uma das imagens mais agressivas do encontro no Dragão.

Este foi o (um dos) clássico que mais me marcou pois provou aquilo que muitos não queriam acreditar: que o Benfica era superior ao FC Porto. Desejo assim que no próximo Domingo, desta vez em nossa casa, acabemos por voltar a provar que os campeonatos se ganham com união. E este ano, também a par do Porto, somos um grupo como aquele de 2014, muito unido!

Foto de Capa: SL Benfica

Artigo revisto por: Beatriz Silva

João Neves
João Neveshttp://www.bolanarede.pt
O João é benfiquista desde que se lembra. Nascido e criado em Aveiro, com uma experiência de cinco anos de vida em Moçambique, vive em Lisboa desde Agosto de 2015. A acompanhar os jogos do Benfica desde sempre e sem falhar a presença no Estádio da Luz pelo menos uma vez por ano, desde sempre que escreve textos pessoais acerca do Benfica e sobre o futebol em geral. Com coragem para defender e criticar o clube da Luz sempre que for preciso, tem mais interesse pela arte do futebol praticado do que pelas polémicas ou aspectos que mancham o desporto rei.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Zalgiris Kaunas de Jair Tavares vence o campeonato da Lituânia pela primeira vez na história

O Zalgiris Kaunas sagrou-se campeão do campeonato da Lituânia pela primeira vez. O avançado português Jair Tavares faz parte do plantel.

Antigo internacional brasileiro rendido a Abel Ferreira: «Era para estar no Manchester City, no Liverpool, no Benfica, no FC Porto…»

José Ferreira Neto, mais conhecido como Craque Neto, deixou rasgados elogios ao treinador português, Abel Ferreira, afirmando que tinha qualidade para estar num patamar superior ao do Palmeiras.

Xabi Alonso critica decisão da La Liga: «Jogo em Miami adultera a competição»

O treinador do Real Madrid, Xabi Alonso, manifesta-se contra a realização do jogo entre o Villarreal e o Barcelona fora de Espanha.

Jorge Jesus após goleada do Al Nassr: «Ainda não estou satisfeito»

Jorge Jesus disse que o Al Nassr está no «caminho certo», porém «ainda não está satisfeito». João Félix e Cristiano Ronaldo brilharam.

PUB

Mais Artigos Populares

Farioli rendido a exibição de Samu na goleada do FC Porto: «Muito feliz por ele»

Samu Aghehowa marcou três dos quatro golos do FC Porto na Taça de Portugal. Francesco Farioli deixou elogios ao avançado.

Já há árbitro para o Newcastle x Benfica da Champions League

O Newcastle x Benfica da terceira jornada da fase de liga da Champions League vai ter arbitragem de Szymon Marciniak. A decisão foi anunciada pela UEFA neste domingo.

Rui Borges aponta dificuldades da Taça de Portugal: «O Santa Clara foi a penáltis com uma equipa de distrital»

Rui Borges falou sobre as dificuldades da Taça de Portugal. Sporting venceu o Paços de Ferreira por 3-2 no prolongamento.