Bélgica 0-0 Portugal: O empate que os fortaleceu

O Stade Roi Baudouin foi, esta noite, palco de mais um jogo de preparação para o Campeonato do Mundo da Rússia com a equipa da casa, a Bélgica, a receber a seleção nacional portuguesa.

Fernando Santos promoveu algumas alterações no XI incial em comparação com o jogo da passada segunda-feira diante a Tunísia, com destaque para o regresso de José Fonte ao eixo da defesa, a aposta em Gelson e Gonçalo Guedes e ainda a presença de Beto na baliza. Do lado belga, Roberto Martinez não pode utilizar Witsel, que ainda recupera de lesão, e lançou a jogo Dembelé, mantendo a mesma estrutura que alinhou no jogo contra a Arábia Saudita.

Assistiu-se a uma primeira parte muito interessante, onde reinou o equilíbrio entre os dois conjuntos e uma toada de jogo rápida, vertical e de qualidade que protagonizou bons momentos de futebol. Na primeira meia hora de jogo foi notório o controlo da partida por parte dos belgas, que dispuseram de duas boas oportunidades de golo: logo aos dois minutos com um cabeceamento de Lukaku ao qual Beto respondeu com uma defesa segura e mais tarde através de um remate de Carrasco que passou perto da baliza de Beto e parou na malha lateral, levando mesmo alguns adeptos a pensar que tinha sido golo.

Este lance marcou o término da melhor fase da Bélgica e nos últimos 15 minutos foi Portugal quem assumiu as despesas do jogo e esteve por diversas vezes muito próximo de inaugurar o marcador. Em apenas 5 minutos, Bernardo Silva, Gelson e Gonçalo Guedes criaram, cada um, perigo e deixaram Portugal à beira da vantagem, evidenciando a boa forma com que a seleção nacional acabou o primeiro tempo.

As equipas regressaram ao relvado e a realidade do jogo pouco ou nada se alterou. Certo que nunca se tornou um jogo monótono e “doloroso” de ver, mas a verdade é que, mesmo comparando com a primeira parte, não foi muito atrativo e pecava no principal: golos!

Mesmo com jogadas de envolvimento e outras de contra-ataque parte a parte, escassearam oportunidades concretas de golo, o que é evidenciado pelo registo de apenas dois lances de perigo na segunda metade da partida, ambas da Bélgica, às quais Beto respondeu com duas grandes intervenções, mantendo as redes portugueses invioláveis.

O jogo terminou empatado a zero. As equipas não só se anularam uma à outra como os seus selecionadores não agiram de forma a vencer o jogo, preferindo sim fazer experiências e dar ritmo de jogo a certos jogadores., o que é inteiramente legitimo, pois estes jogos têm de ser vistos somente como um ensaio para a “principal atuação” no Mundial da Rússia.

Falando concretamente em Portugal, não foi um jogo brilhante, longe disso, mas houve indícios positivos, especialmente a melhoria do setor defensivo e ainda o impacto que Bernardo Silva, Gelson e Guedes podem ter na nossa seleção.

Foto de Capa: Federação Belga

Gonçalo Miguel Santos
Gonçalo Miguel Santoshttp://www.bolanarede.pt
Ainda era caracterizado com um diminutivo e sentado ao lado do seu pai, já vibrava com o futebol, entusiasmado e de olhos colados na televisão à espera dos golos. O menino cresceu e com o tamanho veio o gosto pela escrita e o seu sentido crítico.                                                                                                                                                 O Gonçalo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fim da linha: Valência e jogador português procuram separar os seus caminhos já em janeiro

André Almeida deverá deixar de ser jogador do Valência no próximo mercado de transferências. O médio vai embarcar numa nova aventura.

Terá a tecnologia razão? Opta Analyst coloca Benfica e Sporting longe dos favoritos à Champions e o principal candidato está na Premier League

A Opta Analyst divulgou durante esta terça-feira quem são os favoritos para a vitória na Champions League. O Liverpool surge em primeiro lugar.

Pep Guardiola fala sobre o futuro e deixa desejo: «Não quero que se lembrem de mim»

Pep Guardiola é atualmente o técnico do Manchester City e é um dos nomes mais conhecidos do futebol mundial.

Antigo internacional escocês pede José Mourinho no Rangers: «Rezo para que ele se interesse por um trabalho como este»

Derek Ferguson assumiu que gostava de ver José Mourinho a treinar o Rangers. O antigo médio está a favor do despedimento de Russel Martin.

PUB

Mais Artigos Populares

Estrela da Amadora confirma saída de José Faria do cargo de treinador

José Faria já não é treinador do Estrela da Amadora. O técnico deixou a equipa após não ter vencido nenhum dos primeiros cinco jogos.

Gonçalo Moreira dá espetáculo pelo Benfica: eis o percurso do jovem avançado

Gonçalo Moreira foi um dos destaques do encontro entre o Benfica e o Qarabag, relativo à primeira jornada da Youth League.

Atenção, Sporting: Athletic perde peça importante para o resto da temporada

Beñat Prados não entra nas contas do Athletic até ao final da temporada. O conjunto basco vai jogar frente ao Sporting na Champions League.